Browsing by resource type "text"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem e diversidade. O papel do currículo e suas teorias críticas e pós-críticasPublication . Fernandes, Jesus Maria VazNuma primeira parte, pretende-se clarificar o conceito de diversidade cultural, convocando dois direitos inalienáveis do ser humano: o direito à diferença individual, constitutiva da identidade pessoal e o direito à pertença e à inclusão, ambos analisados numa perspetiva de poder, para posteriormente se estabelecer a relação entre a aprendizagem e a diversidade. No âmbito dos estudos curriculares, as teorias críticas e pós críticas têm tido um papel fundamental para desvelar como os processos de marginalização do “diferente” se desenvolvem na escola, não só ao nível do currículo oficial e expresso, como também, e essencialmente, do currículo oculto, muitas vezes de forma inconsciente, categorizando e hierarquizando culturas diversas, ao promover uma suposta superioridade cultural, étnica, racial, religiosa, de género, ou outra, relativamente às demais.
- Conexões interlinguísticas do léxico da cultura açucareira na globalização do mundo atlântico: Madeira, Canárias, Brasil e América EspanholaPublication . Nunes, Naidea Nunes; Nunes Nunes, NaideaA ilha da Madeira foi o epicentro do processo linguístico e cultural de transmissão do conhecimento da atividade açucareira no Atlântico. A partir do século XV, a Madeira, as Canárias, o Brasil e a América espanhola são lugares de interconexões, diálogos e trocas linguísticas e culturais à volta do açúcar. Muitos dos termos da cultura açucareira regista dos como brasileirismos nos dicionários da língua portuguesa do Brasil e de Portugal são, na verdade, madeirensismos disseminados nos dois lados do Atlântico. Posto isto, pretende-se comparar alguns termos da cultura açucareira presentes nos dicionários do Português Europeu e do Português do Brasil, nomeadamente no Vocabulario de Bluteau (1712-1721) e no Diccionario da Lingua Portugueza de Morais Silva (1789 e 1813), os primeiros a averbar a terminologia do açúcar no Brasil, recebida da Madeira. Confron tam-se estes com a edição de Portugal do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2005), adaptado da edição brasileira de 2001. Segue-se a comparação com o Tesoro Léxico Canario-Americano de Corrales e Corbella (2010), uma vez que este vocabulário foi levado da ilha da Madeira para as Canárias e a partir daí chegou à América espanhola. Depois, mostra-se como o Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa e outros dicionários online contemporâneos não registam os regionalismos da cultura açucareira que ainda hoje existem na ilha da Madeira e estão presentes em vários territórios, atestando as inter-relações sócio-históricas, linguísticas e culturais do passado. Acrescenta-se a este estudo a documentação oral contemporânea sobre a cultura açucareira, recolhida na Madeira, nas Canárias, no Brasil, na Venezuela e na Colômbia. A partir da comparação da documentação lexicográfica, em português e em espanhol, conclui-se que a terminologia açucareira existente nos dois lados do Atlântico confirma o percurso linguístico, histórico e geográfico da cana-de-açúcar, introduzida na América latina a partir da Madeira e das Canárias.
- Construir espaços de inclusão na escola atual: a realidade da Região Autónoma da MadeiraPublication . Gouveia, Fernanda; Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia; Pereira, Gorete; Pereira, GoreteA presente comunicação decorre de uma investigação, cujo objetivo consistia em perceber a realidade organizacional das escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM), relativamente os novos desafios propostos pelo Decreto Legislativo Regional n.º 11/2020, que adapta à Região Autónoma da Madeira os regimes constantes do Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho e do Decreto-Lei nº 55/2028, de 6 e julho, Procurámos ainda compreender as oportunidades veiculadas pelo suporte legal regional, designadamente pela portaria 761/2020, que regulamenta os recursos humanos, organizacionais, materiais e técnicos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão e tem como finalidade garantir respostas especializadas promotoras de práticas de educação inclusiva, com base no trabalho colaborativo e de parcerias técnico pedagógicas, visando o desenvolvimento harmonioso de todas as crianças e alunos e a garantia de qualidade das aprendizagens Desenvolvemos uma investigação de natureza descritiva e submetemos à reflexão as janelas de oportunidades plasmadas na legislação. Por conseguinte, enfatizamos as soluções organizativas, concluindo se que têm sido encetados esforços para construir respostas educativas adequadas, contextualizadas e diferenciadas, face ao cenário nacional. Na Região Autónoma da Madeira, a humanização das pessoas e o desenvolvimento contínuo da autonomia individual, constitui uma opção política prioritária, com vista à capacitação dos cidadãos e ao seu comprometimento com a construção de uma sociedade democrática, qualificada e desenvolvida. A legislação regional emanada propõe uma nova organização das escolas, de modo a possibilitar a construção de contextos mais aliciantes, inclusivos e motivadores, mediante um trabalho ativo, mas exigente por parte de todos os intervenientes no processo educativo, com o principal propósito de uma melhoria contínua das qualificações das crianças e dos alunos e a promoção do sucesso educativo.
- Corpos que dançamPublication . Neder, Cristiane Pimentel; Dias, Teresa Norton; de Moura Portugal Norton Dias, Teresa Maria
- Corpos que dançam IIIPublication . Neder, Cristiane; Dias, Teresa Norton; de Moura Portugal Norton Dias, Teresa Maria
- Estudos curriculares: a dimensão crítica na construção do currículoPublication . Rodrigues, Liliana; Rodrigues, Liliana
- Estudos curriculares: teoria e desenvolvimento curricularPublication . Rodrigues, Liliana; Rodrigues, Liliana
- Filosofia da educaçãoPublication . Rodrigues, Liliana; Rodrigues, Liliana
- A formação inicial de habilitação conjunta: modos de ser e estar na profissão docentePublication . Fernandes, Adérita; Pereira Fernandes, Adérita Cristina; AdéritaO presente texto pretende dar a conhecer a investigação no âmbito da tese de doutoramento, intitulada Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: um caminho, duas identidades, enquadrada na temática da formação de professores. Assente na certeza de que o contexto da formação inicial de professores é percecionado como um válido e complexo território de pesquisa e conhecimento, bem como agrega uma dimensão portadora de uma enorme responsabilidade social no desenvolvimento da sociedade, importa refletir acerca dos seus modos de organização e operacionalização e, acima de tudo, no seu impacto na construção e desenvolvimento da identidade profissional docente. Este estudo, situado no contexto específico do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, procurou compreender como é que este curso de habilitação profissional conjunta forma futuros docentes para o exercício profissional no âmbito de duas profissões diferentes: Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e perceber a sua influência na construção da identidade profissional docente. As opções metodológicas sustentaram-se nos objetivos da investigação, congruentes com a não linearidade caraterística dos estudos qualitativos e, consequentemente, do estudo de caso. O caso definido é o Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira e contou com participantes que cumpriam cumulativamente dois requisitos fundamentais, nomeadamente, ser ex-estudante do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade da Madeira e já terem exercido atividades docentes quer na Educação de Infância, quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na apresentação, análise e interpretação dos dados, procurou-se, a partir dos dados recolhidos, compreender a relação entre a formação inicial de professores e a prática profissional, isto é, como é que as participantes vivenciaram a socialização da profissão, realçando a transição entre profissões, assim como a construção e desenvolvimento da sua identidade profissional.
- Há um espaço para Saramago em BauschPublication . Dias, Teresa Norton