Browsing by Author "Fernandes, Elsa Maria dos Santos"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Uma corrida de robots na aula de matemáticaPublication . Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa Maria dos SantosEste artigo refere-se a uma pequena parte de um estudo que está a ser realizado no âmbito das atividades do projeto DROIDE II3 – Os Robots na Educação Matemática e Informática. Tomou-se como fenómeno em estudo a aprendizagem e definiu-se como problema de investigação compreender de que forma o uso de tecnologias, com especial enfoque nos robots, contribuem para que os alunos desenvolvam a comunicação matemática, o raciocínio matemático e a sua capacidade de resolução de problemas, produzindo significado e incrementando a aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos. Com este pressuposto e seguindo uma metodologia de trabalho de projeto, construiu-se e programou-se, numa turma de 8.º ano de escolaridade, um cenário de aprendizagem no qual os alunos trabalharam conjuntamente com robots para aprender estatística. O enquadramento teórico adotado assenta em ideias da perspetiva situada da aprendizagem sendo atribuída particular relevância à prática (WENGER, 1998) matemática escolar que ocorre quando os alunos aprendem matemática (e não só) com robots. A metodologia adotada foi de carácter qualitativo e a observação participante foi uma estratégia central na recolha de dados. Os dados analisados elucidam como é que os alunos, engajando-se na prática, aprenderam Estatística com robots.
- Droide virtual: utilização de robôs na aprendizagem colaborativa da programação através da webPublication . Santos, Elci Alcione Almeida dos; Fermé, Eduardo Leopoldo; Fernandes, Elsa Maria dos SantosEste artigo apresenta o projecto DROIDE VIRTUAL, que tem por objectivo descrever, analisar e compreender o processo de construção do conhecimento sobre conceitos de programação e o desenvolvimento de competências nesta área. O projecto tem uma duração de três anos ― sendo este o primeiro ano ― e envolve estudantes do ensino secundário da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, os quais aprendem programação desenvolvendo pequenos projectos de robótica através da colaboração virtual em um ambiente de aprendizagem baseado na web.
- Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anosPublication . Martins, Sónia Matilde Pinto Correia; Fernandes, Elsa Maria dos SantosO presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1o ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido “construídos” pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto.