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- A complexidade do processo ensino-aprendizagem na educação física. Reflexões sobre a primeira experiência na prática docentePublication . Nisa, Nuno Celso Gouveia; Quintal, Élvio Rúbio Quintal; Martins, João Francisco PestanaO presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Estágio Pedagógico, marca o culminar de todo o percurso formativo. Nele está reunido o trabalho desenvolvido e concretizado durante o ano letivo de 2023/2024, no desempenho das funções de professor estagiário da disciplina de Educação Física. Assume-se como uma ferramenta didático-pedagógica no qual estão retratadas todas as estratégias implementadas e atividades dinamizadas mediante uma análise crítica e reflexiva. Com o objetivo de promover uma educação integral que potencie o desenvolvimento e crescimento do aluno a curto, médio e longo prazo, é essencial que este seja o principal foco do processo educativo. Nesse contexto, durante o estágio tentei assumir um papel de catalisador desse processo, incentivando o aluno a adotar uma atitude crítica e reflexiva perante os acontecimentos, a desenvolver a capacidade de construir o seu próprio conhecimento, a resolver problemas e a tornar-se progressivamente mais autónomo. Apenas dessa forma será possível preparar o aluno de forma eficaz para os desafios da sociedade atual e futura. O relatório inclui justificações relativas ao planeamento e reflexões sobre os resultados das aprendizagens de todas as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, nomeadamente: (I) Prática Letiva, (II) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar, (III) Atividades de Integração no Meio e (IV) Ações de Natureza Científico-Pedagógica, tanto individuais como coletivas. O estágio foi uma etapa fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional enquanto futuro professor de Educação Física. Proporcionou-me a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso formativo, desenvolver competências transversais a diversas áreas do saber e familiarizar-me com as dinâmicas dos estabelecimentos de ensino, facilitando a resolução de desafios pedagógicos. O estágio pedagógico proporcionou experiências enriquecedoras, fortalecendo competências docentes, pessoais e profissionais, enfrentando desafios e promovendo aprendizagens significativas para o desenvolvimento integral dos alunos e para a docência futura.
- O bem-estar dos cuidadores formais no Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.): uma perspetiva psicoeducativaPublication . Ferreira, Catarina Miranda; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasEsta dissertação investiga o bem-estar das cuidadoras formais no âmbito do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) na Região Autónoma da Madeira (RAM), sob uma perspetiva psicoeducativa. O objetivo deste estudo é compreender as determinantes do bem-estar das cuidadoras formais, considerando tanto os fatores de proteção quanto os de risco, e, em última instância, destacar o papel do psicólogo numa abordagem psicoeducativa neste contexto. A literatura enfatiza a crescente importância da profissão de cuidadora formal, especialmente no apoio domiciliário, uma área ainda pouco explorada no campo da Psicologia da Educação. Trata-se de um estudo qualitativo e transversal, que utiliza a análise temática de Braun e Clarke (2006), por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas com o software Nvivo. Os resultados evidenciam fatores como o suporte familiar, as condições de trabalho, a saúde física e mental, o bem-estar do idoso, as características demográficas e socioeconómicas, assim como a formação e educação. Além disso, foi sublinhada a importância da intervenção psicoeducativa na prática diária das cuidadoras. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda das necessidades das cuidadoras formais e do papel essencial da intervenção psicoeducativa na promoção do seu bem estar. Identificaram-se limitações no estudo, acompanhadas de sugestões para investigações futuras.