Browsing by Author "Faria, Catarina P."
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- Crianças sobredotadas: estudo de caso sobre as perceções parentaisPublication . Faria, Catarina P.; Antunes, Ana P.Os pais desempenham um papel importante no desenvolvimento dos filhos, pelo que, na presença de caraterísticas específicas, como é o caso da sobredotação, importa dar-lhes informação apropriada e reconhecer os seus contributos no processo de identificação e de intervenção. Neste trabalho procuramos refletir e aprofundar o conhecimento sobre as perceções dos pais de fil hos com características de sobredotação, através da descrição de um estudo de caso, tomando em consideração um encarregado de educação, do género masculino, pai de um aluno com essas caraterísticas, a frequentar o 5º ano de escolaridade numa escola portuguesa. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, construída para o efeito, e analisados através de análise de conteúdo. O discurso deste pai, ainda que não permita generalizações, permite algumas reflexões sobre a prática e futuras investigações, destacando-se o envolvimento parental na escola e o sistema de comunicação entre a escola e a família.
- A universidade e a pessoa com necessidades especiais: estudo qualitativo sobre perceções de mudança social, institucional e pessoalPublication . Antunes, Ana P.; Faria, Catarina P.A democratização do ensino superior e o acesso crescente a este nível de ensino de alunos com necessidades especiais colocam desafios acrescidos às universidades. Neste trabalho analisamos de forma mais específica as perceções de professores do ensino superior sobre a inclusão de alunos com necessidades especiais, através da perceção de ações a introduzir no contexto académico e sobre as implicações da inclusão deste alunos no ensino superior. Participaram no estudo 10 professores de uma universidade pública portuguesa, diretores de curso do 1º ciclo, seis do género masculino e quatro do género feminino, apresentando o grupo uma idade média de 41,5 anos. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada e analisados utilizando a abordagem da grounded theory. Como não se atingiu a saturação teórica os dados são apresentados em função da categorização aberta e seletiva realizadas. Os resultados apontam para perceções da necessidade de introduzir mudanças nos recursos físicos e pedagógicos, e sobre as implicações decorrentes da inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino superior ao nível dos estudantes, dos professores, da instituição e da sociedade. Os dados são discutidos apresentando-se algumas considerações que podem constituir um ponto de partida em termos de intervenção ou de investigações futuras.