Livros e capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Livros e capítulos de livros by Title
Now showing 1 - 10 of 658
Results Per Page
Sort Options
- 1985 – 2005: 20 anos QuercusPublication . Spínola, Hélder
- Abordagem curricular da educação para a cidadania na EuropaPublication . Gouveia, Maria Fernanda
- Abordagem da capoeira na escolaPublication . Sousa, Diogo; Jesus, Octávio; Nóbrega, Adérito; Alves, RicardoA Capoeira muitas vezes é designada de dança, de luta e de jogo, mas o mais importante nesta designação é saber que esta poderá ser aquilo que querermos dela, pois dependerá da forma como queremos abordá-la nas aulas ou até no nosso dia-a-dia. Isto tudo dependerá da metodologia a utilizar e da forma como pretendemos transformar os nossos alunos através desta atividade. Está é uma temática pertinente, pois segundo Figueiredo (1998), os Desportos de Combate (DC) têm visto o seu valor formativo a ser descurado pelos professores de Educação Física (EF), pelo que estes se baseiam em justificações/desculpas, para não abordarem, estes tipos de Desportos nas aulas de Educação Física. Os objetivos deste artigo passam por demonstrar que a Capoeira poderá ser mais uma alternativa viável à abordagem dos DC, assim como demonstrar que na escola não devemos procurar formar atletas, mas sim Homens, utilizando as diferentes matérias possíveis como meio de transformação, e não como um fim em si mesmo. Paralelamente a estes objetivos pretendemos analisar a perceção dos professores em relação à matéria dos DC e da Capoeira, perceber o que leva ou não à lecionação desta matéria nas aulas de Educação Física; analisar a perceção/satisfação dos alunos em relação à matéria dos DC e à experiência de Capoeira, após uma experiência em aula; perceber se existem diferenças na satisfação dos alunos entre a atuação de um professor com formação específica e de um professor sem formação específica em Capoeira. Este último objetivo será o ponto central da nossa discussão, pois segundo Figueiredo (1998) é uma das justificações que os professores utilizam para não lecionarem DC nas suas aulas.
- Abordagem das atividades rítmicas expressivas na EFPublication . Correia, Ana Luisa; Carvalho, Maria Luísa; Pita, Diogo; Castro, Michael; Rodrigues, Ana
- Abordagem dos conceitos científicos de biologia nos manuais escolares de 10º anoPublication . Ornelas, Márcia; Horta, Cristina; Aguin-Pombo, Dora
- Abordagem lúdica e competitiva do atletismoPublication . Silva, Luís Carlos; Simões, Joana; Silva, David; Nóbrega, Miguel; Lopes, Helder
- Abordagens alternativas ao ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão na educação físicaPublication . Pestana, Marcelo; Quintal, Tomás; Gaspar, Maria Arcanjo; Oliveira, Ricardo; Gouveia, Élvio
- Abordagens alternativas ao ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão na educação física – uma abordagem no futebolPublication . Andrade, Henrique; Gouveia, Élvio; Nóbrega, Miguel; Lopes, Helder
- A actividade portuária e o turismoPublication . Câmara, Benedita
- Alcunhas e nomes geográficos na literatura regional madeirensePublication . Nunes, Naidea Nunes