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Publicações em Atas de Congressos/Conferências, etc.

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  • O futuro todo de uma vez
    Publication . Fino, Carlos Nogueira; Fino, Carlos
    Um dos problemas da educação é a memória, ou a sua falta. Outro, é o sim plismo dos que consideram que a história da educação começou no momento em que, pela primeira vez, pensaram nela. E, se isto é muitas vezes verdade entre os que praticam a escola vulgar de Lineu, a que tem muros, turmas, pro gramas, livros de texto (sejam eles em papel ou exilados em tablets) currículo expresso e oculto, alunos, professores, auxiliares da ação educativa, técnicos de laboratório, funcionários administrativos, etc., é ainda verdade maior entre a nova elite da virtualização da instrução. Para não falar dos que, alcandorados a funções de gestão política da educação, acreditam que sabem por inerência e o futuro é o que resultará das suas decisões executivas e/ou legislativas. Mas, neste texto, os alvos da minha reflexão são aqueles que, acreditan do que o futuro da escola é o que conseguem imaginar, e a sua imaginação é um olhar de sentido único, atraído pelo brilho dos gadgets tecnológicos, que cega o contexto e oblitera o passado da educação, como se não tivesse existido, ou tivesse acontecido numa espécie de idade das trevas. No entan to, bastaria recuar menos de cem anos para percebermos como a tecnolo gia foi sendo utilizada, invariavelmente ligada aos processos de instrução, ao abrigo de um eficientismo determinista muitíssimo pouco sofisticado e absolutamente redutor, que não mudou a escola física nem o seu destino. E bem poderia, se tivesse havido mesmo imaginação e vontade, como bem demonstrou Papert (1980, 1986, 1990, 1991, 1993), pedagogo eminentíssimo da área da tecnologia, respaldado pelos contributos dos teóricos críticos e pós-críticos da escola e do currículo, de produção tão abundante e profun da, quão profunda é a ignorância generalizada e contumaz dos que os igno ram. Enfim, há sempre alguém a pregar no deserto e, na maioria das vezes, os profetas são tidos por loucos, sobretudo se propõem heterodoxias.
  • Lições pós-pandemia: rumo a modelos híbridos no Ensino Superior
    Publication . Area-Moreira, Manuel
    Este ensaio apresenta algumas das ideias mais importantes apresenta das na conferência intitulada Ensino híbrido na educação universitária: Aulas pós-pandemia realizada no XVIII COLÓQUIO CIE-UMa (Universidade da Madeira) em dezembro de 2022. Em primeiro lugar, começamos por nos referir à experiência pandémica de uso forçado de tecnologia conhecida como Ensino Remoto Emergencial. Continuamos com uma caracterização do que é ensino híbrido ou aprendi zagem semipresencial, exemplificando-a com um caso ou experiência de senvolvida na Universidade de La Laguna (Ilhas Canárias). Este ensaio ter mina concluindo sobre a necessidade de desenvolver políticas educativas específicas em cada universidade destinadas a promover tanto os processos de digitalização dos seus cursos como das práticas docentes.
  • Lições da pandemia
    Publication . Kot-Kotecki, Ana França; Fino, Carlos Nogueira; França Kot-Kotecki, Ana Maria; Fino, Carlos
    Em março de 2020, a generalidade das escolas viu-se perante o dilema de ter de fechar as portas e de, ao mesmo tempo, continuar a funcionar, mantendo-se os alunos e os professores confinados às suas casas. Esse dilema condicionou profun damente os anos letivos de 2019-2020 e 2020-2021. Apesar de a ideia de ensino a distância não ser nova, a necessidade da sua gene ralização repentina, à escala dos sistemas educativos, apanhou todos de surpresa, de pouco valendo as experiências acumuladas ao longo de décadas, envolvendo meios como os correios, a rádio, a televisão e, mais recentemente, as plataformas digitais e os dispositivos móveis. Igualmente pouca utilidade foi encontrada no enorme acervo de textos acadé micos, incluindo os que estavam publicados nas revistas científicas de maior fator de impacto, sobre os vários heterónimos da educação à distância, para ajudar os professores no seu novo papel de estar presente apenas virtualmente. E, boa parte das vezes, falhos das competências e dos meios técnicos indispensáveis. Valeram-nos as aplicações de suporte de videoconferências online e, mesmo as sim, de maneira desigual: além da questão das competências, os acessos à rede, quer por parte dos alunos, quer por parte dos professores, não era a mesma, in cluindo a falta absoluta de sinal nalgumas residências e, em muitos casos, impos sibilidade de as famílias custearem o preço dos equipamentos indispensáveis. Para não falarmos da nova organização do trabalho docente, em que os professores se viram forçados a misturar as suas vidas profissionais com as suas vidas privadas, uma vez que foram obrigados a trabalhar nas próprias casas, onde estavam confi nados com as suas famílias. Ou seja, houve lares em que cada um dos progenitores exercia a sua atividade profissional à distância e os seus filhos assistiam a aulas on line ou requeriam simplesmente atenção, em espaços muitas vezes exíguos. Houve professores empurrados para situações de burnout. E acresce a tudo isso, o facto de o Estado ter descarregado para cima das famílias a responsabilidade pela maior parte dos custos de funcionamento da “nova” escola online. Apesar de a escola habitual, isto é, a nossa velha conhecida escola fabril, ter regressado, está por fazer o ponto da situação pós-pandemia: o que é que todos aprendemos com o pesadelo que tivemos de enfrentar?
  • Epistemological development in higher education: a study at University of Madeira
    Publication . Beja, Maria João; Beja, Maria João; Franco, Glória; Sousa, Fábia; Portugal, Alda; Portugal, Alda; Maria João
    The present study fits into the emerging adult cognitive development domain, more precisely in the analysis of higher education student’s epistemological beliefs development. The scientific literature of the area considers that student’s epistemological beliefs evolve, throughout the academic formation, of more sim plistic/absolutist forms to more complex/relativistic forms (Baxter-Magolda, 2004; Perry, 1999). However, most of the students do not reveal higher levels of epistemological complexity (Figueiredo, Pinheiro, & Huet, 2015). In this paper we present and compare the results of two studies carried out at the University of Madeira, in 2010 and 2016, respectively, which main goal was to ana lyse the epistemological development of students of higher education and the influence of social and academic variables in the epistemological development. The research adopted a quantitative methodology and the sample was composed of students from the University of Madeira (295 in study 1 and 232 in study 2), of the 1st and 2nd cycle, distributed by different academic areas. The data were evaluated through the portuguese version of the Parker Cognitive Development Inventory (Ferreira, & Bastos, 1995). The analysis of the results revealed, in both studies, a predominance of absolut ist thinking in the students of the University of Madeira, Contrary to the litera ture and the studies carried out in this field, there has not been a developmental progression in terms of an absolutist for a more relativistic thought, but rather an increase of absolutism as one advances in the academic formation, being that the students of the 2nd cycle have proved to be more absolutist than students in the 1st cycle. Concomitantly, in both studies, the epistemological development of students varies according to social and academic variables.
  • Cross-sectional study of emotion understanding in portuguese children
    Publication . Franco, Glória; Franco, Maria da Glória; Beja, Maria João; Santos, N.; Roazzi, Antonio; Candeias, Adelinda; Portugal, Alda
    Emotion understanding in children is a complex process involving the conjuga tion of different other processes of emotional information. It has been consi dered a key component of emotional skills in young children and an important predictor social skills development. This study aims to describe the emergence of emotion understanding different components according to age and degree of complexity. The sample comprises 401 portuguese children, ages 43 to 77 months (M=64.17, DP=7.05), attending preschool, and the instruments used were the Test of Emo tion Comprehension (TEC) and Raven’s Colored Progressive Matrices (CPM). Results have shown that different components of emotion understanding do not appear all at the same time, but evolve over the years along with cognitive development. Children at earlier ages are more able to recognize the expres sion of basic emotions, but the ability to reflect upon emotions consolidates later. Results haven’t shown significant differences considering gender and socioeconomic status.
  • TapeStory: exploring the storytelling potential of interactive tapestries
    Publication . Santos, Laura; Mara Dionisio; Pedro Campos; Dionisio, Mara; Pereira Campos, Pedro Filipe
    Traditionally, these tapestries were static artworks hanging on walls without any interaction from the audience. Nevertheless, textiles offer a versatile medium, which can be crafted from various materials and colours and manipulated to produce unique, touch-responsive textures. Our vision is to integrate the tactile capabilities of weaving with capacitive sensor technology to create a media-immersed interactive art installation that explores the negative impact of noise pollution on marine life ecosystems. Marine animals, particularly cetaceans, heavily rely on sound for communication, navigation, and hunting, and noise pollution can disrupt these essential functions. By harnessing the storytelling potential of tapestries and the power of capacitive sensors connected to microcontrollers, we developed a storytelling experience with a unique embodied interface that aims to educate the general audience about pressing issues such as marine noise pollution.
  • Aprendizagem e diversidade. O papel do currículo e suas teorias críticas e pós-críticas
    Publication . Fernandes, Jesus Maria Vaz
    Numa primeira parte, pretende-se clarificar o conceito de diversidade cultural, convocando dois direitos inalienáveis do ser humano: o direito à diferença individual, constitutiva da identidade pessoal e o direito à pertença e à inclusão, ambos analisados numa perspetiva de poder, para posteriormente se estabelecer a relação entre a aprendizagem e a diversidade. No âmbito dos estudos curriculares, as teorias críticas e pós críticas têm tido um papel fundamental para desvelar como os processos de marginalização do “diferente” se desenvolvem na escola, não só ao nível do currículo oficial e expresso, como também, e essencialmente, do currículo oculto, muitas vezes de forma inconsciente, categorizando e hierarquizando culturas diversas, ao promover uma suposta superioridade cultural, étnica, racial, religiosa, de género, ou outra, relativamente às demais.
  • A formação inicial de habilitação conjunta: modos de ser e estar na profissão docente
    Publication . Fernandes, Adérita; Pereira Fernandes, Adérita Cristina; Adérita
    O presente texto pretende dar a conhecer a investigação no âmbito da tese de doutoramento, intitulada Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades, enquadrada na temática da formação de professores. Assente na certeza de que o contexto da formação inicial de professores é percecionado como um válido e complexo território de pesquisa e conhecimento, bem como agrega uma dimensão portadora de uma enorme responsabilidade social no desenvolvimento da sociedade, importa refletir acerca dos seus modos de organização e operacionalização e, acima de tudo, no seu impacto na construção e desenvolvimento da identidade profissional docente. Este estudo, situado no contexto específico do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurou compreender como é que este curso de habilitação profissional conjunta forma futuros docentes para o exercício profissional no âmbito de duas profissões diferentes: Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e perceber a sua influência na construção da identidade profissional docente. As opções metodológicas sustentaram-se nos objetivos da investigação, congruentes com a não linearidade caraterística dos estudos qualitativos e, consequentemente, do estudo de caso. O caso definido é o Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira e contou com participantes que cumpriam cumulativamente dois requisitos fundamentais, nomeadamente, ser ex-estudante do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade da Madeira e já terem exercido atividades docentes quer na Educação de Infância, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na apresentação, análise e interpretação dos dados, procurou-se, a partir dos dados recolhidos, compreender a relação entre a formação inicial de professores e a prática profissional, isto é, como é que as participantes vivenciaram a socialização da profissão, realçando a transição entre profissões, assim como a construção e desenvolvimento da sua identidade profissional.
  • Inovação pedagógica e aprendizagem: possibilidades e desafios em contextos educativos diversificados
    Publication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo José
    A investigação apresentada consiste de um processo interpretativo, organizado e sistemático orientado para a emergência de conceitos ou práticas, capazes de contribuir para o aprofundamento do conhecimento e compreensão da realidade da Inovação Pedagógica (IP), em múltiplos ambientes de aprendizagem formais, não formais e informais. Conceptualmente, discute-se a Inovação Pedagógica num contexto de pós modernidade, com os domínios epistemológico e axiológico a constituírem desafios crescentes para a educação, e para a escola em particular, esta, ainda muito presa a práxis incapaz de promover uma aprendizagem profunda e significativa de um conhecimento cada vez mais plural, intersubjetivo e complexo. A investigação estrutura-se, assim, numa metassíntese interpretativa, incidindo em 107 dissertações e teses, defendidas na Universidade da Madeira, entre 2007 e 2015, em Ciências da Educação-Inovação Pedagógica. Sendo, na sua totalidade, estudos qualitativos, esta metassíntese recorre à metodologia metaetnográfica. O processo indutivo permitiu, na 1ª etapa, estruturar sínteses interpretativas sucessivas, nas quais se identificaram 1285 Segmentos Conceptuais suscetíveis de constituírem ideias, conceitos ou tópicos relevantes para a temática. Na 2ª etapa - translação dos estudos primários - 1º Nível de Síntese, identificaram-se 42 Conceitos-Chave significativos, culminando na 3ª etapa - Síntese das Translações-, 2º Nível de síntese, com a constituição de 5 categorias macroconceptuais, nomeadamente: a construção de competências, a profissionalidade docente, as experiências de aprendizagem dos alunos, a natureza da práxis e, por fim, os recursos instrumentais. As conclusões revelam a Inovação Pedagógica como realidade complexa e multidimensional assente em processos conscientes e críticos de mudança, relevando o domínio das capacidades e atitudes dos alunos, associados a um agir pedagógico comprometido com referenciais epistemológicos construtivistas. Revela-se, ainda, uma práxis inovadora profundamente insularizada, num ambiente micro de intervenção, enquanto as TIC revelam o potencial de, em certas circunstâncias, apoiarem a criação de novas formas de aprendizagem. As recomendações têm como destinatários as instituições educativas, enquanto facilitadores de espaços de cultura colaborativa, e as instituições de política educativa enquanto responsáveis por um racional de progressiva desburocratização e de facilitadores de exercício de real autonomia nas escolas.
  • La poética extraordinaria en el cine de Luis Buñuel
    Publication . Pascual Galbis, Pau; Pascual Galbis, Pau
    Luis Buñuel define la poesía en su lenguaje cinematográfico, no como una variedad del lenguaje literario, sino que la asocia al misterio, al territorio que se abre a lo extraordinario, y al inconsciente, coincidiendo como su maestro, Jean Epstein. En ese sentido, el cineasta aragonés esta a su vez próximo al Surrealismo sobre las posibilidades artísticas de alterar la realidad, mediante escenas asombrosas o inquietantes. En efecto, la poesía y lo incógnito son preceptos que completan y amplían la realidad más cotidiana en el cine. Asimismo, estos elementos poéticos en el cine de Buñuel - como, por ejemplo, los sueños - son como una continuación de la vigilia que se incorporan a su narrativa, induciendo en el espectador a un cierto desconcierto e introspección moral. Por consiguiente, este artículo trata sobre los mecanismos de ese universo onírico, acontecido en la obra fílmica del director; y en específico, desarrollado en las películas Los olvidados (1950), Subida al cielo (1951), Él (1953), y El discreto encanto de la burguesía (1972). En las tres primeras, las ensoñaciones lindan con la desigualdad, celos, maldad y sensualidad. En relación, a la última película, las ilusiones acontecidas se enlazan humorísticamente con la deconstrucción social. En conclusión, en estos largometrajes, se reivindica la poética de índole surrealista, como un discurso amenazador y ético, en oposición a los tópicos y valores establecidos por el poder.