Browsing by Author "Delgado, Marcelo Lima"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Delgado, Marcelo Lima; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Oliveira, Ricardo Cândido Morais deO Estágio Pedagógico (EP) surge como etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, possibilitando aos professores estagiários a aplicação em contexto real dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do percurso académico. O presente relatório pretende descrever e refletir as tarefas/atividades desenvolvidas ao longo do EP, nomeadamente, i) a prática letiva; ii) as atividades de intervenção na comunidade escolar; iii) as atividades de integração no meio, e; iv) as atividades de natureza cientifico-pedagógica. O EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo 2015/16. O Núcleo de Estágio foi constituído por um Professor Estagiário, por dois Professores Cooperantes da Escola e o Orientador Cientifico designado pela Universidade da Madeira. A prática letiva compreendeu a gestão do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 7º ano de escolaridade, tendo ficado marcada positivamente pela utilização de um modelo de ensino inovador na abordagem da matéria de Ginástica, i.e., o Modelo de Educação Desportiva. A atividade de intervenção na comunidade escolar deu continuidade às Olimpíadas Brazão de Castro, sendo esta a 5ª edição de um projeto lançado em 2011/12 pelo Núcleo de Estágio da Escola, tendo como mote principal a utilização de jogos tradicionais como meio de fomento da interação entre as diversas equipas e agentes educativos. As atividades de integração no meio, abarcaram duas tarefas/atividades, a caracterização da turma e a ação de extensão curricular. A primeira teve como objetivos dar a conhecer as características da turma/alunos ao concelho de turma, e a segunda, criar uma oportunidade de fortalecimento de laços entre professores, alunos e pais/encarregados de educação. Por último, as atividades de natureza cientifico-pedagógica, tiveram como objetivo a fundamentação e estudo da aplicação do Modelo de Educação Desportiva numa unidade didática de Ginástica, e o seu contributo para a motivação dos alunos. O EP representou uma etapa fundamental para o desenvolvimento e formação inicial como docente, tendo permitido a aquisição de importantes competências pedagógicas em contexto real.