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Aprender matemática num projeto interdisciplinar com robots

dc.contributor.authorMartins, Sónia
dc.contributor.authorFernandes, Elsa
dc.date.accessioned2021-11-05T14:07:38Z
dc.date.available2021-11-05T14:07:38Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractTomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em práticas sociais (LAVE;WENGER,1991), procura-se, neste artigo, analisar de que forma o desenvolvimento de projetos interdisciplinares com robots contribuem para a aprendizagem dos alunos de turmas de diferentes níveis de escolaridade. A investigação subjacente a este artigo é de caracter qualitativo e interpretativo e decorreu no âmbito do projeto DROIDE II-Robots em Educação Matemática e Informática3 . O propósito da investigação é compreender como é que o uso de robots contribui para o desenvolvimento de competências matemáticas e para a aprendizagem de conceitos matemáticos nos alunos dos primeiros anos de escolaridade. Tomando esse pressuposto, foi construído e implementado um cenário de aprendizagem, com uma metodologia de projeto, envolvendo duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a trabalhar conjuntamente com robots. Os resultados enfatizam o contributo do uso dos robots para a aprendizagem dos alunos, no que diz respeito à negociação de significados de diferentes áreas disciplinares, nomeadamente da matemática. A par da utilização do artefacto tecnológico, discutimos a importância da atuação e intencionalidade das professoras em tirar partido dos momentos em que o robot potenciou a construção/expansão de significados pelos alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, S., & Fernandes, E. (2015). Aprender matemática num projeto interdisciplinar com robots. Revista Tecnologias na Educação, 7(13), 1-12.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3798
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherTECEDUpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRobotspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectAprendizagem situadapt_PT
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleAprender matemática num projeto interdisciplinar com robotspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMinas Gerais (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.issue13pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Tecnologias na Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
person.familyNameMartins
person.familyNameFernandes
person.givenNameSónia
person.givenNameElsa
person.identifier.ciencia-id9611-2AAE-F51C
person.identifier.ciencia-idD614-35E0-4AFA
person.identifier.orcid0000-0001-8336-4165
person.identifier.orcid0000-0002-9867-6230
person.identifier.scopus-author-id55441570100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1008478e-81e1-48fa-9d3f-f292ef1304e9
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