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  • Robots to learn statistics and citizenship
    Publication . Lopes, P. C.; Fernandes, E.
    In this paper we report a small part of a broader study that is being carried out under the first author PhD, whose goal is to understand how the use of technologies, specially robots, helps students to develop statistical literacy, reasoning and thinking and their ability to problem-solving, producing meaning and enhancing learning. We assume as phenomenon under study - learning (of statistics and citizenship). In this paper we will analyse how learning of statistics and citizenship occurred throughout the search of the winner of a robot race.
  • O papel da investigação no desenvolvimento da literacia pedagógica dos professores: a modelação 3D como ferramenta
    Publication . Fernandes, Elsa; Lopes, Paula Cristina; Abreu, Sónia
    Em contexto de mudança na sociedade e na escola, motivada pelos avanços tec nológicos, a literacia pedagógica é uma importante ferramenta para o desenvolvi mento da prática pedagógico dos professores da atualidade. ‘A literacia pedagógi ca é um conceito reflexivo no qual a leitura e a escrita (através de um modelo de transformação do conhecimento) sobre o conteúdo pedagógico são o meio essen cial através do qual o raciocínio pedagógico do professor se desenvolve’ (Maclellan, 2008). Apoiadas por teorias sociais de aprendizagem, nesta comunicação, analisa remos a nossa prática enquanto formadoras num projeto de formação continua de professores, que visa a transformação das práticas dos professores em formação através da inclusão de tecnologias digitais e de metodologias de trabalho alterna tivas nas mesmas. Analisaremos cenários de aprendizagem, com utilização da mo delação 3D, construídos pelos professores em formação para ilustrar a importância da investigação da construção da literacia pedagógica (onde se inclui também a literacia digital) dos professores em formação.
  • Recovering the meaning of "critique" in critical mathematics education
    Publication . Pais, Alexandre; Fernandes, Elsa; Matos, João Filipe; Alves, Ana Sofia
  • Aprender matemática num projeto interdisciplinar com robots
    Publication . Martins, Sónia; Fernandes, Elsa
    Tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em práticas sociais (LAVE;WENGER,1991), procura-se, neste artigo, analisar de que forma o desenvolvimento de projetos interdisciplinares com robots contribuem para a aprendizagem dos alunos de turmas de diferentes níveis de escolaridade. A investigação subjacente a este artigo é de caracter qualitativo e interpretativo e decorreu no âmbito do projeto DROIDE II-Robots em Educação Matemática e Informática3 . O propósito da investigação é compreender como é que o uso de robots contribui para o desenvolvimento de competências matemáticas e para a aprendizagem de conceitos matemáticos nos alunos dos primeiros anos de escolaridade. Tomando esse pressuposto, foi construído e implementado um cenário de aprendizagem, com uma metodologia de projeto, envolvendo duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a trabalhar conjuntamente com robots. Os resultados enfatizam o contributo do uso dos robots para a aprendizagem dos alunos, no que diz respeito à negociação de significados de diferentes áreas disciplinares, nomeadamente da matemática. A par da utilização do artefacto tecnológico, discutimos a importância da atuação e intencionalidade das professoras em tirar partido dos momentos em que o robot potenciou a construção/expansão de significados pelos alunos.
  • Educação matemática crítica: um relato
    Publication . Martins, Márcio; Fernandes, Elsa
  • Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professores
    Publication . Martins, Sónia; Fernandes, Elsa
    O domínio da literacia matemática diz respeito à “capacidade de um indiví duo formular, aplicar e interpretar a matemática em contextos diversos. Inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos matemáticos, processos, factos e ferramentas para descrever, explicar e prever fenómenos” (OCDE, 2017, p. 7). Um enquadramento que fundamente a educação matemática numa perspetiva de li teracia matemática, deverá assentar em cenários de aprendizagem que apelem à atividade matemática dos alunos que priorize a construção e utilização do conhe cimento matemático, visando o desenvolvimento de capacidades ligadas à reso lução de problemas, ao raciocínio matemático, às representações matemáticas, à comunicação e às conexões internas e externas da matemática (NCTM, 2007). Nesta comunicação discutir-se-á de que forma o design de cenários de aprendi zagem (Carroll, 1999) na formação inicial de professores, contribui para a criação de ambientes de aprendizagem promotores do desenvolvimento da literacia matemática.
  • Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar
    Publication . Fernandes, Elsa
    Neste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões.
  • Droide virtual: utilização de robôs na aprendizagem colaborativa da programação através da web
    Publication . Santos, Elci Alcione Almeida dos; Fermé, Eduardo Leopoldo; Fernandes, Elsa Maria dos Santos
    Este artigo apresenta o projecto DROIDE VIRTUAL, que tem por objectivo descrever, analisar e compreender o processo de construção do conhecimento sobre conceitos de programação e o desenvolvimento de competências nesta área. O projecto tem uma duração de três anos ― sendo este o primeiro ano ― e envolve estudantes do ensino secundário da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, os quais aprendem programação desenvolvendo pequenos projectos de robótica através da colaboração virtual em um ambiente de aprendizagem baseado na web.