Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
156.67 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os pais desempenham um papel importante no desenvolvimento dos filhos, pelo que, na
presença de caraterísticas específicas, como é o caso da sobredotação, importa dar-lhes informação apropriada e reconhecer os seus contributos no processo de identificação e de intervenção.
Neste trabalho procuramos refletir e aprofundar o conhecimento sobre as perceções dos pais de fil
hos com características de sobredotação, através da descrição de um estudo de caso, tomando em
consideração um encarregado de educação, do género masculino, pai de um aluno com essas caraterísticas, a frequentar o 5º ano de escolaridade numa escola portuguesa. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, construída para o efeito, e analisados através de
análise de conteúdo. O discurso deste pai, ainda que não permita generalizações, permite algumas
reflexões sobre a prática e futuras investigações, destacando-se o envolvimento parental na escola
e o sistema de comunicação entre a escola e a família.
Description
Keywords
Sobredotação Parentalidade Perceções Práticas educativas . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Faria, C. P.; Antunes, A. P.(2013). Crianças sobredotadas: estudo de caso sobre as perceções parentais .Sobredotação, 13/14, 26-44.
Publisher
Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)