Livros e capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Escala do impacto da dor na família (FIPS)Publication . Branco, Sandra; Portugal, Alda; Sotero, Luciana; Relvas, Ana Paula; Portugal, Alda; Marques Portugal, Alda PatríciaA Escala do Impacto da Dor na Família é a versão portuguesa da The Family Impact of Pain Scale (FIPS; Newton-John, 2005), um questionário de auto-resposta composto por 10 itens que permite avaliar o impacto da dor crónica na família. A partir de uma amostra de 51 sujeitos com dor crónica foram realizados estudos de tradução e adaptação para a população portuguesa, assim como estudos descritivos, de precisão e de validade de constructo. Os resultados demonstram uma elevada con sistência interna dos itens (α = .91). Na análise fatorial confirmatória não se verificou uma correspondência com os fatores da escala original. As correlações, com base no coeficiente de Spearman, permitem concluir que existe uma relação estatisticamente significativa entre o impacto da dor crónica na família e as crenças de autoeficácia e a depressão (r = -.754, p < .01; r = .332, p < .05, respetivamente). Futuramente, o estudo da dor crónica na família deverá contemplar, não só os sujeitos com dor crónica, como também os seus familiares.
- Apontamentos sobre a evolução da biografia na antiguidade clássicaPublication . Pinheiro, Joaquim; Pinheiro, Joaquim José; Brandão, J. L.; Teixeira, C.; Faversani, F.; Rodrigues, A.Durante a Antiguidade Clássica, a narrativa de vidas passou por várias fases e desenvolveu‑se em âmbitos muitos diversos, mantendo uma relação próxima com a historiografia. Em forma de síntese, procuraremos identificar os vários momentos dessa evolução e caracterizar os temas principais do género biográfico.
- Dos princípios à prática: candidatura das tradições do Vinho Madeira a património cultural imaterial da humanidadePublication . Silva, António José Marques da; Marques da Silva, António José; Nunes, Naidea Nunes; Santos, Rossana Andreia Neves dos; Santos, Rossana; Nunes Nunes, Naidea; António José Marques da
- Michael Apple e a modernização conservadora: reflexões contemporâneas sobre educação e currículo escolarPublication . Fonseca, Arnaldo; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséO texto aborda a atualidade da visão crítica de Michael Apple sobre a educação e o currículo escolar, analisando a influência das estruturas dominantes e dos interesses sociais, económicos e políticos nesse contexto. Destaca como o currículo pode contribuir para a reprodução de desigualdades, reforçando-se a necessidade de uma educação mais justa e inclusiva. Examina ainda a crítica de Apple às tendências tanto neoconservadoras, como neoliberais, tão atuais, as quais vão promovendo a uniformização e mercantilização do ensino, articuladas na noção de “modernização conservadora”. Essa abordagem é vista como uma ameaça à autonomia dos educadores e à construção de uma pedagogia crítica e emancipadora, ao se impor uma visão reduzida do papel do Estado na educação. O texto enfatiza, ainda, a urgência de resistir a essas tendências, promovendo um currículo alinhado com os ideais de uma sociedade democrática e plural.
- Educação e conhecimento: ruturas e desafios na pós-modernidadePublication . Fonseca, Arnaldo Jose Dinis; Dinis Fonseca, Arnaldo JoséA transição da modernidade para a pós-modernidade representa uma mudança paradigmática significativa, caracterizada pelo questionamento das grandes narrativas, pela fragmentação do conhecimento, assim como pela valorização da subjetividade e da intersubjetividade. A nossa análise pretende examinar as implicações dessa rutura no contexto educacional, destacando os desafios emergentes na construção do saber, destacando como o mesmo se torna cada vez mais interdisciplinar, dinâmico e contextualizado. Por outro lado, a crescente influência da tecnologia e da globalização no conhecimento também é analisada, bem como o impacto da mercantilização do saber e da performance académica sobre a educação contemporânea. São discutidas, ainda, as críticas ao relativismo epistemológico e ao enfraquecimento de uma base axiológica universal, contrastando-as com novas abordagens pedagógicas que promovem uma educação mais inclusiva e crítica. Conclui-se que, apesar das incertezas inerentes à pós-modernidade, o contexto educacional contemporâneo oferece oportunidades para a construção de práticas pedagógicas mais reflexivas e alinhadas com os desafios sociais, culturais e tecnológicos do presente.
- Vidas paralelas. Filopémen e FlamininoPublication . Pereira, Reina Marisol Troca; Pinheiro, Joaquim; Pinheiro, JoaquimO objetivo deste livro é fornecer, em língua portuguesa, uma tradução do par biográfico Filopémen-Flaminino, com uma breve introdução e notas de apoio à leitura e compreensão do texto.
- Há um espaço para Saramago em BauschPublication . Dias, Teresa Norton
- Initiating aesthetic learning: a study on practicing dance (again)Publication . Kraus, Anja; Antilla, Eeva; Dias, Teresa Norton; de Moura Portugal Norton Dias, Teresa Maria
- Notas sobre dança e esculturaPublication . Gonçalves, joão; Gonçalves, João
- Corpos que dançamPublication . Neder, Cristiane Pimentel; Dias, Teresa Norton; de Moura Portugal Norton Dias, Teresa Maria