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- Pedagogia da alternância e inovação pedagógica: uma pesquisa etnográfica na EFAG, Escola Família Agrícola de Caldeirão do Mulato, Município de António Gonçalves, Estado da BahiaPublication . Souza, Silvanete de; Kot-Kotecki, Ana Maria França FreitasA presente investigação, intitulada Pedagogia da Alternância e Inovação Pedagógica: uma Pesquisa Etnográfica na EFAG - Escola Família Agrícola de Caldeirão do Mulato, Município de Antônio Gonçalves, Bahia, tem o propósito de compreender a experiência de uma Escola Rural, referente às definições das práticas pedagógicas em alternância, discutir o processo de autonomia dos aprendizes na construção de conhecimento e as contribuições dos atores sociais, na perspectiva da Inovação Pedagógica. Refletimos sobre a Educação do Campo na perspectiva da proposta pedagógica em alternância para conhecer as práticas pedagógicas. O principal desafio consistiu em verificar se a Inovação Pedagógica é realidade ou apenas possibilidade nesta instituição de ensino. Assim, definimos como objetivos: compreender a pedagogia da alternância, com suas anuências, definição das ações educacionais e elementos de inovação no processo educativo; identificar as práticas pedagógicas em alternância e suas implicações num processo de inovação pedagógica; analisar as práticas pedagógicas em alternância, suas implicações num processo de inovação pedagógica e definir em que medida a EFAG, a partir da pedagogia da alternância desenvolve uma prática pedagógica de fato inovadora. Este estudo de natureza qualitativo teve por base uma metodologia etnográfica na qual recorremos à observação participante, ao diário de bordo, à entrevista semiestruturada e à análise documental. Ao concluir este estudo, podemos afirmar que existe Inovação Pedagógica na escola pesquisada, visto que há quebra de paradigma, pois a escola tem autonomia na construção de um currículo próprio e aplica uma metodologia em consonância com a inovação decorrente da inserção no contexto e da superação de uma prática pedagógica limitada à unilateral intervenção docente.
- Estudo etnográfico dos processos de aprendizagem no programa ensino médio inovador - ProEMIPublication . Costa, Maria Patrícia Nascimento Silva; Correia, Fernando Luís de Sousa; Martins, Josemar da SilvaA presente dissertação de mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica, tem como objeto os contextos de aprendizagem no Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI – no âmbito da Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Pacífico Rodrigues da Luz na cidade de Petrolina, Pernambuco. O objetivo é analisar se os contextos apresentados são realmente inovadores e fundamentados nos princípios do Construcionismo com relação à aquisição do conhecimento pelo próprio aluno, verificando se as práticas analisadas representam uma quebra do paradigma fabril da educação. O estudo tem como metodologia a investigação qualitativa numa perspectiva etnográfica, utilizando para isso os instrumentos próprios da etnografia. Os atores sociais são apresentados no cotidiano escolar, no qual os processos de aprendizagem foram observados, tendo como subsídios os documentos produzidos pelos principais envolvidos (alunos e professores). O ProEMI, sendo um programa desenhado pelo Governo Federal, foi implantado na escola em 2010 em forma de adesão, mas funcionou até 2015, quando foram suspensos os recursos financeiros. Em vista disso, os instrumentos de pesquisa foram adaptados para esta realidade, onde os dados obtidos foram objeto de análise de conteúdo, classificando-se as unidades de sentido. Ao longo desta dissertação é apresentada uma revisão conceitual com relação ao sentido de inovação pedagógica e seus pressupostos teóricos e, por último, uma descrição etnográfica da cultura de ensino e aprendizagem da escola, revelando como as pessoas interagem e solucionam os problemas no cotidiano. Ao final do trabalho, encontramos uma realidade complexa, na qual os sujeitos questionaram a própria inovação em seus testemunhos, refletindo as diferentes concepções com relação às mudanças. Por último, chegamos a uma conclusão que aponta para o elemento surpresa da pesquisa: nem sim nem não, mas um talvez à inovação pedagógica, com uma expectativa para que tanto o programa quanto a ideia de inovação sejam lapidados.
