Repository logo
 
Publication

Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior

dc.contributor.authorAntunes, Ana P.
dc.contributor.authorMorais, Fátima
dc.contributor.authorMartins, Fernanda
dc.date.accessioned2022-07-14T15:20:56Z
dc.date.available2022-07-14T15:20:56Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO talento académico, reconhecido algumas vezes pela atribuição de prémios de mérito aos alunos com desempenhos escolares excelentes, representa um potencial importante disponível em cada país, sendo que a transformação da excelência académica em sucesso profissional tem estimulado algum investimento da comunidade científica. Neste projeto, pretende-se validar um questionário de autorrelato (Scaeger et al., 2012), construído a partir das três componentes base do comportamento sobredotado e criativo segundo Renzulli (2005): habilidades, criatividade e motivação, o qual na versão portuguesa aparece com a denominação de Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico (ICPADA). A amostra é constituída por 1366 alunos, do 1º ciclo do ensino superior português, e distribuídos por três áreas de saber: Ciências e Tecnologias; Ciências Sociais e Humanas; Artes e Humanidades. Apresentam-se os resultados da análise fatorial exploratória, bem como os valores de alfa de Cronbach, os quais se revelam adequados. Os resultados nas 6 dimensões do ICPADA – Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural - apontam para uma diferenciação dos alunos do grupo de mérito escolar, em relação aos colegas, em todas as dimensões analisadas, exceto na dimensão Interação Social. Discutem-se algumas formas de intervenção com os alunos de excelência académica neste nível de ensino, bem como futuras investigações sobre a temática.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, A. P., Morais, F., & Martins, M. F. (2015). Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: Diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior. Livro de atas: III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho, 122-130.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4410
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)pt_PT
dc.relationStrategic Project - UI 1661 - 2014
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMérito escolarpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectExcelência académicapt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleRendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superiorpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleStrategic Project - UI 1661 - 2014
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/PEst-OE%2FCED%2FUI1661%2F2014/PT
oaire.citation.conferencePlaceBraga (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage130pt_PT
oaire.citation.startPage122pt_PT
oaire.citation.titleLivro de atas: III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenhopt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameAntunes
person.familyNameMorais
person.givenNameAna
person.givenNameMaria de Fatima
person.identifier.ciencia-id1910-E007-EC8C
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
person.identifier.orcid0000-0001-8180-6687
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublicationf9f6e4e5-05b9-4eb0-8a39-1b19c9dec449
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf9f6e4e5-05b9-4eb0-8a39-1b19c9dec449
relation.isProjectOfPublication674d3171-fafd-4664-9897-0d97cf256ced
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery674d3171-fafd-4664-9897-0d97cf256ced

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas .pdf
Size:
259.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: