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- Aprender matemática num projeto interdisciplinar com robotsPublication . Martins, Sónia; Fernandes, ElsaTomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em práticas sociais (LAVE;WENGER,1991), procura-se, neste artigo, analisar de que forma o desenvolvimento de projetos interdisciplinares com robots contribuem para a aprendizagem dos alunos de turmas de diferentes níveis de escolaridade. A investigação subjacente a este artigo é de caracter qualitativo e interpretativo e decorreu no âmbito do projeto DROIDE II-Robots em Educação Matemática e Informática3 . O propósito da investigação é compreender como é que o uso de robots contribui para o desenvolvimento de competências matemáticas e para a aprendizagem de conceitos matemáticos nos alunos dos primeiros anos de escolaridade. Tomando esse pressuposto, foi construído e implementado um cenário de aprendizagem, com uma metodologia de projeto, envolvendo duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a trabalhar conjuntamente com robots. Os resultados enfatizam o contributo do uso dos robots para a aprendizagem dos alunos, no que diz respeito à negociação de significados de diferentes áreas disciplinares, nomeadamente da matemática. A par da utilização do artefacto tecnológico, discutimos a importância da atuação e intencionalidade das professoras em tirar partido dos momentos em que o robot potenciou a construção/expansão de significados pelos alunos.
- Literacia matemática: contributos do design de cenários de aprendizagem na formação inicial de professoresPublication . Martins, Sónia; Fernandes, ElsaO domínio da literacia matemática diz respeito à “capacidade de um indiví duo formular, aplicar e interpretar a matemática em contextos diversos. Inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos matemáticos, processos, factos e ferramentas para descrever, explicar e prever fenómenos” (OCDE, 2017, p. 7). Um enquadramento que fundamente a educação matemática numa perspetiva de li teracia matemática, deverá assentar em cenários de aprendizagem que apelem à atividade matemática dos alunos que priorize a construção e utilização do conhe cimento matemático, visando o desenvolvimento de capacidades ligadas à reso lução de problemas, ao raciocínio matemático, às representações matemáticas, à comunicação e às conexões internas e externas da matemática (NCTM, 2007). Nesta comunicação discutir-se-á de que forma o design de cenários de aprendi zagem (Carroll, 1999) na formação inicial de professores, contribui para a criação de ambientes de aprendizagem promotores do desenvolvimento da literacia matemática.
- Aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma história com robotsPublication . Martins, Sónia Matilde Pinto Correia; Fernandes, Elsa Maria dos SantosTomando por base o entendimento de que a aprendizagem matemática é um fenómeno emergente da participação em práticas sociais e que aprender matemática implica a transformação dos alunos e das práticas nas quais estes se envolvem, foi formulado o seguinte problema de investigação: compreender a aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, participando num projeto com robots. O enquadramento teórico da presente investigação assenta em duas teorias da aprendizagem – Teoria da Aprendizagem Situada (baseada nos trabalhos de Lave e Wenger) e Teoria da Atividade (nomeadamente a investigação levada a cabo pela 3.ª geração, instrumentalizada por Engeström). No domínio metodológico o estudo inclui uma componente empírica que envolveu um Cenário de Aprendizagem, desenhado no âmbito do projeto de investigação DROIDE II – Os Robots em Educação Matemática e Informática. O cenário envolveu duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º e 3.º anos de escolaridade) da mesma escola, trabalhando conjuntamente num projeto com robots da Lego Mindstorms. A análise dos dados seguiu um esquema analítico interpretativo, tendo sido portanto utilizadas técnicas e métodos qualitativos. Os resultados do estudo apontam para os contributos do uso de robots enquanto artefactos mediadores da aprendizagem matemática e para o seu papel estruturante na negociação de significados matemáticos pelos alunos. Além da importância assumida pelo robot neste cenário de aprendizagem, as conclusões do estudo apontam para a importância da metodologia de trabalho adotada. O design do cenário de aprendizagem assente na cooperação e interdisciplinaridade que caracterizou o projeto, a formação de grupos de trabalho com alunos de ambas as turmas, o posicionamento das professoras e da equipa de investigadores, a tomada de decisão negociada e o sentido de responsabilidade e responsabilização assumiram-se como motores impulsionadores das tarefas desenvolvidas, sendo sem dúvida aspetos estruturantes na aprendizagem matemática dos alunos.
- Competências do reportório do professor no futuro - Plataformas digitais europeiasPublication . Fernandes, Elsa; Martins, Sónia
- Robots na aprendizagem das STEAMPublication . Martins, Sónia; Fernandes, ElsaNo campo educacional a sigla STEM refere-se a uma abordagem pedagógica onde, de forma interdisciplinar, os alunos mobilizam saberes das Ciências, das Tecnologias, das Engenharias e da Matemática. Apesar da incerteza que o desafio de envolver os alunos em projetos STEM, onde as tecnologias são recursos estruturantes para a aprendizagem, acarreta, esta metodologia é apontada por vários autores como um possível caminho para a preparação dos alunos de hoje para o mercado de trabalho do amanhã. Contudo, formarmos alunos capazes de assumir riscos ponderados, persistentes na resolução de problemas e que abracem o trabalho colaborativo e a criatividade, parece representar um bom caminho para que futuros profissionais possam lidar com a incerteza que o futuro nos reserva. A inclusão das artes (STEAM) nos referidos projetos é apontada como um meio para que os alunos desenvolvam soluções criativas para os problemas e para que estabeleçam conexões entre o conhecimento científico e as artes e humanidades. Neste trabalho apresentamos um projeto com robots, desenvolvido por crianças do 1.º Ciclo, e discutimos, adotando uma perpetiva situada da aprendizagem, o potencial pedagógico da abordagem STEAM adotada.
- Aprendizagem da matemática e desenvolvimento do pensamento computacional?Publication . Fernandes, Elsa; Abreu, Sónia; Lopes, Paula Cristina; Martins, Sónia
- Hands-on mathematics with lego robotsPublication . Martins, S.; Fernandes, E.In the research related in this paper it was designed and implemented a learning scenario, with two primary school classes (40 students), working together with Lego robots (NXT and RCX models). In this paper we intend to discuss and to reflect how the use of robots can contribute to mathematical learning in primary school students and to develop their mathematical competence.
- Por uma educação matemática libertadora no século XXIPublication . Martins, Sónia
- Paulo Freire e a sua pedagogia: crítica, resistência e utopia. No Centenário do seu nascimento (1921-2021)Publication . Camacho, Maria José; Martins, Sónia
- Applets como artefactos de mediação semiótica na formação inicial de professores na Licenciatura em Educação BásicaPublication . Martins, SóniaAssumindo que o reconhecimento do potencial de um determinado artefacto desempenha um papel fundamental na planificação de atividades que contemplem o seu uso,este artigo tem como objetivo caracterizar a prática da utilização de appletsnuma unidade curricular da formação inicial de professores do 1.º ciclo. O principal intuito pautou-se porse compreender em que medida a identificação por parte dos estudantes do potencial semiótico dos appletsusados pode propiciar o uso eficiente destes recursos na planificação de abordagens didáticas, visando a aprendizagem matemática. A metodologia adotada é qualitativa, assente num paradigma metodológico de designresearch, com a participação de 20 estudantes da licenciatura em educação básica e uma investigadora. Os dados foram recolhidos tendo por base as notas de campo produzidas pela investigadora e os relatórios desenvolvidos pelos estudantes, em grupo ou individualmente. Os dados evidenciam que as atividades desenvolvidas permitiram aos futuros professores analisar o potencial semiótico de diferentesapplets, identificando o conhecimento e procedimentos matemáticos produzidos com o seu uso e a influência que a abordagem metodológica e o posicionamento do professor assumem na construção desse conhecimento. Essa análise contribuiu para que os futuros professores perspetivassem as suas próprias abordagens ao uso de applets, equacionando essas duas dimensões: o potencial trazido pelo appletpara a evocação do conhecimento matemático e a relevância da abordagem didática orquestrada para o seu uso.