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- Dar voz aos avós. Estudo qualitativo sobre perceções acerca da grã-parentalidadePublication . Xavier, Marta Sofia Figueira; Portugal, Alda Patricia Marques; Beja, Maria João Gouveia PereiraContrariamente ao que acontece com outras vivências do sistema familiar, a transição para a grã-parentalidade continua a ser um acontecimento pouco estudado, de um ponto de vista qualitativo, existindo uma lacuna na clarificação das dimensões específicas da grã-parentalidade na ótica daqueles que a vivenciam – os avôs/avós. Deste modo, o presente estudo tem como principais objetivos descrever e compreender as funções e tarefas deste subsistema. Participaram nove avós do sexo masculino (n = 5) e do sexo feminino (n = 4), residentes na Região Autónoma da Madeira, apresentando idades que variam entre os 51 aos 77 anos (M = 64,8, DP = 9,4). A análise temática das entrevistas semiestruturadas aos avós permitiu identificar três temas principais: (1) Transição para a grã-parentalidade; (2) Vivências a grã-parentalidade e (3) Implicações e desafios da grã parentalidade. Os resultados, de um modo geral, evidenciaram que os avôs/avós imaginavam e idealizavam a grã-parentalidade, como sendo um papel desejado e expectável, que surgiria de forma espontânea e que se encontrava associado a emoções e sentimentos positivos, onde os ganhos/vantagens, na ótica dos avôs/avós, foram muito superiores comparativamente às dificuldades associadas a esse papel.
- Trajetórias e Aprendizagens: relatório de estágio pedagógico no contexto da educação físicaPublication . Caldeira, Henrique Edgar Rodrigues; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalSendo considerado um documento agregador da experiência, do desenvolvimento de competências e ainda um guia para o futuro profissional do professor, o relatório de Estágio Pedagógico é deveras um elemento fundamental à conclusão do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Complementarmente, de acordo com o Regulamento de Proteção de Dados, serão desenvolvidas e explanadas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo sem expor a identidade de qualquer instituição, grupo ou indivíduo. Ao nível dos principais tópicos do relatório, destacam-se essencialmente cinco. Assim, destaca-se a Prática Letiva, as Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar, as Atividades de Integração no Meio, as Atividades de natureza Científico-Pedagógica (Individual e Coletiva) e as Considerações Finais como um elemento que congrega todas as seções anteriores. Em termos da Prática Letiva, houve o intuito de enquadrar as necessidades dos alunos perante o planeamento para o ano letivo, valorizando também a componente da arbitragem e do papel do árbitro, por se tratar de um dos motes para o próprio núcleo de estágio. As Atividades de Intervenção no Meio Escolar procuraram incidir diretamente nas necessidades dos alunos, neste caso o bullying e cyberbullying. Além do mais, em termos da Integração no Meio e da componente Científico-Pedagógica foi destacado em primeiro plano o potencial da arbitragem e do desempenho do papel do árbitro enquanto ferramenta para o desenvolvimento de capacidades dos alunos. O estágio foi alicerçado na aprendizagem prática, desenvolvendo competências essenciais para uma prática docente sólida e eficaz. A análise, reflexão, colaboração e inovação moldaram uma experiência rica, enriquecendo a compreensão da instituição escolar. Integrando saberes científicos, metodológicos e pedagógico-didáticos, o estágio foi, mais que uma etapa formativa, a construção de uma base sólida para uma carreira docente comprometida com a excelência e centrada no aluno.
- Relatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da SilvaPublication . Nóbrega, Wilson João Teixeira; Alves, José Ricardo Velosa Barreto FerreiraAo longo deste relatório encontra-se toda a estrutura do trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico que ocorreu na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, no ano letivo 2022/2023, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Inicialmente realizou-se um enquadramento do Estágio Pedagógico, no qual foram apresentadas as expetativas estabelecidas, bem como os objetivos pretendidos. Seguidamente procedeu-se à caraterização do contexto escolar e apresentação da prática letiva, que envolveu a gestão e a orientação didática a uma turma de 9.º ano de escolaridade. Realizou-se a gestão do processo de Ensino-Aprendizagem no 2.º ciclo e apresentaram-se as atividades de integração no meio, nas quais compreenderam a caraterização da turma e a ação de extensão curricular. Foram realizadas as atividades de intervenção na comunidade escolar, através da dinamização de atividades enriquecedoras e promotoras de uma participação ativa de toda a comunidade escolar, bem como as ações de natureza científico-pedagógica que visaram (1) apresentar as particularidades e potencialidades da modalidade do basebol, no contexto escolar, e (2) auxiliar os docentes a colmatarem algumas das suas necessidades relativamente às estratégias pedagógicas a adotar com os alunos dispensados das aulas de Educação Física. Assim, ao longo deste documento, encontra-se uma descrição, análise e profunda reflexão crítica e reflexiva, evidenciando-se de forma fundamentada, as tomadas de decisão do ponto de vista da prática letiva, da intervenção pedagógica e demais áreas de atuação, com base na literatura de referência em cada uma das áreas de intervenção educativa.