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Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo refere-se a uma pequena parte de um estudo que está a ser realizado
no âmbito das atividades do projeto DROIDE II3
– Os Robots na Educação Matemática
e Informática. Tomou-se como fenómeno em estudo a aprendizagem e definiu-se como
problema de investigação compreender de que forma o uso de tecnologias, com especial
enfoque nos robots, contribuem para que os alunos desenvolvam a comunicação
matemática, o raciocínio matemático e a sua capacidade de resolução de problemas,
produzindo significado e incrementando a aprendizagem de tópicos e conceitos
matemáticos. Com este pressuposto e seguindo uma metodologia de trabalho de projeto,
construiu-se e programou-se, numa turma de 8.º ano de escolaridade, um cenário de
aprendizagem no qual os alunos trabalharam conjuntamente com robots para aprender
estatística. O enquadramento teórico adotado assenta em ideias da perspetiva situada da
aprendizagem sendo atribuída particular relevância à prática (WENGER, 1998)
matemática escolar que ocorre quando os alunos aprendem matemática (e não só) com
robots. A metodologia adotada foi de carácter qualitativo e a observação participante foi
uma estratégia central na recolha de dados. Os dados analisados elucidam como é que
os alunos, engajando-se na prática, aprenderam Estatística com robots.
Description
Keywords
Aprendizagem Robots Prática matemática escolar . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Citation
Lopes, P. C., & Fernandes, E. (2012). Uma corrida de robots na aula de matemática. Revista Tecnologias na Educação, 4(7), 1-13.