Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
259.85 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O talento académico, reconhecido algumas vezes pela atribuição de prémios de mérito aos
alunos com desempenhos escolares excelentes, representa um potencial importante disponível
em cada país, sendo que a transformação da excelência académica em sucesso profissional tem
estimulado algum investimento da comunidade científica. Neste projeto, pretende-se validar um
questionário de autorrelato (Scaeger et al., 2012), construído a partir das três componentes base
do comportamento sobredotado e criativo segundo Renzulli (2005): habilidades, criatividade e
motivação, o qual na versão portuguesa aparece com a denominação de Inventário de
Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico (ICPADA). A amostra é
constituída por 1366 alunos, do 1º ciclo do ensino superior português, e distribuídos por três
áreas de saber: Ciências e Tecnologias; Ciências Sociais e Humanas; Artes e Humanidades.
Apresentam-se os resultados da análise fatorial exploratória, bem como os valores de alfa de
Cronbach, os quais se revelam adequados. Os resultados nas 6 dimensões do ICPADA –
Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social,
Procura de Excelência e Interesse Cultural - apontam para uma diferenciação dos alunos do
grupo de mérito escolar, em relação aos colegas, em todas as dimensões analisadas, exceto na
dimensão Interação Social. Discutem-se algumas formas de intervenção com os alunos de
excelência académica neste nível de ensino, bem como futuras investigações sobre a temática.
Description
Keywords
Mérito escolar Ensino superior Excelência académica Sucesso escolar . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Antunes, A. P., Morais, F., & Martins, M. F. (2015). Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: Diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior. Livro de atas: III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho, 122-130.
Publisher
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)