Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação e conhecimento: ruturas e desafios na pós-modernidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
educação e conhecimento.pdf278.22 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A transição da modernidade para a pós-modernidade representa uma mudança paradigmática significativa, caracterizada pelo questionamento das grandes narrativas, pela fragmentação do conhecimento, assim como pela valorização da subjetividade e da intersubjetividade. A nossa análise pretende examinar as implicações dessa rutura no contexto educacional, destacando os desafios emergentes na construção do saber, destacando como o mesmo se torna cada vez mais interdisciplinar, dinâmico e contextualizado. Por outro lado, a crescente influência da tecnologia e da globalização no conhecimento também é analisada, bem como o impacto da mercantilização do saber e da performance académica sobre a educação contemporânea. São discutidas, ainda, as críticas ao relativismo epistemológico e ao enfraquecimento de uma base axiológica universal, contrastando-as com novas abordagens pedagógicas que promovem uma educação mais inclusiva e crítica. Conclui-se que, apesar das incertezas inerentes à pós-modernidade, o contexto educacional contemporâneo oferece oportunidades para a construção de práticas pedagógicas mais reflexivas e alinhadas com os desafios sociais, culturais e tecnológicos do presente.

Description

Keywords

Pós-modernidade Educação Conhecimento Paradigma Epistemologia Interdisciplinaridade . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Atena