Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 53
  • Mérito académico no ensino superior e inserção laboral: um estudo de caso
    Publication . Manuel, Micaela; Antunes, Ana
    Espera-se que alunos de mérito apresentem produção profissional de excelência, contudo nem sempre elevados desempenhos académicos predizem sucesso profissional. O objetivo desta investigação é identificar características e analisar percursos de vida de alunos de mérito no ensino superior, procurando conhecer os fatores que podem condicionar o sucesso académico e profissional. Participaram oito adultos premiados por mérito numa universidade pública portuguesa. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas e do NEO-PI-R. Os resultados sugerem a presença de fatores comuns associados ao êxito académico e profissional, no entanto, até à data, os participantes não parecem ter sucesso profissional reconhecido como excecional.
  • Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educação
    Publication . Antunes, Ana Pereira
    O desenvolvimento das competências de investigação constitui uma preocupação na formação académica de futuros psicólogos. Associada a essa preocupação aparece ainda a discussão sobre a opção metodológica mais adequada à investigação: a metodologia quantitativa, a metodologia qualitativa ou mista. Com este estudo pretende-se, de uma forma mais específica, refletir e discutir sobre a adequação e eficácia do ensino de metodologia qualitativa, através da apresentação de uma Unidade Curricular de Métodos de Investigação. Participaram 12 alunos (10 mulheres e 2 homens), com uma média de idade de 25,4 anos, que frequentavam a disciplina Métodos de Investigação II, integrada no 1º ano do plano curricular de um curso de 2º ciclo em Psicologia da Educação, numa universidade portuguesa. Os dados foram recolhidos através de uma narrativa individual sobre o funcionamento da disciplina em estudo e foram analisados com recurso a análise de conteúdo, em função de 2 tópicos. Em relação ao tópico de análise sobre a Dinâmica das Aulas registaram-se categorias como: Clima de aula e motivação, Estratégias pedagógicas e Papel do Professor; e, em relação ao tópico Abordagem Qualitativa registaram-se categorias como: Esclarecimento e conhecimento, Rigor e validade, Experienciação e Ética. Os resultados traduzem, na generalidade, satisfação com a dinâmica das aulas bem como a aquisição de conhecimento e de competências de investigação qualitativa, revelando adequação e eficácia no ensino de investigação qualitativa. Tecem-se algumas considerações e apresentam-se linhas orientadores para trabalhos futuros.
  • Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior
    Publication . Antunes, Ana P.; Morais, Fátima; Martins, Fernanda
    O talento académico, reconhecido algumas vezes pela atribuição de prémios de mérito aos alunos com desempenhos escolares excelentes, representa um potencial importante disponível em cada país, sendo que a transformação da excelência académica em sucesso profissional tem estimulado algum investimento da comunidade científica. Neste projeto, pretende-se validar um questionário de autorrelato (Scaeger et al., 2012), construído a partir das três componentes base do comportamento sobredotado e criativo segundo Renzulli (2005): habilidades, criatividade e motivação, o qual na versão portuguesa aparece com a denominação de Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico (ICPADA). A amostra é constituída por 1366 alunos, do 1º ciclo do ensino superior português, e distribuídos por três áreas de saber: Ciências e Tecnologias; Ciências Sociais e Humanas; Artes e Humanidades. Apresentam-se os resultados da análise fatorial exploratória, bem como os valores de alfa de Cronbach, os quais se revelam adequados. Os resultados nas 6 dimensões do ICPADA – Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural - apontam para uma diferenciação dos alunos do grupo de mérito escolar, em relação aos colegas, em todas as dimensões analisadas, exceto na dimensão Interação Social. Discutem-se algumas formas de intervenção com os alunos de excelência académica neste nível de ensino, bem como futuras investigações sobre a temática.
  • Avaliar a criatividade: contributos para a validade de alguns subtestes do TPCT
    Publication . Antunes, Ana; Almeida, Leandro
    Os Testes de Pensamento Criativo de Torrance (TPCT) são o instrumento de avaliação da criatividade mais conhecido e estudado em todo o mundo. Neste estudo pretendemos analisar a validade de constructo de quatro subtestes do TPCT: as actividades verbais 4 e 5 e as actividades figurativas 2 e 3, considerando os resultados nos parâmetros criativos de fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração. A amostra é constituída por 385 alunos a frequentarem o 5º e o 6º ano de escolaridade numa escola pública do distrito de Braga. Aplicou-se, para efeitos de contraste, uma bateria de quatro provas de raciocínio ou pensamento convergente (BPR-5/6). Os resultados das análises factoriais exploratórias revelam uma saturação de factores por subteste, aparecendo apenas o critério de elaboração diferenciado. Quando se cruzam os resultados nos subtestes de criatividade e de raciocínio, a análise factorial identifica três factores, respectivamente, para as componentes verbal e figurativa da criatividade, e para os testes de raciocínio.
  • A intervenção psicoeducativa baseada em evidência: subsídios do enfoque qualitativo
    Publication . Antunes, Ana P.; Xavier, Joana O.; Borges, Africa; Rodríguez-Dorta, Manuela; Rodríguez-Naveiras, Elena; Cadenas, María; Almeida, Ana T.; Miranda, Cláudia
    Neste trabalho pretende-se discutir o contributo da metodologia qualitativa na avaliação da eficácia dos processos de mudança quando se implementam programas psicoeducativos. Concretamente apresentam-se três recursos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Cada um dos recursos é discutido, ilustrando-se a sua utilização e a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da eficácia da intervenção psicoeducativa.
  • Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares
    Publication . Antunes, Ana P.; Almeida, Leandro S.
    A escola inclusiva, atenta à diversidade e à igualdade de oportunidades, deverá contemplar explicitamente a educação dos alunos mais capazes, talentosos ou sobredotados. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida da intervenção com os alunos sobredotados a necessidade de adaptação e de diferenciação curricular para responder às suas necessidades individuais. Nessa lógica, destacamos a importância da complementaridade e da articulação das diversas formas de intervenção (aceleração, agrupamento e enriquecimento), caracterizando cada uma delas e apresentando alguns estudos face à sua eficácia. Fazemos ainda uma breve referência à situação em Portugal, destacando que importa sensibilizar e formar os agentes educativos face à problemática da sobredotação.
  • Alunos excelentes, alunos promissores?: a questão dos alunos de mérito académico no ensino superior
    Publication . Antunes, Ana Pereira; Morais, Maria Fátima
    A temática da sobredotação tem suscitado interesse por parte da comunidade científica e educativa, sendo que também se tem assistido, nos últimos anos, a um investimento no estudo da excelência humana, incluindo-se a excelência académica. A premissa de que os alunos universitários de mérito académico podem constituir um capital social importante, que deve ser reconhecido, coloca desafios ao contexto educativo para estimular a realização do potencial do aluno e promover o seu desenvolvimento através da concretização de um projeto vocacional. Ao longo deste trabalho procura-se refletir, do ponto de vista teórico, sobre as caraterísticas dos alunos de mérito escolar, no ensino superior, apresentando conceitos e modelos explicativos das altas habilidades e da realização académica excelente, e discutindo algumas possíveis práticas educativas. Finaliza-se com a apresentação de algumas sugestões para um maior investimento na área a nível do ensino superior português.
  • O enfoque qualitativo na avaliação de programas psicoeducativos: Aplicações e contributos da metodologia qualitativa
    Publication . Antunes, Ana P.; Xavier, Joana O.; Borges, Africa; Rodríguez-Dorta, Manuela; Rodríguez-Naveiras, Elena; Cadenas, María; Almeida, Ana T.; Miranda, Cláudia
    Os programas psicoeducativos surgem, nas mais diversas áreas, como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, verificando-se uma demanda crescente de propostas baseadas na evidência. Na avaliação destes programas assiste-se porém a alguma insatisfação com a metodologia quantitativa, sobretudo, quando não permite perceber profundamente os processos de mudança. O objetivo deste trabalho é ilustrar o contributo da metodologia qualitativa à investigação desenvolvida, através da apresentação de três processos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Apresentam-se os resultados alcançados em estudos realizados e discute-se a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da intervenção psicoeducativa.