Browsing by Issue Date, starting with "2017-04-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Silva, David da; Lopes, Hélder Manuel Arsénio; Simões, Joana Catarina MarquesEste documento surge no seguimento do processo de estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária de Francisco Franco, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Pretende-se apresentar de forma sistematizada e sucinta o conjunto de atividades desenvolvidas no decorrer do ano letivo 2015/2016 sendo que o principal objetivo deste exercício é de refletir e analisar os diferentes aspetos da atuação do estagiário nesta primeira experiência de lecionação no contexto real. Procura-se expressar, para cada atividade desenvolvida ao longo do estágio pedagógico, as adaptações e respetiva transformação sofrida pelo estagiário apontando indicadores relacionados com o impacto dos processos pedagógicos assumidos sobre os alunos, a comunidade educativa e as instituições envolvidas. O estagiário pôde planificar, operacionalizar e controlar diferentes atividades, todas com os seus objetivos próprios, permitindo solicitações variadas. As primeiras, de caráter curricular foram a caracterização da turma, a assistência às aulas e a prática letiva. As outras, complementares, foram as atividades de intervenção na comunidade escolar, a ação de extensão curricular e as atividades de natureza científico-pedagógica individual e coletiva. Esta última etapa da formação para a docência foi fundamental para o desenvolvimento de competências relacionadas com o domínio de conhecimentos, instrumentos e metodologias úteis a construção e gestão de um processo pedagógico mais flexível, adaptado, coerente e eficaz. Verificou-se que a formação para a docência é um processo que não acaba ao fim do estágio pedagógico. Trata-se de um processo contínuo e infinito onde o professor deve estar preparado para refletir e reconstruir sempre que seja necessário o processo de aprendizagem para que ele seja capaz de desenvolver as competências e capacidades dos alunos.
- O lugar do património linguístico no património cultural imaterial português: um levantamento regional através do ciberespaçoPublication . Paiva, Carlos Filipe Damas Pinto; Rebelo, Maria Helena DiasO Património Imaterial, com incidência a nível local e regional, tem de ser conhecido e divulgado nacional e internacionalmente. O conhecimento, e a sua difusão, é uma das formas viáveis de o conservar, possibilitando, assim, a sua promoção para que se salvaguardem costumes e tradições, terminologias e expressões. Este património está, em princípio, enraizado no povo português e tem longa história. Apresenta-se normalmente com um passado bem longo, mas, por vezes, tem um futuro comprometido devido a um presente de fraca valorização. Este património é de extrema importância, podendo contribuir para o desenvolvimento, especialmente turístico, das diferentes regiões de Portugal, de Trás-os--Montes ao Algarve, da Madeira aos Açores. Sem descurar o seu sentido nacional, constitui, sobretudo, uma mais-valia para a economia local e regional se divulgado, preservado e promovido. Para isso, o Património Linguístico tem um papel fundamental, normalmente pouco valorizado. É o desconhecimento generalizado deste vasto Património Imaterial e Linguístico que motiva a pesquisa realizada.
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroPublication . Delgado, Marcelo Lima; Gouveia, Élvio Rúbio Quintal; Oliveira, Ricardo Cândido Morais deO Estágio Pedagógico (EP) surge como etapa final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, possibilitando aos professores estagiários a aplicação em contexto real dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo do percurso académico. O presente relatório pretende descrever e refletir as tarefas/atividades desenvolvidas ao longo do EP, nomeadamente, i) a prática letiva; ii) as atividades de intervenção na comunidade escolar; iii) as atividades de integração no meio, e; iv) as atividades de natureza cientifico-pedagógica. O EP foi realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro durante o ano letivo 2015/16. O Núcleo de Estágio foi constituído por um Professor Estagiário, por dois Professores Cooperantes da Escola e o Orientador Cientifico designado pela Universidade da Madeira. A prática letiva compreendeu a gestão do processo de ensino-aprendizagem de uma turma do 7º ano de escolaridade, tendo ficado marcada positivamente pela utilização de um modelo de ensino inovador na abordagem da matéria de Ginástica, i.e., o Modelo de Educação Desportiva. A atividade de intervenção na comunidade escolar deu continuidade às Olimpíadas Brazão de Castro, sendo esta a 5ª edição de um projeto lançado em 2011/12 pelo Núcleo de Estágio da Escola, tendo como mote principal a utilização de jogos tradicionais como meio de fomento da interação entre as diversas equipas e agentes educativos. As atividades de integração no meio, abarcaram duas tarefas/atividades, a caracterização da turma e a ação de extensão curricular. A primeira teve como objetivos dar a conhecer as características da turma/alunos ao concelho de turma, e a segunda, criar uma oportunidade de fortalecimento de laços entre professores, alunos e pais/encarregados de educação. Por último, as atividades de natureza cientifico-pedagógica, tiveram como objetivo a fundamentação e estudo da aplicação do Modelo de Educação Desportiva numa unidade didática de Ginástica, e o seu contributo para a motivação dos alunos. O EP representou uma etapa fundamental para o desenvolvimento e formação inicial como docente, tendo permitido a aquisição de importantes competências pedagógicas em contexto real.