Browsing by Issue Date, starting with "2023-12"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- O sentido de "reculturalização" e as comunidades de aprendizagem profissional (CAP) na escolaPublication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséEste artigo consiste numa reflexão teórica que parte da existência, ainda relativamente comum, nas nossas escolas e instituições escolares, de uma cultura escolar com formas que se revelam obstaculizantes a processos de melhoria que envolvam os professores em discussões significativas e atitudes colaborativas ligadas às suas próprias práticas. Neste sentido, abordamos a necessidade de desenvolvimento de um processo de "reculturalização" em que os atores educativos participem ativamente, de forma colaborativa, na reconstrução dos ambientes educacionais e na reformulação das respetivas práticas pedagógicas, visando a melhoria da efetividade da aprendizagem dos alunos e da sua própria profissional idade docente. Defendemos as comunidades de Aprendizagem Profissional (CAP) como instrumentos essenciais neste processo, na circunstância de se constituírem como ambientes conceituais compostos por diferentes profissionais e agentes educativos orientados para práticas de partilha de ideias e reflexões sobre métodos e estratégias de ensino e aprendizagem, desenvolvendo-se perspetivas e orientações de ação compartilhadas pelos diversos membros, sobre os desafios enfrentados. Nesta análise, destaca-se ainda, o papel fundamental da figura do líder do estabelecimento para a facilitação e apropriação pelos agentes educativos da instituição de um sentido de partilha, colaboração e envolvimento nos objetivos das CAP, ao mesmo tempo que alertamos para possíveis constrangimentos na sua efetivação.
- Translation, cultural adaptation, and psychometric validation of the european portuguese version of the Iceland-expressive family functioning questionnaire (ICE-EFFQ)Publication . Gouveia, Maria do Carmo Lemos Vieira; Sveinbjarnardottir, Eydis Kristin; Rodrigues, Maria João Barreira; Silva, Rita Maria Lemos Baptista; Baptista, Márcia Sílvia; Henriques, Maria Adriana Pereira; Gouveia, Maria do Carmo Lemos Vieira; Rodrigues, Maria João Barreira; Silva, Rita Maria Lemos BaptistaA family’s experience of mental illness can change the family’s functioning. In clinical contexts, valid and reliable instruments that assess family functioning, therapeutic changes, and the effects of family nursing interventions are needed. This study focuses on the linguistic and cultural adaptation of the Iceland-Expressive Family Functioning Questionnaire (ICE-EFFQ) to European Portuguese and examines the psychometric properties of this instrument. A non-random sample of 121 Portuguese depressed patients and their relatives completed the questionnaire. Principal components analysis extracted 4 factors, explaining 55.58% of the total variance. Confirmatory factor analysis revealed acceptable adjustment quality indices. Cronbach’s alpha coefficient was adequate for the global scale α=.86 and for the 4 subscales: communication α=.79, expression of emotions α=.68, problem-solving α=.71, and cooperation α=.61. The Portuguese version of ICE-EFFQ is a sensitive, valid, and reliable instrument for use with Portuguese families with adult members with depression and can be valuable in assessing these families’ expressive functioning, before and after intervention.
- Comunicação Avós-Netos. Estudos psicométricos preliminares com a escala de Avaliação da Comunicação na Grã-Parentalidade (COMGRA)Publication . Barradas, Alícia Dara Rodrigues; Portugal, Alda Patricia Marques; Major, Sofia de OliveiraO subsistema grã-parental desempenha um papel fundamental nas dinâmicas e vivências familiares, no entanto, são poucos os instrumentos de avaliação disponíveis para avaliar a relação avós-netos. O principal objetivo do presente estudo consistiu na adaptação de uma escala de avaliação da comunicação pais-filhos à população dos avós (Escala de Avaliação da Comunicação na Grã-parentalidade, COMGRA) e na realização dos estudos psicométricos iniciais. Participaram, neste estudo, 194 avós, com idades compreendidas entre 40 e 92 anos (M = 68.80, DP = 8.66), que responderam a um questionário de dados sociodemográficos, à COMGRA e ao SCORE-15. Da análise fatorial exploratória, realizada com 44 itens, resultou uma estrutura de três fatores, com níveis adequados de consistência interna (α = .94). A análise da validade convergente (correlações entre o resultado total da COMGRA e as subescalas do SCORE-15) indicou que a comunicação avós-netos (COMGRA) apresentou uma relação moderada com o funcionamento familiar, nomeadamente ao nível das dificuldades familiares, dos recursos familiares e comunicação familiar (SCORE-15) Apesar de ser importante prosseguir com os estudos de validação da escala COMGRA, os resultados preliminares deste estudo sugerem que este instrumento é promissor para um maior conhecimento das relações avós-netos.
- A dinâmica do modelo populacional de RickerPublication . Alves, Jorge Tomé de Andrade; Luís, Rafael Domingos GaranitoO modelo de Ricker é um dos vários modelos utilizados em ecologia para descrever a dinâmica populacional que depende da densidade ao longo do tempo, observada em intervalos de tempo discreto. Este modelo é adequado para estudar espécies onde as estimativas anuais (ou geracionais) de abundância são caracterizadas adequadamente como dinâmica populacional e para transições entre estágios da história de vida, tais como produção de descendentes ou sobrevivência de um estágio para o próximo. A última aplicação é comum na ciência da pesca, onde o modelo de Ricker é frequentemente usado para relacionar a produção de recrutas (peixes jovens que sobrevivem para se juntar à população) a fatores na densidade observada, tais como abundância, biomassa total ou potencial total de desova de peixes adultos, como parte de um modelo populacional abrangente. O objetivo deste trabalho é aplicar alguns resultados da teoria de estabilidade de sistemas dinâmicos discretos ao Modelo de Ricker. Em particular, estudamos a dinâmica populacional em ambos os casos, no modelo autónomo e no modelo não autónomo.
- Rendimento Académico e Intenção de Abandono no Ensino Superior. Análise do papel mediador da robustez mentalPublication . Fernandes, Catarina Alexandra Silva; Rodrigues, Nuno Miguel VieiraO abandono do ensino superior (college dropout) representa um dos maiores problemas e desafios que as universidades enfrentam na atualidade. Este nível de ensino confronta os alunos com um conjunto de mudanças e desafios que exigem a mobilização de importantes recursos psicológicos, tais como os que respeitam à sua robustez mental, por forma a garantir o seu sucesso académico. O presente estudo centra-se na análise da validade preditiva do rendimento académico em relação à intenção de abandonar o ensino superior, bem como no estudo do papel mediador da robustez mental nesta relação. Com recurso a uma amostra de 238 estudantes universitários de 1º e 2º ciclo da universidade da Madeira e da universidade de Coimbra, os dados foram recolhidos através de um plano de investigação preditivo por inquérito transversal. Os resultados revelaram uma relação negativa e estatisticamente significativa entre o rendimento académico e a intenção de abandono, indicando que o rendimento académico se constitui um preditor válido desta variável critério. O teste empírico da robustez mental como mediadora da relação entre o rendimento académico e a intenção de abandono conferiu também suporte ao seu papel mediador, pese embora apenas parcial, desta relação. Estes resultados possuem implicações para a compreensão do impacto do rendimento académico na intenção dos alunos abandonarem o ensino superior e, em particular, para a investigação em torno dos mecanismos psicológicos que concretizam esta relação, tendo também implicações para a intervenção focada na prevenção e mitigação do abandono neste nível de ensino.
- Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Faria, Luís Daniel Sousa; Faria, Luís Daniel SousaO relatório de estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, reúne todas as atividades e práticas desenvolvidas ao longo do ano letivo 2022/2023, numa turma de 10º ano de escolaridade da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Neste relatório é possível evidenciar todo o planeamento, dinamização, controlo e reflexão das atividades dinamizadas durante o estágio pedagógico. Deste modo, este documento contempla as seguintes atividades: (i) Prática Letiva, (ii) Ações Científico-Pedagógicas, (iii) Atividades de Integração no Meio Escolar, (iv) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar, (v) Inovação e Tecnologias no Estágio Pedagógico e (vi) Investigação na Prática Docente. O estágio pedagógico proporciona a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação académica, num contexto real. Este estágio é fundamental para o desenvolvimento de competências pedagógicas, refletindo sobre as intervenções e as decisões tomadas, de modo a ajustar o processo ensino-aprendizagem às necessidades e fragilidades dos alunos e possibilitar o desenvolvimento holístico dos mesmos. Com isto, este relatório pretende demonstrar um processo de ensino-aprendizagem centrado no aluno, resultante da prática pedagógica, do qual foram aplicadas várias estratégias didático-pedagógicas, proporcionando aulas dinâmicas, motivadoras e personalizadas, com o intuito de formar indivíduos criativos, autónomos, capazes de tomar decisões e capazes de se adaptarem a diferentes contextos.
- Dar voz aos avós. Estudo qualitativo sobre perceções acerca da grã-parentalidadePublication . Xavier, Marta Sofia Figueira; Portugal, Alda Patricia Marques; Beja, Maria João Gouveia PereiraContrariamente ao que acontece com outras vivências do sistema familiar, a transição para a grã-parentalidade continua a ser um acontecimento pouco estudado, de um ponto de vista qualitativo, existindo uma lacuna na clarificação das dimensões específicas da grã-parentalidade na ótica daqueles que a vivenciam – os avôs/avós. Deste modo, o presente estudo tem como principais objetivos descrever e compreender as funções e tarefas deste subsistema. Participaram nove avós do sexo masculino (n = 5) e do sexo feminino (n = 4), residentes na Região Autónoma da Madeira, apresentando idades que variam entre os 51 aos 77 anos (M = 64,8, DP = 9,4). A análise temática das entrevistas semiestruturadas aos avós permitiu identificar três temas principais: (1) Transição para a grã-parentalidade; (2) Vivências a grã-parentalidade e (3) Implicações e desafios da grã parentalidade. Os resultados, de um modo geral, evidenciaram que os avôs/avós imaginavam e idealizavam a grã-parentalidade, como sendo um papel desejado e expectável, que surgiria de forma espontânea e que se encontrava associado a emoções e sentimentos positivos, onde os ganhos/vantagens, na ótica dos avôs/avós, foram muito superiores comparativamente às dificuldades associadas a esse papel.
- Trajetórias e Aprendizagens: relatório de estágio pedagógico no contexto da educação físicaPublication . Caldeira, Henrique Edgar Rodrigues; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalSendo considerado um documento agregador da experiência, do desenvolvimento de competências e ainda um guia para o futuro profissional do professor, o relatório de Estágio Pedagógico é deveras um elemento fundamental à conclusão do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Complementarmente, de acordo com o Regulamento de Proteção de Dados, serão desenvolvidas e explanadas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo sem expor a identidade de qualquer instituição, grupo ou indivíduo. Ao nível dos principais tópicos do relatório, destacam-se essencialmente cinco. Assim, destaca-se a Prática Letiva, as Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar, as Atividades de Integração no Meio, as Atividades de natureza Científico-Pedagógica (Individual e Coletiva) e as Considerações Finais como um elemento que congrega todas as seções anteriores. Em termos da Prática Letiva, houve o intuito de enquadrar as necessidades dos alunos perante o planeamento para o ano letivo, valorizando também a componente da arbitragem e do papel do árbitro, por se tratar de um dos motes para o próprio núcleo de estágio. As Atividades de Intervenção no Meio Escolar procuraram incidir diretamente nas necessidades dos alunos, neste caso o bullying e cyberbullying. Além do mais, em termos da Integração no Meio e da componente Científico-Pedagógica foi destacado em primeiro plano o potencial da arbitragem e do desempenho do papel do árbitro enquanto ferramenta para o desenvolvimento de capacidades dos alunos. O estágio foi alicerçado na aprendizagem prática, desenvolvendo competências essenciais para uma prática docente sólida e eficaz. A análise, reflexão, colaboração e inovação moldaram uma experiência rica, enriquecendo a compreensão da instituição escolar. Integrando saberes científicos, metodológicos e pedagógico-didáticos, o estágio foi, mais que uma etapa formativa, a construção de uma base sólida para uma carreira docente comprometida com a excelência e centrada no aluno.
- Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Nóbrega, Wilson João Teixeira; Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraAo longo deste relatório encontra-se toda a estrutura do trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico que ocorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Inicialmente realizou-se um enquadramento do Estágio Pedagógico, no qual foram apresentadas as expetativas estabelecidas, bem como os objetivos pretendidos. Seguidamente procedeu-se à caraterização do contexto escolar e apresentação da prática letiva, que envolveu a gestão e a orientação didática a uma turma de 9.º ano de escolaridade. Realizou-se a gestão do processo de Ensino-Aprendizagem no 2.º ciclo e apresentaram-se as atividades de integração no meio, nas quais compreenderam a caraterização da turma e a ação de extensão curricular. Foram realizadas as atividades de intervenção na comunidade escolar, através da dinamização de atividades enriquecedoras e promotoras de uma participação ativa de toda a comunidade escolar, bem como as ações de natureza científico-pedagógica que visaram (1) apresentar as particularidades e potencialidades da modalidade do basebol, no contexto escolar, e (2) auxiliar os docentes a colmatarem algumas das suas necessidades relativamente às estratégias pedagógicas a adotar com os alunos dispensados das aulas de Educação Física. Assim, ao longo deste documento, encontra-se uma descrição, análise e profunda reflexão crítica e reflexiva, evidenciando-se de forma fundamentada, as tomadas de decisão do ponto de vista da prática letiva, da intervenção pedagógica e demais áreas de atuação, com base na literatura de referência em cada uma das áreas de intervenção educativa.
- Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física Realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Ferreira, Mário Gabriel Guedes; Lopes, Helder Manuel ArsénioO presente relatório de estágio incide na prática de ensino supervisionada - o Estágio Pedagógico (EP) realizado na Escola Secundária de Francisco Franco (ESFF), no ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este documento pretende descrever, fundamentar e refletir acerca das atividades e tomadas de decisão ao nível das quatro áreas definidas pelas linhas programáticas do EP, a saber: i) Prática Letiva (PL); ii); Atividades de Integração no Meio (AIM); iii) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) e iv) Atividades de natureza Cientifico-Pedagógica (ACP). A PL, que é o ponto fulcral do processo do EP, permitiu a lecionação a uma turma do ensino secundário (12.º ano de escolaridade), ao longo de todo o ano letivo, e a uma turma do 2.º ciclo do ensino básico (5.º ano), embora de forma mais reduzida. Possibilitou ainda o desempenho do papel de observador, através da assistência às aulas de professores experientes e de colegas estagiários. O exercício da prática pedagógica em ambos os níveis de ensino proporcionou uma panóplia de vivências educativas e didáticas que permitiram desenvolver um processo de ensino-aprendizagem centrado nos alunos. As AIM e as AICE resultaram em atividades fora do âmbito específico da disciplina de Educação Física e originaram uma interação ativa e dinâmica com os diversos agentes da comunidade educativa, num processo de crescimento e reflexão constante. As ACP consistiram em dois momentos de partilha da investigação efetuada, quer através da realização de uma conferência pública, quer ao nível do Grupo Disciplinar. Enquanto futuros professores de Educação Física, as competências adquiridas e as transformações resultantes da prática pedagógica supervisionada possibilitaram a formação e a construção de uma identidade profissional docente, preparando-nos para responder às exigências educativas para intervir com um perfil de aluno de base humanista e capacitando-nos para formar cidadãos interventivos e críticos.