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- Notas sobre dança e esculturaPublication . Gonçalves, joão; Gonçalves, João
- Corpos que dançamPublication . Neder, Cristiane Pimentel; Dias, Teresa Norton; de Moura Portugal Norton Dias, Teresa Maria
- Initiating aesthetic learning: a study on practicing dance (again)Publication . Kraus, Anja; Antilla, Eeva; Dias, Teresa Norton; de Moura Portugal Norton Dias, Teresa Maria
- Há um espaço para Saramago em BauschPublication . Dias, Teresa Norton
- Conexões interlinguísticas do léxico da cultura açucareira na globalização do mundo atlântico: Madeira, Canárias, Brasil e América EspanholaPublication . Nunes, Naidea Nunes; Nunes Nunes, NaideaA ilha da Madeira foi o epicentro do processo linguístico e cultural de transmissão do conhecimento da atividade açucareira no Atlântico. A partir do século XV, a Madeira, as Canárias, o Brasil e a América espanhola são lugares de interconexões, diálogos e trocas linguísticas e culturais à volta do açúcar. Muitos dos termos da cultura açucareira regista dos como brasileirismos nos dicionários da língua portuguesa do Brasil e de Portugal são, na verdade, madeirensismos disseminados nos dois lados do Atlântico. Posto isto, pretende-se comparar alguns termos da cultura açucareira presentes nos dicionários do Português Europeu e do Português do Brasil, nomeadamente no Vocabulario de Bluteau (1712-1721) e no Diccionario da Lingua Portugueza de Morais Silva (1789 e 1813), os primeiros a averbar a terminologia do açúcar no Brasil, recebida da Madeira. Confron tam-se estes com a edição de Portugal do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2005), adaptado da edição brasileira de 2001. Segue-se a comparação com o Tesoro Léxico Canario-Americano de Corrales e Corbella (2010), uma vez que este vocabulário foi levado da ilha da Madeira para as Canárias e a partir daí chegou à América espanhola. Depois, mostra-se como o Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa e outros dicionários online contemporâneos não registam os regionalismos da cultura açucareira que ainda hoje existem na ilha da Madeira e estão presentes em vários territórios, atestando as inter-relações sócio-históricas, linguísticas e culturais do passado. Acrescenta-se a este estudo a documentação oral contemporânea sobre a cultura açucareira, recolhida na Madeira, nas Canárias, no Brasil, na Venezuela e na Colômbia. A partir da comparação da documentação lexicográfica, em português e em espanhol, conclui-se que a terminologia açucareira existente nos dois lados do Atlântico confirma o percurso linguístico, histórico e geográfico da cana-de-açúcar, introduzida na América latina a partir da Madeira e das Canárias.
- Educação e conhecimento: ruturas e desafios na pós-modernidadePublication . Fonseca, Arnaldo Jose Dinis; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséA transição da modernidade para a pós-modernidade representa uma mudança paradigmática significativa, caracterizada pelo questionamento das grandes narrativas, pela fragmentação do conhecimento, assim como pela valorização da subjetividade e da intersubjetividade. A nossa análise pretende examinar as implicações dessa rutura no contexto educacional, destacando os desafios emergentes na construção do saber, destacando como o mesmo se torna cada vez mais interdisciplinar, dinâmico e contextualizado. Por outro lado, a crescente influência da tecnologia e da globalização no conhecimento também é analisada, bem como o impacto da mercantilização do saber e da performance académica sobre a educação contemporânea. São discutidas, ainda, as críticas ao relativismo epistemológico e ao enfraquecimento de uma base axiológica universal, contrastando-as com novas abordagens pedagógicas que promovem uma educação mais inclusiva e crítica. Conclui-se que, apesar das incertezas inerentes à pós-modernidade, o contexto educacional contemporâneo oferece oportunidades para a construção de práticas pedagógicas mais reflexivas e alinhadas com os desafios sociais, culturais e tecnológicos do presente.
- O desenho da figura humana na Ilha da Madeira: evidências de validadePublication . Pocinho, Margarida; Wechsler, Solange Muglia; Neves, GeorginaResumo O desenho da figura humana (DFH) é uma das formas mais utilizadas para avaliar o desenvolvimento intelectual infantil. Este estudo investigou as evidências da validade e precisão do sistema Wechsler de correção do DFH para as crianças da Madeira. A amostra incluiu 489 crianças (49% meninas), com entre 5 e 13 anos de idade, de escolas do 1º e 2º ciclos do sistema educativo. Os instrumentos foram: DFH, teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR) e notas escolares (Português e Matemática). Existem diferenças por idade, sexo e da figura desenhada. As correlações entre DFH, MPCR e notas escolares foram significativas. A precisão foi satisfatória (>0,80). Concluindo, este teste DFH possui evidências de validade e precisão, indicando a possibilidade de utilização após obtenção de normas portuguesas.
- The drawing of the human figure in Madeira Island: evidence of validityPublication . Pocinho, Margarida; Solange Muglia Wechsler; Neves, Georgina; Pocinho, MargaridaAbstract Human figure drawing (HFD) is one of the most widely tests used to assess children's intellectual development. This study investigated the evidence of the validity and reliability of HFD for children in Madeira using Wechsler`s scoring system. The sample included 489 children (49% girls), 5-13 years old, from schools in the 1st and 2nd cycles of the education system. The instruments were: HFD, Raven's Colored Progressive Matrices (CPM) test, and school grades (Portuguese and Mathematics). There were differences by age, gender, and the figure drawn. The correlations between HFD, CPM, and school grades were significant. Reliability was satisfactory (>0.80). In conclusion, the Wechsler’s scoring system for HFD has evidence of validity and reliability for children in Madeira indicating the possibility of its use after obtaining Portuguese norms.
- As tradições do Vinho Madeira: testemunhos de viticultoresPublication . Silva, António José Marques da; Nunes, Naidea Nunes; Marques da Silva, António José; Nunes Nunes, Naidea; Santos, Rossana Andreia Neves dos; Santos, RossanaEste volume dos «Cadernos do Território» dá à estampa 24 entrevistas inéditas de viticultoras e viticultores, que exercem a sua atividade em várias localidades da ilha da Madeira. A recolha foi levada a cabo por António J. M. Silva (entrevistador) e Naidea N. Nunes (auxiliar no registo dos dados), durante a vindima de 2024. Este trabalho de campo inscreve-se na preparação da candidatura das Tradições do Vinho Madeira à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, promovida e financiada exclusivamente pela Reitoria da Universidade da Madeira. Trata-se do primeiro volume a ser publicado, com materiais de um conjunto mais amplo representativo de toda a fileira do Vinho Madeira.
- A case of amnesia after SARS-CoV-2 infectionPublication . Henriques, Virgínia; Vieira, Maria da Paz Saldanha; Gonçalves, Ana Célia; Freitas, Carina; Freitas, CarinaIntroduction: SARS-CoV-2 infection can manifest with neuropsychiatric symptoms since the virus can reach the central nervous system. As for the occurrence of memory disorders in these patients, data are very scarce in the literature. Case Description: We describe the clinical case of a male adolescent who presented amnesia after infection with SARS CoV-2. The amnesia had a peculiar pattern, not described in the literature. The neurological exam and complementary diagnostic exams showed no changes. The most likely diagnosis was Dissociative Amnesia. The patient was medicated with psychotropic drugs, with remission of symptoms. Discussion: Psychiatric disorders have been associated with COVID-19 infection, as well as with the pandemic state itself. It is assumed that the etiology of amnesia could be multifactorial: due to the direct effect of the virus and due to the negative impact associated with the pandemic. With this case report, we question the role of SARS-CoV-2 infection in mental health.
