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- Notas sobre dança e esculturaPublication . Gonçalves, joão; Gonçalves, João
- Corpos que dançamPublication . Neder, Cristiane Pimentel; Dias, Teresa Norton; de Moura Portugal Norton Dias, Teresa Maria
- Initiating aesthetic learning: a study on practicing dance (again)Publication . Kraus, Anja; Antilla, Eeva; Dias, Teresa Norton; de Moura Portugal Norton Dias, Teresa Maria
- Há um espaço para Saramago em BauschPublication . Dias, Teresa Norton
- Conexões interlinguísticas do léxico da cultura açucareira na globalização do mundo atlântico: Madeira, Canárias, Brasil e América EspanholaPublication . Nunes, Naidea Nunes; Nunes Nunes, NaideaA ilha da Madeira foi o epicentro do processo linguístico e cultural de transmissão do conhecimento da atividade açucareira no Atlântico. A partir do século XV, a Madeira, as Canárias, o Brasil e a América espanhola são lugares de interconexões, diálogos e trocas linguísticas e culturais à volta do açúcar. Muitos dos termos da cultura açucareira regista dos como brasileirismos nos dicionários da língua portuguesa do Brasil e de Portugal são, na verdade, madeirensismos disseminados nos dois lados do Atlântico. Posto isto, pretende-se comparar alguns termos da cultura açucareira presentes nos dicionários do Português Europeu e do Português do Brasil, nomeadamente no Vocabulario de Bluteau (1712-1721) e no Diccionario da Lingua Portugueza de Morais Silva (1789 e 1813), os primeiros a averbar a terminologia do açúcar no Brasil, recebida da Madeira. Confron tam-se estes com a edição de Portugal do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2005), adaptado da edição brasileira de 2001. Segue-se a comparação com o Tesoro Léxico Canario-Americano de Corrales e Corbella (2010), uma vez que este vocabulário foi levado da ilha da Madeira para as Canárias e a partir daí chegou à América espanhola. Depois, mostra-se como o Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa e outros dicionários online contemporâneos não registam os regionalismos da cultura açucareira que ainda hoje existem na ilha da Madeira e estão presentes em vários territórios, atestando as inter-relações sócio-históricas, linguísticas e culturais do passado. Acrescenta-se a este estudo a documentação oral contemporânea sobre a cultura açucareira, recolhida na Madeira, nas Canárias, no Brasil, na Venezuela e na Colômbia. A partir da comparação da documentação lexicográfica, em português e em espanhol, conclui-se que a terminologia açucareira existente nos dois lados do Atlântico confirma o percurso linguístico, histórico e geográfico da cana-de-açúcar, introduzida na América latina a partir da Madeira e das Canárias.
- Educação e conhecimento: ruturas e desafios na pós-modernidadePublication . Fonseca, Arnaldo Jose Dinis; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséA transição da modernidade para a pós-modernidade representa uma mudança paradigmática significativa, caracterizada pelo questionamento das grandes narrativas, pela fragmentação do conhecimento, assim como pela valorização da subjetividade e da intersubjetividade. A nossa análise pretende examinar as implicações dessa rutura no contexto educacional, destacando os desafios emergentes na construção do saber, destacando como o mesmo se torna cada vez mais interdisciplinar, dinâmico e contextualizado. Por outro lado, a crescente influência da tecnologia e da globalização no conhecimento também é analisada, bem como o impacto da mercantilização do saber e da performance académica sobre a educação contemporânea. São discutidas, ainda, as críticas ao relativismo epistemológico e ao enfraquecimento de uma base axiológica universal, contrastando-as com novas abordagens pedagógicas que promovem uma educação mais inclusiva e crítica. Conclui-se que, apesar das incertezas inerentes à pós-modernidade, o contexto educacional contemporâneo oferece oportunidades para a construção de práticas pedagógicas mais reflexivas e alinhadas com os desafios sociais, culturais e tecnológicos do presente.
- As tradições do Vinho Madeira: testemunhos de viticultoresPublication . Silva, António José Marques da; Nunes, Naidea Nunes; Marques da Silva, António José; Nunes Nunes, Naidea; Santos, Rossana Andreia Neves dos; Santos, RossanaEste volume dos «Cadernos do Território» dá à estampa 24 entrevistas inéditas de viticultoras e viticultores, que exercem a sua atividade em várias localidades da ilha da Madeira. A recolha foi levada a cabo por António J. M. Silva (entrevistador) e Naidea N. Nunes (auxiliar no registo dos dados), durante a vindima de 2024. Este trabalho de campo inscreve-se na preparação da candidatura das Tradições do Vinho Madeira à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, promovida e financiada exclusivamente pela Reitoria da Universidade da Madeira. Trata-se do primeiro volume a ser publicado, com materiais de um conjunto mais amplo representativo de toda a fileira do Vinho Madeira.
- Dos princípios à prática: candidatura das tradições do Vinho Madeira a património cultural imaterial da humanidadePublication . Silva, António José Marques da; Marques da Silva, António José; Nunes, Naidea Nunes; Santos, Rossana Andreia Neves dos; Santos, Rossana; Nunes Nunes, Naidea; António José Marques da
- Análise das competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria: estudo de caso da Savoy SignaturePublication . Gomes, Maria Margarida Santos; Simões, Ana RaquelA cadeia hoteleira Savoy Signature exige uma grande envolvência e dedicação da parte dos seus colaboradores, de forma a proporcionar um serviço de excelência aos seus clientes, para que esta se possa diferenciar e destacar no mercado hoteleiro. Este estudo tem como objetivo principal analisar as competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria, tendo como estudo de caso a cadeia hoteleira Savoy Signature. Através da abordagem das competências técnicas e psicológicas e da sua importância para o sucesso da hotelaria, relacionando com a cadeia hoteleira em estudo. Pretende-se abordar a importância do setor hoteleiro na atividade económica a diferentes níveis, com foco na realidade da Ilha da Madeira, visto a cadeia hoteleira em estudo estar aqui localizada. Posteriormente, realiza-se uma breve descrição da Savoy Signature de uma forma geral e de cada uma das suas unidades hoteleiras em particular. Por fim, identifica-se e descreve-se as competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria e a sua importância para o sucesso da hotelaria. Como metodologia, é utilizada a metodologia mista, através da utilização de dados estatísticos comprovados, da pesquisa e recolha de informação sobre as competências técnicas e psicológicas para fundamentar o estudo, da elaboração de hipóteses através da questão de partida e da construção de um questionário como meio de recolha de dados direcionado para os colaboradores dos departamentos e secções de Receção, Andares, Reservas, Alimentos & Bebidas, Piscinas, SPA e Direção de Hotel, das 7 unidades hoteleiras pertencentes à Savoy Signature, visto serem os departamentos e secções com contacto direto e indireto com os clientes dos hotéis. Os resultados deste estudo demonstram que as competências técnicas e psicológicas dos colaboradores da hotelaria são efetivamente fundamentais e imprescindíveis para o sucesso das empresas hoteleiras, nomeadamente para a Savoy Signature, onde influenciam positivamente a relação colaborador-hóspede e a qualidade do serviço prestado.
- As crianças institucionalizadas: factores de risco, saúde mental, intervenção educativa e comunitáriaPublication . Pestana, Mariana Filipa Brás; Camacho, Maria José de Jesus; Fragoeiro, Isabel Maria Abreu RodriguesA presente Dissertação foi elaborada no âmbito do Mestrado em Educação e Desenvolvimento Comunitário para a obtenção do Grau de Mestre. Esta investigação tem como objetivos primordiais estudar os factores e comportamentos de risco que podem fragilizar com maior frequência a saúde mental de crianças/jovens institucionalizados e elencar estratégias de intervenção educativa e comunitária utilizadas para a promoção do desenvolvimento integral dos mesmos, evitando problemas a nível da saúde mental. Este estudo procurou compreender a importância de existirem serviços específicos que atendam às particularidades de crianças institucionalizadas, de modo que existam respostas mais eficazes. Efetivamente, as crianças que são retiradas do seu núcleo familiar passam por experiências emocionalmente difíceis, podendo estes factores de risco resultar em problemas de comportamento que ponham em causa a sua saúde mental. Assim, a intervenção é essencial enquanto factor protetor para a saúde, sendo que a mesma deve assumir-se como multidisciplinar, obedecendo a variados pressupostos fundamentais, melhorando a qualidade de vida das crianças ou dos jovens institucionalizados. Face ao exposto, para a pesquisa, considerou-se utilizar uma metodologia de investigação qualitativa, baseada na análise documental de referências sobre a temática abordada, bem como na elaboração de um estudo de caso, de forma a aprofundar os conhecimentos e a investigar as variadas vertentes sobre este tema. Após realizar este enquadramento teórico, passou-se à recolha dos dados, através da realização de entrevistas semiestruturadas a profissionais de uma estrutura de acolhimento da Região, assim como a alguns docentes que acompanham estas crianças nas instituições escolares. Por fim, para a análise e interpretação dos dados recolhidos recorreu-se à técnica de análise de conteúdo.