Browsing by Author "Costa, Maria Patrícia Nascimento Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estudo etnográfico dos processos de aprendizagem no programa ensino médio inovador - ProEMIPublication . Costa, Maria Patrícia Nascimento Silva; Correia, Fernando Luís de Sousa; Martins, Josemar da SilvaA presente dissertação de mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica, tem como objeto os contextos de aprendizagem no Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI – no âmbito da Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Pacífico Rodrigues da Luz na cidade de Petrolina, Pernambuco. O objetivo é analisar se os contextos apresentados são realmente inovadores e fundamentados nos princípios do Construcionismo com relação à aquisição do conhecimento pelo próprio aluno, verificando se as práticas analisadas representam uma quebra do paradigma fabril da educação. O estudo tem como metodologia a investigação qualitativa numa perspectiva etnográfica, utilizando para isso os instrumentos próprios da etnografia. Os atores sociais são apresentados no cotidiano escolar, no qual os processos de aprendizagem foram observados, tendo como subsídios os documentos produzidos pelos principais envolvidos (alunos e professores). O ProEMI, sendo um programa desenhado pelo Governo Federal, foi implantado na escola em 2010 em forma de adesão, mas funcionou até 2015, quando foram suspensos os recursos financeiros. Em vista disso, os instrumentos de pesquisa foram adaptados para esta realidade, onde os dados obtidos foram objeto de análise de conteúdo, classificando-se as unidades de sentido. Ao longo desta dissertação é apresentada uma revisão conceitual com relação ao sentido de inovação pedagógica e seus pressupostos teóricos e, por último, uma descrição etnográfica da cultura de ensino e aprendizagem da escola, revelando como as pessoas interagem e solucionam os problemas no cotidiano. Ao final do trabalho, encontramos uma realidade complexa, na qual os sujeitos questionaram a própria inovação em seus testemunhos, refletindo as diferentes concepções com relação às mudanças. Por último, chegamos a uma conclusão que aponta para o elemento surpresa da pesquisa: nem sim nem não, mas um talvez à inovação pedagógica, com uma expectativa para que tanto o programa quanto a ideia de inovação sejam lapidados.