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Publicações em Atas de Congressos/Conferências, etc.

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  • TapeStory: exploring the storytelling potential of interactive tapestries
    Publication . Santos, Laura; Mara Dionisio; Pedro Campos; Dionisio, Mara; Pereira Campos, Pedro Filipe
    Traditionally, these tapestries were static artworks hanging on walls without any interaction from the audience. Nevertheless, textiles offer a versatile medium, which can be crafted from various materials and colours and manipulated to produce unique, touch-responsive textures. Our vision is to integrate the tactile capabilities of weaving with capacitive sensor technology to create a media-immersed interactive art installation that explores the negative impact of noise pollution on marine life ecosystems. Marine animals, particularly cetaceans, heavily rely on sound for communication, navigation, and hunting, and noise pollution can disrupt these essential functions. By harnessing the storytelling potential of tapestries and the power of capacitive sensors connected to microcontrollers, we developed a storytelling experience with a unique embodied interface that aims to educate the general audience about pressing issues such as marine noise pollution.
  • Aprendizagem e diversidade. O papel do currículo e suas teorias críticas e pós-críticas
    Publication . Fernandes, Jesus Maria Vaz
    Numa primeira parte, pretende-se clarificar o conceito de diversidade cultural, convocando dois direitos inalienáveis do ser humano: o direito à diferença individual, constitutiva da identidade pessoal e o direito à pertença e à inclusão, ambos analisados numa perspetiva de poder, para posteriormente se estabelecer a relação entre a aprendizagem e a diversidade. No âmbito dos estudos curriculares, as teorias críticas e pós críticas têm tido um papel fundamental para desvelar como os processos de marginalização do “diferente” se desenvolvem na escola, não só ao nível do currículo oficial e expresso, como também, e essencialmente, do currículo oculto, muitas vezes de forma inconsciente, categorizando e hierarquizando culturas diversas, ao promover uma suposta superioridade cultural, étnica, racial, religiosa, de género, ou outra, relativamente às demais.
  • A formação inicial de habilitação conjunta: modos de ser e estar na profissão docente
    Publication . Fernandes, Adérita; Pereira Fernandes, Adérita Cristina; Adérita
    O presente texto pretende dar a conhecer a investigação no âmbito da tese de doutoramento, intitulada Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades, enquadrada na temática da formação de professores. Assente na certeza de que o contexto da formação inicial de professores é percecionado como um válido e complexo território de pesquisa e conhecimento, bem como agrega uma dimensão portadora de uma enorme responsabilidade social no desenvolvimento da sociedade, importa refletir acerca dos seus modos de organização e operacionalização e, acima de tudo, no seu impacto na construção e desenvolvimento da identidade profissional docente. Este estudo, situado no contexto específico do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurou compreender como é que este curso de habilitação profissional conjunta forma futuros docentes para o exercício profissional no âmbito de duas profissões diferentes: Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e perceber a sua influência na construção da identidade profissional docente. As opções metodológicas sustentaram-se nos objetivos da investigação, congruentes com a não linearidade caraterística dos estudos qualitativos e, consequentemente, do estudo de caso. O caso definido é o Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira e contou com participantes que cumpriam cumulativamente dois requisitos fundamentais, nomeadamente, ser ex-estudante do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade da Madeira e já terem exercido atividades docentes quer na Educação de Infância, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na apresentação, análise e interpretação dos dados, procurou-se, a partir dos dados recolhidos, compreender a relação entre a formação inicial de professores e a prática profissional, isto é, como é que as participantes vivenciaram a socialização da profissão, realçando a transição entre profissões, assim como a construção e desenvolvimento da sua identidade profissional.
  • Inovação pedagógica e aprendizagem: possibilidades e desafios em contextos educativos diversificados
    Publication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo José
    A investigação apresentada consiste de um processo interpretativo, organizado e sistemático orientado para a emergência de conceitos ou práticas, capazes de contribuir para o aprofundamento do conhecimento e compreensão da realidade da Inovação Pedagógica (IP), em múltiplos ambientes de aprendizagem formais, não formais e informais. Conceptualmente, discute-se a Inovação Pedagógica num contexto de pós modernidade, com os domínios epistemológico e axiológico a constituírem desafios crescentes para a educação, e para a escola em particular, esta, ainda muito presa a práxis incapaz de promover uma aprendizagem profunda e significativa de um conhecimento cada vez mais plural, intersubjetivo e complexo. A investigação estrutura-se, assim, numa metassíntese interpretativa, incidindo em 107 dissertações e teses, defendidas na Universidade da Madeira, entre 2007 e 2015, em Ciências da Educação-Inovação Pedagógica. Sendo, na sua totalidade, estudos qualitativos, esta metassíntese recorre à metodologia metaetnográfica. O processo indutivo permitiu, na 1ª etapa, estruturar sínteses interpretativas sucessivas, nas quais se identificaram 1285 Segmentos Conceptuais suscetíveis de constituírem ideias, conceitos ou tópicos relevantes para a temática. Na 2ª etapa - translação dos estudos primários - 1º Nível de Síntese, identificaram-se 42 Conceitos-Chave significativos, culminando na 3ª etapa - Síntese das Translações-, 2º Nível de síntese, com a constituição de 5 categorias macroconceptuais, nomeadamente: a construção de competências, a profissionalidade docente, as experiências de aprendizagem dos alunos, a natureza da práxis e, por fim, os recursos instrumentais. As conclusões revelam a Inovação Pedagógica como realidade complexa e multidimensional assente em processos conscientes e críticos de mudança, relevando o domínio das capacidades e atitudes dos alunos, associados a um agir pedagógico comprometido com referenciais epistemológicos construtivistas. Revela-se, ainda, uma práxis inovadora profundamente insularizada, num ambiente micro de intervenção, enquanto as TIC revelam o potencial de, em certas circunstâncias, apoiarem a criação de novas formas de aprendizagem. As recomendações têm como destinatários as instituições educativas, enquanto facilitadores de espaços de cultura colaborativa, e as instituições de política educativa enquanto responsáveis por um racional de progressiva desburocratização e de facilitadores de exercício de real autonomia nas escolas.
  • La poética extraordinaria en el cine de Luis Buñuel
    Publication . Pascual Galbis, Pau; Pascual Galbis, Pau
    Luis Buñuel define la poesía en su lenguaje cinematográfico, no como una variedad del lenguaje literario, sino que la asocia al misterio, al territorio que se abre a lo extraordinario, y al inconsciente, coincidiendo como su maestro, Jean Epstein. En ese sentido, el cineasta aragonés esta a su vez próximo al Surrealismo sobre las posibilidades artísticas de alterar la realidad, mediante escenas asombrosas o inquietantes. En efecto, la poesía y lo incógnito son preceptos que completan y amplían la realidad más cotidiana en el cine. Asimismo, estos elementos poéticos en el cine de Buñuel - como, por ejemplo, los sueños - son como una continuación de la vigilia que se incorporan a su narrativa, induciendo en el espectador a un cierto desconcierto e introspección moral. Por consiguiente, este artículo trata sobre los mecanismos de ese universo onírico, acontecido en la obra fílmica del director; y en específico, desarrollado en las películas Los olvidados (1950), Subida al cielo (1951), Él (1953), y El discreto encanto de la burguesía (1972). En las tres primeras, las ensoñaciones lindan con la desigualdad, celos, maldad y sensualidad. En relación, a la última película, las ilusiones acontecidas se enlazan humorísticamente con la deconstrucción social. En conclusión, en estos largometrajes, se reivindica la poética de índole surrealista, como un discurso amenazador y ético, en oposición a los tópicos y valores establecidos por el poder.
  • La magia en la animación de Jan Švankmajer
    Publication . Pascual Galbis, Pau; Pascual Galbis, Pau
    Interrelación de la antropología con las obras de animación del artista Jan Švankmajer. Especialmente incurriendo en su contenido mágico y presente en su narrativa y heterogéneos objetos empleados. Tomando, así pues, la definición de magia como un fenómeno social, arte o ciencia oculta con que se pretende producir, valiéndose de ciertos actos o palabras, o con la intervención de seres con resultados contrarios a las leyes naturales. Además, y según los principios sobre magia de James George Frazer, y revisados por Marcel Mauss; expresan que las cosas, se pueden relacionar unas con otras, pero no de forma arbitraria, sino con una asociación por semejanza y contigüidad; es decir, que todo lo que se haga a un objeto material, afectará de igual modo a la persona con quien este objeto estuvo en contacto, haya o no formado parte de su propio cuerpo. Por consiguiente, esa experiencia mágica o cambio cualitativo de la realidad, está adyacente en los objetos de la cinematografía de Švankmajer. Encarnando; a su vez, emociones y estados subversivos que inciden en una imaginación simbólica, en la que ayude al público, a pensar en ser, más humanos. De hecho, los filmes del autor checo, así como sus diversas piezas artísticas, pretenden transgredir su significado convencional, y alterar su uso más común, en otros sentidos y conceptos. Aparte de suscitar en la mente del espectador, un enigma, o sea; el decir cosas reales relacionando cosas imposibles. En conclusión, la magia acontecida en sus animaciones surrealistas, se transforman en un ente amenazador, que nos advierte de la fragilidad de las normas, y cometidos de nuestra sociedad; por muy pragmáticos que sean. El objeto poseído en sí mismo, adquiere una lectura ideológica y maravillosa que escenifica una ruptura transitoria de la sociabilidad.
  • A prática profissional na formação inicial de professores na Universidade da Madeira: fundamentos, fragilidades e novas perspetivas
    Publication . Pereira, Gorete; Pereira, Gorete; Gouveia, Fernanda; Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
    Esta investigação aborda a prática profissional na licenciatura em Educação Básica (LEB) da Universidade da Madeira, que integra o currículo dos seis semestres do plano de estudos da referida licenciatura e tem vindo a assumir grande relevância na formação inicial de professores. A prática profissional consubstancia se como um espaço integrador de aprofundamento e questionamento de situações visionadas, vividas ou descritas em articulação com as unidades curriculares de outras componentes de formação, visando uma iniciação progressiva na profissão docente e desenvolvimento profissional. Espera-se que os estudantes desenvolvam, sobre os respetivos contextos de educação formal e não formal, pesquisa e observação, com recolha de informação relevante para análise, organização e realização de uma atividade de aprendizagem sob a orientação e feedback do docente cooperante da instituição. A prática profissional assume um cariz reflexivo, eventualmente, transformador e cristaliza um conhecimento útil e mais aprofundado das situações educativas concretas. O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso resultante da análise de conteúdo e da triangulação de dados de um questionário aplicado a um grupo de estudantes da LEB da Universidade da Madeira. Concluiu-se que ao nível da prática profissional, o estudante, futuro professor evidencia a confluência e a mobilização do conhecimento teórico e prático. O seu empoderamento e respetivo desenvolvimento profissional torna-se mais consistente ao experimentar a reflexão sobre a prática, analisando a experiência e o seu próprio desempenho pessoal e profissional. Foram assinalados alguns constrangimentos decorrentes da complexidade das práticas profissionais e das múltiplas variáveis emergentes dos ambientes educativos.
  • Construir espaços de inclusão na escola atual: a realidade da Região Autónoma da Madeira
    Publication . Gouveia, Fernanda; Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia; Pereira, Gorete; Pereira, Gorete
    A presente comunicação decorre de uma investigação, cujo objetivo consistia em perceber a realidade organizacional das escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), relativamente os novos desafios propostos pelo Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020, que adapta à Região Autónoma da Madeira os regimes constantes do Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho e do Decreto-Lei nº 55/2028, de 6 e julho, Procurámos ainda compreender as oportunidades veiculadas pelo suporte legal regional, designadamente pela portaria 761/2020, que regulamenta os recursos humanos, organizacionais, materiais e técnicos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão e tem como finalidade garantir respostas especializadas promotoras de práticas de educação inclusiva, com base no trabalho colaborativo e de parcerias técnico pedagógicas, visando o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças e alunos e a garantia de qualidade das aprendizagens Desenvolvemos uma investigação de natureza descritiva e submetemos à reflexão as janelas de oportunidades plasmadas na legislação. Por conseguinte, enfatizamos as soluções organizativas, concluindo se que têm sido encetados esforços para construir respostas educativas adequadas, contextualizadas e diferenciadas, face ao cenário nacional. Na Região Autónoma da Madeira, a humanização das pessoas e o desenvolvimento contínuo da autonomia individual, constitui uma opção política prioritária, com vista à capacitação dos cidadãos e ao seu comprometimento com a construção de uma sociedade democrática, qualificada e desenvolvida. A legislação regional emanada propõe uma nova organização das escolas, de modo a possibilitar a construção de contextos mais aliciantes, inclusivos e motivadores, mediante um trabalho ativo, mas exigente por parte de todos os intervenientes no processo educativo, com o principal propósito de uma melhoria contínua das qualificações das crianças e dos alunos e a promoção do sucesso educativo.
  • Ensino secundário e as dinâmicas de gestão escolar e curricular na construção de processos de assimilação e adaptação às heterogeneidades
    Publication . Rodrigues, Liliana; Fraga, Nuno
    O ensino secundário, ao se tornar um ensino de massas, tem se organizado e funcionado como um ensino de elites. A sua unificação, longe de produzir uma real igualdade de oportunidades, prorrogou a selecção e a decepção. Ao diversificar, de forma ainda somítica, as modalidades e percursos formativos não foi capaz de produzir efeitos positivos precisamente por estar sobredeterminado pelo academismo e pela desvalorização social. De facto, a frequência das distintas vias do ensino secundário, particularmente o ensino profissional, parece estar marcada pela origem social dos alunos e isto garante a perpetuação da estratificação social. Neste sentido, também urge compreender-se as dinâmicas existentes no microcosmo social, a Escola, analisando possíveis vias de inclusão da diferença, aspecto, subentendido na população estudantil imigrante, tomando como exemplo o caso austríaco em estudo. A Escola subsiste entre um meio interno massificado e caracterizado pelas heterogeneidades dos seus sujeitos activos e um meio externo envolvente, caracterizado pela concepção de optimização e eficiência dos seus participantes. O entendimento da sua orientação educativa consagrada no Projecto Educativo de Escola (PEE) elucida as suas dinâmicas identitárias. É intento desta comunicação avaliar sob a temática “Integração, Assimilação, Educação e Cidadania”, o ponto de vista dos seus agentes, o conceito de heterogeneidade escolar.