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Aprender matemática num projeto interdisciplinar com robots
dc.contributor.author | Martins, Sónia | |
dc.contributor.author | Fernandes, Elsa | |
dc.date.accessioned | 2021-11-05T14:07:38Z | |
dc.date.available | 2021-11-05T14:07:38Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em práticas sociais (LAVE;WENGER,1991), procura-se, neste artigo, analisar de que forma o desenvolvimento de projetos interdisciplinares com robots contribuem para a aprendizagem dos alunos de turmas de diferentes níveis de escolaridade. A investigação subjacente a este artigo é de caracter qualitativo e interpretativo e decorreu no âmbito do projeto DROIDE II-Robots em Educação Matemática e Informática3 . O propósito da investigação é compreender como é que o uso de robots contribui para o desenvolvimento de competências matemáticas e para a aprendizagem de conceitos matemáticos nos alunos dos primeiros anos de escolaridade. Tomando esse pressuposto, foi construído e implementado um cenário de aprendizagem, com uma metodologia de projeto, envolvendo duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a trabalhar conjuntamente com robots. Os resultados enfatizam o contributo do uso dos robots para a aprendizagem dos alunos, no que diz respeito à negociação de significados de diferentes áreas disciplinares, nomeadamente da matemática. A par da utilização do artefacto tecnológico, discutimos a importância da atuação e intencionalidade das professoras em tirar partido dos momentos em que o robot potenciou a construção/expansão de significados pelos alunos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Martins, S., & Fernandes, E. (2015). Aprender matemática num projeto interdisciplinar com robots. Revista Tecnologias na Educação, 7(13), 1-12. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/3798 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | TECEDU | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Robots | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem situada | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem da matemática | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
dc.title | Aprender matemática num projeto interdisciplinar com robots | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Minas Gerais (Brasil) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 12 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 13 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Tecnologias na Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 7 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.familyName | Fernandes | |
person.givenName | Sónia | |
person.givenName | Elsa | |
person.identifier.ciencia-id | 9611-2AAE-F51C | |
person.identifier.ciencia-id | D614-35E0-4AFA | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8336-4165 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9867-6230 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55441570100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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