Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
128.96 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à
participação em práticas sociais (LAVE;WENGER,1991), procura-se, neste artigo,
analisar de que forma o desenvolvimento de projetos interdisciplinares com robots
contribuem para a aprendizagem dos alunos de turmas de diferentes níveis de
escolaridade.
A investigação subjacente a este artigo é de caracter qualitativo e interpretativo e
decorreu no âmbito do projeto DROIDE II-Robots em Educação Matemática e
Informática3
. O propósito da investigação é compreender como é que o uso de robots
contribui para o desenvolvimento de competências matemáticas e para a aprendizagem
de conceitos matemáticos nos alunos dos primeiros anos de escolaridade. Tomando esse
pressuposto, foi construído e implementado um cenário de aprendizagem, com uma
metodologia de projeto, envolvendo duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a
trabalhar conjuntamente com robots.
Os resultados enfatizam o contributo do uso dos robots para a aprendizagem dos
alunos, no que diz respeito à negociação de significados de diferentes áreas
disciplinares, nomeadamente da matemática. A par da utilização do artefacto
tecnológico, discutimos a importância da atuação e intencionalidade das professoras em
tirar partido dos momentos em que o robot potenciou a construção/expansão de
significados pelos alunos.
Description
Keywords
Robots Interdisciplinaridade Aprendizagem situada Aprendizagem da matemática . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
Citation
Martins, S., & Fernandes, E. (2015). Aprender matemática num projeto interdisciplinar com robots. Revista Tecnologias na Educação, 7(13), 1-12.