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- Inovação pedagógica e aprendizagem: possibilidades e desafios em contextos educativos diversificadosPublication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséA investigação apresentada consiste de um processo interpretativo, organizado e sistemático orientado para a emergência de conceitos ou práticas, capazes de contribuir para o aprofundamento do conhecimento e compreensão da realidade da Inovação Pedagógica (IP), em múltiplos ambientes de aprendizagem formais, não formais e informais. Conceptualmente, discute-se a Inovação Pedagógica num contexto de pós modernidade, com os domínios epistemológico e axiológico a constituírem desafios crescentes para a educação, e para a escola em particular, esta, ainda muito presa a práxis incapaz de promover uma aprendizagem profunda e significativa de um conhecimento cada vez mais plural, intersubjetivo e complexo. A investigação estrutura-se, assim, numa metassíntese interpretativa, incidindo em 107 dissertações e teses, defendidas na Universidade da Madeira, entre 2007 e 2015, em Ciências da Educação-Inovação Pedagógica. Sendo, na sua totalidade, estudos qualitativos, esta metassíntese recorre à metodologia metaetnográfica. O processo indutivo permitiu, na 1ª etapa, estruturar sínteses interpretativas sucessivas, nas quais se identificaram 1285 Segmentos Conceptuais suscetíveis de constituírem ideias, conceitos ou tópicos relevantes para a temática. Na 2ª etapa - translação dos estudos primários - 1º Nível de Síntese, identificaram-se 42 Conceitos-Chave significativos, culminando na 3ª etapa - Síntese das Translações-, 2º Nível de síntese, com a constituição de 5 categorias macroconceptuais, nomeadamente: a construção de competências, a profissionalidade docente, as experiências de aprendizagem dos alunos, a natureza da práxis e, por fim, os recursos instrumentais. As conclusões revelam a Inovação Pedagógica como realidade complexa e multidimensional assente em processos conscientes e críticos de mudança, relevando o domínio das capacidades e atitudes dos alunos, associados a um agir pedagógico comprometido com referenciais epistemológicos construtivistas. Revela-se, ainda, uma práxis inovadora profundamente insularizada, num ambiente micro de intervenção, enquanto as TIC revelam o potencial de, em certas circunstâncias, apoiarem a criação de novas formas de aprendizagem. As recomendações têm como destinatários as instituições educativas, enquanto facilitadores de espaços de cultura colaborativa, e as instituições de política educativa enquanto responsáveis por um racional de progressiva desburocratização e de facilitadores de exercício de real autonomia nas escolas.
- The impact of questioning on classroom dynamics: a critical analysisPublication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséThis article critically examines the impact of questioning on classroom dyna mics, restructuring and deepening the un derstanding of its role as a fundamental ca talyst for learning environments intended to be dynamic, collaborative, and particularly student-centered. Through a comprehensive review of the literature, the article discusses how intentional and strategic questioning can foster critical thinking, intellectual curiosity, student autonomy, and metacognitive skills. In this regard, active learning methodologies are addressed, with emphasis on Problem-Ba sed Learning (PBL), the Socratic method, and Inquiry-Based Learning (IBL), highlighting the transformative potential of the teacher’s role as a facilitator. Additionally, contempo rary challenges are explored alongside emer ging opportunities, particularly the impact of Artificial Intelligence (AI) on the promotion and development of questioning and critical thinking. The conclusion is that questioning, beyond a mere pedagogical technique, cons titutes an indispensable competence for the holistic development of autonomous, critical citizens prepared for the challenges of a cons tantly transforming world, thus requiring a continuous recalibration of pedagogical priorities and teacher training.
- Transforming education: pedagogical innovation in diversifed contextsPublication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséThe research presented follows an interpretative, organized, and systematic pro cess aimed at the emergence of concepts and practices capable of deepening the understan ding of Pedagogical Innovation (PI) across diverse formal, non-formal, and informal learning environments. Conceptually, Peda gogical Innovation is analyzed within a post modern context, where epistemological and axiological challenges increasingly impact education, particularly schools, which often remain anchored in practices that struggle to foster deep and meaningful learning of an ever more plural, intersubjective, and complex knowledge landscape. The research employs an interpretative meta-synthesis approach, analyzing 107 dissertations and theses in Edu cational Sciences—Pedagogical Innovation, defended at the University of Madeira betwe en 2007 and 2015. All studies analyzed were qualitative, and the meta-synthesis utilized a meta-ethnographic methodology. Through an inductive process, the research structured successive interpretative syntheses in its first stage, identifying 1,285 conceptual segments that reflect ideas, concepts, or topics relevant to the theme. In the second stage, involving the translation of primary studies (1st Level of Synthesis), 42 significant key concepts were identified. This process culminated in the third stage—Synthesis of Translations (2nd Level of Synthesis)—which led to the forma tion of five macro-conceptual categories: the construction of competences, teaching profes sionalism, students’ learning experiences, the nature of praxis, and instrumental resources. The conclusions reveal that Pedagogical Innovation constitutes a complex and multidimen sional phenomenon rooted in conscious and critical processes of change. These processes emphasize students’ capacities and attitudes, linked to pedagogical practices grounded in constructivist epistemological frameworks. Additionally, the findings highlight an inno vative praxis that remains deeply localized, limited to micro-intervention environments. The potential of ICT is noted as a valuable tool for fostering new learning approaches under specific conditions. Recommendations are directed at educational institutions, urging them to act as facilitators of collaborative cultural spaces, and at policymakers, advocating for strategies to reduce bureaucratic constraints and enable genuine school autonomy.
- Michael Apple e a modernização conservadora: reflexões contemporâneas sobre educação e currículo escolarPublication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséO texto aborda a atualidade da visão crítica de Michael Apple sobre a educação e o currículo escolar, analisando a influência das estruturas dominantes e dos interesses sociais, económicos e políticos nesse contexto. Destaca como o currículo pode contribuir para a reprodução de desigualdades, reforçando-se a necessidade de uma educação mais justa e inclusiva. Examina ainda a crítica de Apple às tendências tanto neoconservadoras, como neoliberais, tão atuais, as quais vão promovendo a uniformização e mercantilização do ensino, articuladas na noção de “modernização conservadora”. Essa abordagem é vista como uma ameaça à autonomia dos educadores e à construção de uma pedagogia crítica e emancipadora, ao se impor uma visão reduzida do papel do Estado na educação. O texto enfatiza, ainda, a urgência de resistir a essas tendências, promovendo um currículo alinhado com os ideais de uma sociedade democrática e plural.
- Educação e conhecimento: ruturas e desafios na pós-modernidadePublication . Fonseca, Arnaldo Jose Dinis; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséA transição da modernidade para a pós-modernidade representa uma mudança paradigmática significativa, caracterizada pelo questionamento das grandes narrativas, pela fragmentação do conhecimento, assim como pela valorização da subjetividade e da intersubjetividade. A nossa análise pretende examinar as implicações dessa rutura no contexto educacional, destacando os desafios emergentes na construção do saber, destacando como o mesmo se torna cada vez mais interdisciplinar, dinâmico e contextualizado. Por outro lado, a crescente influência da tecnologia e da globalização no conhecimento também é analisada, bem como o impacto da mercantilização do saber e da performance académica sobre a educação contemporânea. São discutidas, ainda, as críticas ao relativismo epistemológico e ao enfraquecimento de uma base axiológica universal, contrastando-as com novas abordagens pedagógicas que promovem uma educação mais inclusiva e crítica. Conclui-se que, apesar das incertezas inerentes à pós-modernidade, o contexto educacional contemporâneo oferece oportunidades para a construção de práticas pedagógicas mais reflexivas e alinhadas com os desafios sociais, culturais e tecnológicos do presente.
- O sentido de "reculturalização" e as comunidades de aprendizagem profissional (CAP) na escolaPublication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséEste artigo consiste numa reflexão teórica que parte da existência, ainda relativamente comum, nas nossas escolas e instituições escolares, de uma cultura escolar com formas que se revelam obstaculizantes a processos de melhoria que envolvam os professores em discussões significativas e atitudes colaborativas ligadas às suas próprias práticas. Neste sentido, abordamos a necessidade de desenvolvimento de um processo de "reculturalização" em que os atores educativos participem ativamente, de forma colaborativa, na reconstrução dos ambientes educacionais e na reformulação das respetivas práticas pedagógicas, visando a melhoria da efetividade da aprendizagem dos alunos e da sua própria profissional idade docente. Defendemos as comunidades de Aprendizagem Profissional (CAP) como instrumentos essenciais neste processo, na circunstância de se constituírem como ambientes conceituais compostos por diferentes profissionais e agentes educativos orientados para práticas de partilha de ideias e reflexões sobre métodos e estratégias de ensino e aprendizagem, desenvolvendo-se perspetivas e orientações de ação compartilhadas pelos diversos membros, sobre os desafios enfrentados. Nesta análise, destaca-se ainda, o papel fundamental da figura do líder do estabelecimento para a facilitação e apropriação pelos agentes educativos da instituição de um sentido de partilha, colaboração e envolvimento nos objetivos das CAP, ao mesmo tempo que alertamos para possíveis constrangimentos na sua efetivação.
- Desenvolvimento do currículo do 4º ano de escolaridade: análise da utilização de uma plataforma de e-learning em contexto escolarPublication . Fonseca, Arnaldo José Dinis; Fino, Carlos Manuel NogueiraPartindo de um sentido de inovação pedagógica assente numa concepção de clara ruptura com abordagens pedagógicas tradicionalistas ligadas a uma certa perspectiva transmissiva/reprodutiva do saber, o presente trabalho de investigação analisa a utilização, em contexto curricular escolar, de uma plataforma de e-learning, considerando um enquadramento referencial de natureza construtivista, no qual, o aluno possa assumir um papel central e activo, na criação do seu próprio conhecimento. Consistindo numa abordagem de natureza qualitativa, o estudo de caso apresentado releva um paradigma interpretativo decorrente da análise da utilização, pelos alunos, de uma turma do 4º Ano de escolaridade, da plataforma de e-learning ―Escola Virtual™‖. Para tal intento, a diversidade de técnicas de recolha de dados — observação participante, entrevistas , e análise documental — ao permitirem uma triangulação dos mesmos, fundamentam um aprofundado sentido de comprensão do fenómeno analisado. Deste modo, a investigação centra-se em 3 componentes referenciais: Componente Pedagógica, Componente de Conteúdos e Componente de Interface. Os resultados obtidos revelam que, no âmbito da primeira componente, surgem especialmente facilitados os processos colaborativos entre os alunos, embora num contexto de interacção presencial e com carácter essencialmente pontual; a actuação docente, mantendo o seu carácter imprescindível, adquire uma dimensão de maior proximidade e orientação dos alunos enquanto, por seu turno, o nível motivacional dos alunos é estimulado, focalizando o aluno nas tarefas de aprendizagem. A natureza do feedback presente, no entanto, revelou-se um factor com efeitos prejudiciais para os processos de reflexão e metacognição dos alunos. No respeitante aos conteúdos, foi evidente alguma ligeireza e fragilidade de concepção em muitos deles, comprovada por uma quantidade expressiva de erros e lapsos de diversa natureza; enquanto que a natureza pré-formatada dos conteúdos — estruturando-os em ―Objectos de Aprendizagem‖ — limitou significativamente a possibilidade de desenvolvimento de procressos activos e criativos por parte do aluno, bem como, anulando a capacidade de abordagem de competências de natureza prática previstas no Programa Nacional do Ensino Básico. Por fim, o interface que, embora caracterizando-se pela sua intuitividade e simplicidade, suporta um limitado grau de controlo, pelos alunos, sobre os fluxos interactivos, reduzidos às suas expressões mais elementares. No seu aspecto global podemos considerar que, num contexto curricular escolar, a plataforma ―Escola Virtual‖ não se constitui como uma ferramenta de aprendizagem capaz de se enquadrar num paradigma de inovação pedagógica congruente com o sentido atrás defendido,não obstante possamos entender, que a mesma, constitua uma potencial mais-valia no âmbito da consolidação e testagem de conhecimentos préviamente adquiridos.