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Center for Research in Education

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Environmental culture and education: a new conceptual framework
Publication . Spínola, Hélder
Considering the exacerbation of present ecological crisis and the urgent need to restore natural balance, present paper proposes a new approach for envi ronmental education. Reviewing concepts as “cultures of nature”, “cultural ecology”, “environmental literacy” and “environmental culture”, we recreate the strategies and goals of environmental education and propose a new con ceptual framework to establish environmental educating communities and promote environmental culture. This framework builds on the community itself and is structured in three different sequential stages: driving forces; so ciocultural transformation process; and environmental sustainability. Each stage feeds from its previous, being the first one both an initial trigger but al so the permanent driving forces that feed the all cycle. Driving forces from the first stage are taken from political and social will, which would create mechanism to promote environmental education and best practices. Second stage is a process of sociocultural transformation of the community contexts based on the implementation of environmental best practices and environ mental education programs, which should modulate and be modulated the/by community and its models of organization. Finally, our conceptual frame work advocates that this process will be able to reach the third stage, the en vironmental sustainability, supported by an environmental educating com munity that drives environmental culture, which should also boost the driv ing forces from the first stage, closing the loop. We conclude that, since this is a theoretical approach, it needs now to be validated through its implementa tion and evaluation in a real scenario.
Violência doméstica contra as mulheres na Região Autónoma da Madeira
Publication . Rodrigues, Liliana; Fernandes, Isabel; Fraga, Nuno; Lopes, Sofia
Em Portugal a violência doméstica tem vindo a merecer maior atenção por parte dos poderes políticos, nomeadamente ao nível das políticas públicas que previnem e combatem o fenómeno. No caso da Região Autónoma da Madeira (RAM) têm sido implementadas diversas estratégias, regionais e locais, para dar resposta à violência doméstica que se foca, principalmente, na violência perpetrada contra as mulheres. O presente trabalho pretende compreender de que forma as políticas públicas na RAM são eficazes na prevenção e no combate à violência doméstica contra as mulheres. Também se pretende perceber de que modo essas políticas se configuram como recomendações efetivas para a mudança/melhoria das políticas públicas e o aumento da consciencialização para esta problemática de todos/as os/as intervenientes. A metodologia adotada para a presente investigação é o estudo de caso, tendo-se optado por combinar instrumentos qualitativos, isto é, entrevistas semiestruturadas e inquéritos por questionário e, tendo-se, posteriormente, procedido à análise documental. Neste sentido, foram entrevistadas: 22 pessoas (onze responsáveis dos municípios, seis das estruturas de apoio à vítima, cinco vítimas de violência doméstica) e quatro entidades da Rede Regional Contra a Violência Doméstica. Foram, ainda, analisadas as notícias publicadas, entre 2021 e 2022, num jornal regional, que continham a expressão “violência doméstica”. Este estudo evidencia que, apesar do percurso trilhado e das conquistas alcançadas na RAM, especialmente desde 2009, com o desenho e implementação do I Plano Regional Contra a Violência Doméstica (PRCVD), ainda persiste a necessidade de implementar e/ou melhorar respostas para prevenir e combater a violência doméstica, tanto a nível regional como local. Neste contexto, foram produzidas recomendações dirigidas a vários sectores/entidades, tendo em vista prevenir e combater este flagelo que coloca em causa a dignidade da pessoa humana e a vida em sociedade.
Pobreza no contexto do ensino superior: um estudo exploratório na Universidade da Madeira
Publication . Fraga, Nuno; Fernandes, Isabel; Rodrigues, Liliana; Lopes, Sofia
O direito à Educação, consagrado constitucionalmente, representa um pilar fundamental na sociedade portuguesa. Em específico, o acesso ao ensino superior é amplamente reconhecido como um catalisador para o desenvolvimento individual e societal. No entanto, as barreiras socioeconómicas podem comprometer a concretização desse potencial, especialmente numa época em que persiste uma crescente inflação e aumento do custo de vida. Adicionalmente, é importante notar que a Região Autónoma da Madeira apresentou, em 2021, o mais elevado nível de risco de pobreza ou exclusão social (28,9%). Neste contexto, surge a necessidade premente de compreender a relação entre as dificuldades financeiras dos/as estudantes e o abandono do ensino superior. O presente trabalho pretende caracterizar e compreender as razões/os factores que conduzem os/as estudantes, na Universidade da Madeira, a abandonarem o ensino superior, dando enfoque às razões/aos factores socioeconómicos. Também, se pretende entender de que modo as políticas públicas nacionais, regionais e locais são eficazes para a sua prevenção e combate, de modo a produzir recomendações para que haja uma mudança/melhoria das políticas públicas e um aumento da conscientização para esta problemática, por parte de todos/as os/as intervenientes. A metodologia adotada para a presente investigação é o estudo de caso qualitativo, tendo-se optado pela realização de entrevistas semiestruturadas. Neste sentido, foram entrevistadas treze pessoas (quatro profissionais e nove estudantes da Universidade da Madeira) e, posteriormente, procedeu-se à respetiva análise de conteúdo das narrativas recolhidas. Este estudo evidencia que, apesar dos esforços em facultar bolsas de apoio e outras formas de auxílio, a nível nacional, regional, local e até da própria instituição académica e do sector privado, ainda subsiste a necessidade de implementar e/ou aprimorar respostas para prevenir e combater o abandono no ensino superior, na região. Neste contexto, foram formuladas recomendações dirigidas a vários sectores/entidades, tendo em vista promover a equidade de oportunidades no acesso e na conclusão do ensino superior e a minimizar as barreiras financeiras, que podem limitar o potencial educativo dos/as estudantes na Região Autónoma da Madeira.
O papel do Erasmus+ na promoção e no desenvolvimento direitos humanos
Publication . Pereira, Bárbara; Rodrigues, Liliana
Os projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Erasmus+ levaram-nos a apresentar uma análise preliminar de um conjunto de dados emanados da análise documental, recolhidos da legislação europeia, nomeadamente, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (UE) e Carta do Conselho da Europa sobre a Educação para a Cidadania Democrática e a Educação para os Direitos Humanos, além dos guias orientadores da Comissão Europeia para o Programa Erasmus+. Esta análise, parte de um trabalho doutoral, é consequência de um estudo de caso numa escola básica da RAM (Região Autónoma da Madeira), que está a ser desenvolvido em Currículo e Inovação Pedagógica, e cujo título é “O Programa Erasmus+ no ensino regular: uma possibilidade de rutura curricular”. Assim, pretendemos, num sentido mais alargado, como objetivo geral, analisar as dinâmicas dos projetos escolares desenvolvidos, no âmbito deste Programa, e o seu impacto numa perspetiva de inovação e de rutura do currículo. Tratando-se de um programa de mobilidade educativa entre os Estados Membros da UE, mas aberto a países terceiros, o Erasmus+ é uma forma de desenvolvimento e de partilha da identidade europeia e é, claramente, uma das políticas europeias mais bem conseguidas, segundo os decisores políticos europeus. Por aqui, pretendemos saber em que medida esta é uma estratégia adaptativa que influencia identidades e de que forma reflete o acesso a mais oportunidades educativas. Mais queremos saber, se a dimensão europeia da educação está patente na formação dos jovens deste estudo caso, numa escola básica da RAM. Por enquanto, neste artigo, como um dos objetivos específicos, iremos construir o debate sobre o papel do Erasmus+ na promoção dos Direitos Humanos (DH). Essa promoção leva-nos a pensar o conceito de mobilidade. Isto é, a mobilidade do Erasmus+ é muito mais que uma experiência física. É uma mobilidade existencial porque é determinante na construção de uma identidade, enquanto cidadãos da Europa num contexto de globalização. Esta mobilidade existencial representa a esperança no nosso futuro como cidadãos do mundo e permite aprender a Europa como ela quer e deve ser. Dada a dimensão de partilha, cooperação e de exemplaridade humanista que caracteriza o Programa Erasmus+ iremos abordar o contributo deste programa para a quebra de hegemonias identitárias e conservadorismos sectários que contradizem o espírito europeu, isto é, a defesa das políticas educativas europeias que buscam recuperar a visão da Educação como possibilidade de liberdade e de dignidade humanas. Em síntese, Educação como defesa dos DH.

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Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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6817 - DCRRNI ID

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UIDB/04083/2020

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