Browsing by Author "Correia, Mariana Sofia Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aluga-se cultura: projeto de um serviço sustentável de aluguer de vestimenta na Região Autónoma da MadeiraPublication . Correia, Mariana Sofia Costa; Gouveia, Ricardo Nuno Teixeira; Emonts, Anne MartinaOs investimentos para a dinamização da cultura são insuficientes e é preciso criar mais iniciativas e dar incentivos para que o cidadão se interesse pela cultura e se esforce por a conhecer verdadeiramente. A cultura é um conceito abstrato cuja definição é difícil, mas é consensual que engloba hábitos, tradições, crenças, entre outros aspetos. Muitas vezes estes estão embutidos em peças de roupa e em trajes. Ou seja, a cultura floresce através de trajes empregados por uma população em espetáculos culturais ou mesmo no quotidiano. A criação de um serviço de aluguer de vestimenta para eventos culturais na Região Autónoma da Madeira denominado Rent a Garment Madeira surgiu no âmbito da unidade curricular de Empreendedorismo Cultural. O projeto satisfará necessidades dos residentes e dos visitantes, oferecendo uma estratégia amiga do ambiente para os indivíduos interagirem com a sua cultura e entre si. No caso dos visitantes, estes terão uma forma tangível de aprender as tradições e significados culturais dos trajes locais, o que porventura adicionará mais valor à sua experiência turística. A cultura regional será enaltecida e expandir-se-á para fora dos limites terrestres da Ilha na memória do visitante, que terá tido a oportunidade de conhecer os hábitos locais e razões de vestir determinado vestuário. Este serviço sustentável que interliga a cultura imaterial com material físico, nomeadamente, com tecidos, e também tem como objetivo combater o desperdício têxtil que é um problema ambiental grave. Em primeiro lugar, será feita uma revisão de literatura sobre os significados culturais e valores que uma peça pode possuir. Falar-se-á sobre alguns trajes locais, o uso e manutenção dos mesmos por parte das entidades responsáveis e a importância duma economia circular. Em segundo lugar, a aplicação de inquéritos será desenvolvida para perceber a viabilidade do negócio, construir a marca e um plano de marketing adequado.