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Advisor(s)
Abstract(s)
A transição da modernidade
para a pós-modernidade representa uma
mudança paradigmática significativa,
caracterizada pelo questionamento das
grandes narrativas, pela fragmentação do
conhecimento, assim como pela valorização
da subjetividade e da intersubjetividade.
A nossa análise pretende examinar as
implicações dessa rutura no contexto
educacional, destacando os desafios
emergentes na construção do saber,
destacando como o mesmo se torna
cada vez mais interdisciplinar, dinâmico e
contextualizado. Por outro lado, a crescente
influência da tecnologia e da globalização
no conhecimento também é analisada,
bem como o impacto da mercantilização
do saber e da performance académica
sobre a educação contemporânea. São
discutidas, ainda, as críticas ao relativismo
epistemológico e ao enfraquecimento de uma
base axiológica universal, contrastando-as com novas abordagens pedagógicas que
promovem uma educação mais inclusiva
e crítica. Conclui-se que, apesar das
incertezas inerentes à pós-modernidade,
o contexto educacional contemporâneo
oferece oportunidades para a construção
de práticas pedagógicas mais reflexivas e
alinhadas com os desafios sociais, culturais
e tecnológicos do presente.
Description
Keywords
Pós-modernidade Educação Conhecimento Paradigma Epistemologia Interdisciplinaridade . Faculdade de Ciências Sociais