Browsing by Author "Fernandes, Ana Rubina Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Análise da componente disposicional da robustez mental: influência dos cinco grandes fatores de personalidade e dos seus subdomíniosPublication . Fernandes, Ana Rubina Silva; Rodrigues, Nuno Miguel VieiraNo contexto do ensino superior, a robustez mental tem surgido como um construto psicológico promissor na promoção do desempenho e sucesso académico de todos os estudantes. Apesar do seu caráter revelante neste nível de ensino, a sua definição e conceptualização permanecem em discussão na literatura, sendo que o tópico que tem suscitado maior debate consiste em compreender se esta constitui um traço de personalidade (trait-like construct) ou se deve ser concebida como uma caraterística adaptativa (state-like construct). O presente estudo centra-se na análise antecedentes disposicionais da robustez mental através do estudo da sua relação com os cinco fatores de personalidade e respetivos subdomínios, no quadro do ensino superior. Tendo por base uma amostra de 316 estudantes universitários, recorreu-se a um design de investigação preditivo, por inquérito transversal. Os resultados revelaram correlações significativas entre a conscienciosidade, o neuroticismo, a abertura à experiência, a extroversão e a robustez mental que, com exceção da extroversão, emergiram como preditores válidos e não redundantes do nível de robustez mental dos alunos universitários. Ao nível dos dez subdomínios de personalidade em estudo, apenas os subdomínios determinação e ordem (da conscienciosidade), abandono (do neuroticismo) e intelecto (da abertura à experiência) facultaram contributos significativos e independentes para predição da variável critério em estudo. Estes resultados possuem implicações para a validade de construto da robustez mental, suportando a sua conceptualização como uma caraterística adaptativa (i.e., um state-like construct), bem como para a intervenção psicoeducativa focada no desenvolvimento da robustez mental no contexto do ensino superior.