Browsing by Issue Date, starting with "2019-05-06"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Robótica educacional: um cenário para uma prática pedagógica inovadoraPublication . Moreira, Leonardo Rocha; Fino, Carlos Nogueira; Pontes, Maria Gilvanise de OliveiraEsta dissertação possui o objetivo de investigar a utilização da robótica educacional como possibilidade para uma prática pedagógica inovadora em uma escola localizada na periferia do sertão cearense. Assim, esta pesquisa busca compreender como um grupo de estudo em robótica pode proporcionalizar experiências inovadoras na aprendizagem dos atores. Para analisar a maneira como os participantes utilizam o seu conhecimento e compartilham as informações, foi utilizada uma metodologia de investigação concentrada numa pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica com o investigador dentro do cenário pesquisado. Os dados foram coletados por meio da observação participante e de entrevistas não estruturadas. Durante um semestre, foram realizadas as observações e os seus registros de modo a compreender esse ambiente de aprendizagem. Após as análises das observações e das entrevistas não estruturadas, ficou perceptivel o fato de que a utilização da robótica, no âmbito educacional, pode ser um instrumento inovador, motivador e dinamizador dos processos de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, sua utilização serve como scaffolding na construção do conhecimento.
- Hipertexto e gêneros digitais: práticas pedagógicas inovadoras no ensino médio?Publication . Farias, Selma Suely de; Brazão, José Paulo Gomes; Reis, Maria da Conceição dosDissertação com o tema Hipertexto e Gêneros Digitais: Práticas Pedagógicas Inovadoras no Ensino Médio? Que se propôs a compreender até onde as práticas com o gênero textual hipertexto contribuem para uma aprendizagem fundamentada no desenvolvimento da criticidade, criatividade e autonomia dos discentes. Arguindo se o trabalho com esse gênero no ensino médio, desperta o desenvolvimento crítico da autonomia e interação sociocultural podendo ser considerado uma prática inovadora. Enfatizaram-se as categorias Hipertexto e Gêneros Digitais e Inovação pedagógica. A pesquisa foi realizada através de estudo de caso com abordagem qualitativa utilizando como procedimentos metodológicos entrevistas, revisão bibliográfica e observação participante. O caminhar investigativo permitiu observar que as produções dos aprendizes apresentavam aspectos importantes em relação a edificação do saber pelos discentes, uma vez que eles eram autônomos em relação a aquisição de conhecimento e se mostravam ativos em relação a execução das atividades propostas com o hipertexto. Aguçavam suas percepções e demonstravam melhorias nas linguagens escrita e oral, bem como no relacionamento entre os pares e com a sociedade ao seu redor. Durante este percurso constatamos ainda o quanto as mudanças nas posturas pedagógicas do docente, associadas à um local de estudo que difere dos padrões de uma sala de aula tradicional, podem contribuir para aumentar a motivação, a cooperação, a autoestima e a autonomia dos aprendizes. Podemos concluir mencionando que a influência positiva do ambiente no qual se desenvolvem as atividades, uma vez que nesse espaço os aprendizes se mostraram motivados à produzirem e compartilharem conhecimentos.