Publication
Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior
dc.contributor.author | Antunes, Ana P. | |
dc.contributor.author | Morais, Fátima | |
dc.contributor.author | Martins, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2022-07-14T15:20:56Z | |
dc.date.available | 2022-07-14T15:20:56Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O talento académico, reconhecido algumas vezes pela atribuição de prémios de mérito aos alunos com desempenhos escolares excelentes, representa um potencial importante disponível em cada país, sendo que a transformação da excelência académica em sucesso profissional tem estimulado algum investimento da comunidade científica. Neste projeto, pretende-se validar um questionário de autorrelato (Scaeger et al., 2012), construído a partir das três componentes base do comportamento sobredotado e criativo segundo Renzulli (2005): habilidades, criatividade e motivação, o qual na versão portuguesa aparece com a denominação de Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico (ICPADA). A amostra é constituída por 1366 alunos, do 1º ciclo do ensino superior português, e distribuídos por três áreas de saber: Ciências e Tecnologias; Ciências Sociais e Humanas; Artes e Humanidades. Apresentam-se os resultados da análise fatorial exploratória, bem como os valores de alfa de Cronbach, os quais se revelam adequados. Os resultados nas 6 dimensões do ICPADA – Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de Aprendizagem, Persistência, Interação Social, Procura de Excelência e Interesse Cultural - apontam para uma diferenciação dos alunos do grupo de mérito escolar, em relação aos colegas, em todas as dimensões analisadas, exceto na dimensão Interação Social. Discutem-se algumas formas de intervenção com os alunos de excelência académica neste nível de ensino, bem como futuras investigações sobre a temática. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Antunes, A. P., Morais, F., & Martins, M. F. (2015). Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: Diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior. Livro de atas: III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho, 122-130. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/4410 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | pt_PT |
dc.relation | Strategic Project - UI 1661 - 2014 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Mérito escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Excelência académica | pt_PT |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Artes e Humanidades | pt_PT |
dc.title | Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas: diferenciação dos alunos de mérito académico no ensino superior | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Strategic Project - UI 1661 - 2014 | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/PEst-OE%2FCED%2FUI1661%2F2014/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 130 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 122 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de atas: III Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Antunes | |
person.familyName | Morais | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Maria de Fatima | |
person.identifier.ciencia-id | 1910-E007-EC8C | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3336-7867 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8180-6687 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06 | |
relation.isAuthorOfPublication | f9f6e4e5-05b9-4eb0-8a39-1b19c9dec449 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f9f6e4e5-05b9-4eb0-8a39-1b19c9dec449 | |
relation.isProjectOfPublication | 674d3171-fafd-4664-9897-0d97cf256ced | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 674d3171-fafd-4664-9897-0d97cf256ced |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Rendimento académico elevado e caraterísticas psicológicas associadas .pdf
- Size:
- 259.85 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: