Browsing by Author "Faria, Leonilde Ludovina Abreu"
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- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Faria, Leonilde Ludovina Abreu; Mendes, Guida Reis RodriguesO presente relatório de estágio é composto por duas partes fundamentais: um enquadramento teórico e metodológico que tem por objetivo a compreensão, a análise e o aprimoramento de saberes sobre toda a ação educativa desenvolvida e uma parte pedagógica na qual estão compreendidas as diferentes práticas pedagógicas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A prática pedagógica I ocorreu no Jardim-Escola João de Deus na sala do Bibe Amarelo II; a prática pedagógica II foi desenvolvida na vertente do Ensino Remoto de Emergência na turma do 1.º B; e a prática pedagógica III na turma do 2.º B, sendo que as práticas pedagógicas II e III foram realizadas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Roque – Edifício do Galeão. Um docente deve ser um investigador na sua ação educativa e deve refletir sobre as aprendizagens dos seus alunos diariamente. Então, com o intuito de realizar uma intervenção educativa que fosse significativa para os alunos e que fosse ao encontro das suas necessidades e interesses individuais e coletivos apliquei ao longo de todas as minhas práticas pedagógicas a metodologia de investigação-ação. Neste sentido, na prática pedagógica I foi realizado um projeto que contempla estratégias especificas para responder à seguinte problemática: “Como é que as crianças da sala do Bibe Amarelo II podem desenvolver a consciência fonológica?”. Na prática pedagógica II, dado a pandemia atual denominada COVID-19 o estágio foi adaptado para o Ensino Remoto de Emergência, no qual a estratégia adotada para puder desenvolver conhecimentos e participar na aprendizagem dos alunos foi a vídeo-aula. Na prática pedagógica III, realizei um projeto de investigação-ação e incorporei nas minhas planificações pedagógicas, estratégias que pudessem responder à seguinte questão: “Como é que os alunos do 2.º ano da turma B, podem desenvolver competências de cidadania e de convivência?”.