Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Robots na aprendizagem das STEAM

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Robots na aprendizagem das STEAMElsaFernandes.pdf235.92 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

No campo educacional a sigla STEM refere-se a uma abordagem pedagógica onde, de forma interdisciplinar, os alunos mobilizam saberes das Ciências, das Tecnologias, das Engenharias e da Matemática. Apesar da incerteza que o desafio de envolver os alunos em projetos STEM, onde as tecnologias são recursos estruturantes para a aprendizagem, acarreta, esta metodologia é apontada por vários autores como um possível caminho para a preparação dos alunos de hoje para o mercado de trabalho do amanhã. Contudo, formarmos alunos capazes de assumir riscos ponderados, persistentes na resolução de problemas e que abracem o trabalho colaborativo e a criatividade, parece representar um bom caminho para que futuros profissionais possam lidar com a incerteza que o futuro nos reserva. A inclusão das artes (STEAM) nos referidos projetos é apontada como um meio para que os alunos desenvolvam soluções criativas para os problemas e para que estabeleçam conexões entre o conhecimento científico e as artes e humanidades. Neste trabalho apresentamos um projeto com robots, desenvolvido por crianças do 1.º Ciclo, e discutimos, adotando uma perpetiva situada da aprendizagem, o potencial pedagógico da abordagem STEAM adotada.

Description

Keywords

Ciências Tecnologias Engenharias Artes Matemática Robots Aprendizagem . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia

Citation

Robots na aprendizagem das STEAM / Sónia Martins, Elsa Fernandes. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natalina Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p. 188-202.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação

CC License