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- Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física Realizado na Escola Secundária de Francisco FrancoPublication . Ferreira, Mário Gabriel Guedes; Lopes, Helder Manuel ArsénioO presente relatório de estágio incide na prática de ensino supervisionada - o Estágio Pedagógico (EP) realizado na Escola Secundária de Francisco Franco (ESFF), no ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este documento pretende descrever, fundamentar e refletir acerca das atividades e tomadas de decisão ao nível das quatro áreas definidas pelas linhas programáticas do EP, a saber: i) Prática Letiva (PL); ii); Atividades de Integração no Meio (AIM); iii) Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar (AICE) e iv) Atividades de natureza Cientifico-Pedagógica (ACP). A PL, que é o ponto fulcral do processo do EP, permitiu a lecionação a uma turma do ensino secundário (12.º ano de escolaridade), ao longo de todo o ano letivo, e a uma turma do 2.º ciclo do ensino básico (5.º ano), embora de forma mais reduzida. Possibilitou ainda o desempenho do papel de observador, através da assistência às aulas de professores experientes e de colegas estagiários. O exercício da prática pedagógica em ambos os níveis de ensino proporcionou uma panóplia de vivências educativas e didáticas que permitiram desenvolver um processo de ensino-aprendizagem centrado nos alunos. As AIM e as AICE resultaram em atividades fora do âmbito específico da disciplina de Educação Física e originaram uma interação ativa e dinâmica com os diversos agentes da comunidade educativa, num processo de crescimento e reflexão constante. As ACP consistiram em dois momentos de partilha da investigação efetuada, quer através da realização de uma conferência pública, quer ao nível do Grupo Disciplinar. Enquanto futuros professores de Educação Física, as competências adquiridas e as transformações resultantes da prática pedagógica supervisionada possibilitaram a formação e a construção de uma identidade profissional docente, preparando-nos para responder às exigências educativas para intervir com um perfil de aluno de base humanista e capacitando-nos para formar cidadãos interventivos e críticos.
- Relatório do Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Gonçalves ZarcoPublication . Bento, César Augusto Gama; Rodrigues, Ana José AguiarO presente relatório de estágio surge como resultado de uma experiência enriquecedora no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira, realizada na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, no ano letivo de 2022/2023. As atividades desenvolvidas numa turma de 11º ano de escolaridade solicitou uma análise profunda e reflexiva de todas as atividades desenvolvidas. O ensino atual solicita que os alunos tenham uma participação ativa nas aulas, por forma a promover a autonomia, pensamento crítico e capacidade de tomada de decisão. O professor tem um papel preponderante, devendo atuar como um condutor, que incentiva cada um dos alunos a explorar, questionar e a construir o seu próprio conhecimento. Esse tipo de abordagem poderá preparar os alunos, para que sejam cidadãos mais envolvidos na sociedade em que se inserem, e capazes de responder aos desafios do mundo atual. Neste relatório serão exploradas as diversas atividades realizadas ao longo de todo estágio pedagógico, estando as mesmas subdividias em quatro grupos, nomeadamente a (i) Prática Letiva, (ii) Atividades de Intervenção no Meio, (iii) Atividades de Intervenção na Comunidade e (iv) Ações de Natureza Científico-Pedagógica. A realização do estágio é essencial para a formação de futuros professores de Educação Física, pois possibilita a aplicação dos conteúdos teóricos em situações práticas, desenvolvendo competências e uma melhor compreensão das dinâmicas escolares. O mesmo permite ainda, refletir sobre as necessidades dos alunos e as estratégias utilizadas, auxiliando na construção da identidade dos futuros docentes, preparando-os para enfrentar desafios futuros.
- Humor, Otimismo e Bem-estar em Contexto Educativo: estudo exploratórioPublication . Nóbrega, Lia Rossana Pereira; Garcês, Soraia FernandesO bem-estar, o otimismo e o humor no contexto educativo são fenómenos que, além de contribuírem para a criação de um ambiente de aprendizagem positivo e acolhedor, influenciam significativamente o desempenho académico, o envolvimento dos alunos, a construção de relacionamentos interpessoais saudáveis e o desenvolvimento geral da comunidade educativa. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar as variáveis humor, otimismo e bem-estar no contexto educativo. A amostra desta investigação é constituída por 323 indivíduos, docentes e não docentes nas escolas de Portugal Continental e Ilhas, com uma idade média global de 46 anos. Em relação aos instrumentos utilizados estes foram, um Questionário Sociodemográfico e Profissional, a Escala do Bem-estar Experiencial de Pocinho e Garcês (2019) e Escala de Otimismo de Barros de Oliveira (1998). Relativamente, aos resultados deste estudo, verifica-se, que existem, efetivamente, diferenças significativas na relação do humor positivo com o bem-estar fator 2 e diferenças significativas na relação do humor positivo com o otimismo. Conclui-se que o humor, o bem-estar e o otimismo são variáveis positivas relevantes para o contexto educativo.
- Desenvolvimento profissional: relatório de vivências no ensino da educação física durante o estágio pedagógicoPublication . Luz, José Pedro Reis Pires Vieira da; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalO presente relatório enquadra-se no âmbito do processo de Estágio Pedagógico, realizado numa escola pública do concelho do Funchal, incluído no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. Este documento tem como objetivo explicar de forma contextualizada todas as opções associadas às atividades realizadas durante o estágio, com ênfase no desenvolvimento de uma capacidade reflexiva e crítica diante dos desafios e experiências vivenciadas no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, e com o propósito de apresentar com clareza e precisão o trabalho desenvolvido e o crescimento pessoal daí resultante, o relatório é revelador de um conjunto de diferentes atividades relacionadas com o estágio pedagógico, nomeadamente a Prática Letiva, Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar, Atividades de Integração no Meio e Ações Científico-Pedagógicas que contribuíram para uma formação mais transversal. Desta forma, torna-se evidente que este estágio desempenhou um papel crucial na nossa capacitação como professores de Educação Física, proporcionando-nos um conjunto de competências essenciais para o nosso desempenho profissional futuro. O professor de Educação Física tem de considerar as diferenças individuais de cada aluno para promover uma aprendizagem de qualidade, pois ensinar é um processo que não serve apenas para garantir o desenvolvimento das capacidades e potencialidades dos melhores, mas serve também para garantir o sucesso daqueles alunos que não têm tantas condições ou oportunidades para atingir o máximo sucesso. É importante termos um conhecimento tão profundo quanto possível das capacidades de cada aluno para podermos reajustar o ensino às suas capacidades. É crucial dedicar especial atenção àqueles que enfrentam maiores dificuldades, envolvê-los, comprometê los e motivá-los. Este foi o nosso foco durante o período de estágio. Neste sentido, o estágio pedagógico, proporcionou a aquisição de um conjunto de conhecimentos profissionais e pessoais fundamentais na identificação e resolução de problemas pedagógicos.