Browsing by Author "Farias, Selma Suely de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Hipertexto e gêneros digitais: práticas pedagógicas inovadoras no ensino médio?Publication . Farias, Selma Suely de; Brazão, José Paulo Gomes; Reis, Maria da Conceição dosDissertação com o tema Hipertexto e Gêneros Digitais: Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Médio? Que se propôs a compreender até onde as práticas com o gênero textual hipertexto contribuem para uma aprendizagem fundamentada no desenvolvimento da criticidade, criatividade e autonomia dos discentes. Arguindo se o trabalho com esse gênero no ensino médio, desperta o desenvolvimento crítico da autonomia e interação sociocultural podendo ser considerado uma prática inovadora. Enfatizaram-se as categorias Hipertexto e Gêneros Digitais e Inovação pedagógica. A pesquisa foi realizada através de estudo de caso com abordagem qualitativa utilizando como procedimentos metodológicos entrevistas, revisão bibliográfica e observação participante. O caminhar investigativo permitiu observar que as produções dos aprendizes apresentavam aspectos importantes em relação a edificação do saber pelos discentes, uma vez que eles eram autônomos em relação a aquisição de conhecimento e se mostravam ativos em relação a execução das atividades propostas com o hipertexto. Aguçavam suas percepções e demonstravam melhorias nas linguagens escrita e oral, bem como no relacionamento entre os pares e com a sociedade ao seu redor. Durante este percurso constatamos ainda o quanto as mudanças nas posturas pedagógicas do docente, associadas à um local de estudo que difere dos padrões de uma sala de aula tradicional, podem contribuir para aumentar a motivação, a cooperação, a autoestima e a autonomia dos aprendizes. Podemos concluir mencionando que a influência positiva do ambiente no qual se desenvolvem as atividades, uma vez que nesse espaço os aprendizes se mostraram motivados à produzirem e compartilharem conhecimentos.
