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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Teixeira, Fátima Soraia Caires; Camacho, Maria José de JesusReconhecendo a importância da reflexão para garantir uma prática pedagógica de qualidade, este relatório reflete toda a experiência e conhecimento adquirido ao longo destes dois anos de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, objetivando a obtenção do grau de Mestre. O presente documento encontra-se estruturado em três partes distintas: o Enquadramento Teórico, o Enquadramento Metodológico e a Intervenção Pedagógica, baseada nas Práticas Pedagógicas vivenciadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º e 3.º ano de escolaridade). Na primeira e segunda parte, é fundamentado teoricamente e metodologicamente as Práticas Pedagógicas e na terceira parte existe uma partilha, descrição e reflexão dessas mesmas Práticas Pedagógicas. As três Práticas Pedagógicas foram desenvolvidas na mesma escola pública, sendo que a mesma se encontra inserida no concelho do Funchal. Na Prática Pedagógica realizada em contexto Pré escolar as atividades desenvolvidas foram ao encontro de diversas temáticas propostas pela educadora cooperante. Na Prática Pedagógica realizada em contexto do 1.º Ciclo, as atividades foram desenvolvidas de acordo com as Aprendizagens Essenciais, nunca esquecendo a importância de implementar dinâmicas diversificadas, encontrando, desta forma, uma harmonia entre a utilização dos manuais e as atividades lúdicas. Na verdade, este relatório apresenta muito mais do que uma descrição das Práticas Pedagógicas. Este documento é uma partilha de diversas experiências que marcam o início da minha atividade profissional enquanto docente. Não obstante a existência de erros e falhas, a vontade de ser melhor, aprender, crescer e evoluir esteve constantemente presente em todos os estágios, sempre com o intuito de promover nas crianças não só o conhecimento, mas também a alegria, a satisfação e a motivação em aprender.
- Transforming education: pedagogical innovation in diversifed contextsPublication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséThe research presented follows an interpretative, organized, and systematic pro cess aimed at the emergence of concepts and practices capable of deepening the understan ding of Pedagogical Innovation (PI) across diverse formal, non-formal, and informal learning environments. Conceptually, Peda gogical Innovation is analyzed within a post modern context, where epistemological and axiological challenges increasingly impact education, particularly schools, which often remain anchored in practices that struggle to foster deep and meaningful learning of an ever more plural, intersubjective, and complex knowledge landscape. The research employs an interpretative meta-synthesis approach, analyzing 107 dissertations and theses in Edu cational Sciences—Pedagogical Innovation, defended at the University of Madeira betwe en 2007 and 2015. All studies analyzed were qualitative, and the meta-synthesis utilized a meta-ethnographic methodology. Through an inductive process, the research structured successive interpretative syntheses in its first stage, identifying 1,285 conceptual segments that reflect ideas, concepts, or topics relevant to the theme. In the second stage, involving the translation of primary studies (1st Level of Synthesis), 42 significant key concepts were identified. This process culminated in the third stage—Synthesis of Translations (2nd Level of Synthesis)—which led to the forma tion of five macro-conceptual categories: the construction of competences, teaching profes sionalism, students’ learning experiences, the nature of praxis, and instrumental resources. The conclusions reveal that Pedagogical Innovation constitutes a complex and multidimen sional phenomenon rooted in conscious and critical processes of change. These processes emphasize students’ capacities and attitudes, linked to pedagogical practices grounded in constructivist epistemological frameworks. Additionally, the findings highlight an inno vative praxis that remains deeply localized, limited to micro-intervention environments. The potential of ICT is noted as a valuable tool for fostering new learning approaches under specific conditions. Recommendations are directed at educational institutions, urging them to act as facilitators of collaborative cultural spaces, and at policymakers, advocating for strategies to reduce bureaucratic constraints and enable genuine school autonomy.