Repository logo
 
Publication

Robots na aprendizagem das STEAM

dc.contributor.authorMartins, Sónia
dc.contributor.authorFernandes, Elsa
dc.date.accessioned2020-06-18T09:45:48Z
dc.date.available2020-06-18T09:45:48Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNo campo educacional a sigla STEM refere-se a uma abordagem pedagógica onde, de forma interdisciplinar, os alunos mobilizam saberes das Ciências, das Tecnologias, das Engenharias e da Matemática. Apesar da incerteza que o desafio de envolver os alunos em projetos STEM, onde as tecnologias são recursos estruturantes para a aprendizagem, acarreta, esta metodologia é apontada por vários autores como um possível caminho para a preparação dos alunos de hoje para o mercado de trabalho do amanhã. Contudo, formarmos alunos capazes de assumir riscos ponderados, persistentes na resolução de problemas e que abracem o trabalho colaborativo e a criatividade, parece representar um bom caminho para que futuros profissionais possam lidar com a incerteza que o futuro nos reserva. A inclusão das artes (STEAM) nos referidos projetos é apontada como um meio para que os alunos desenvolvam soluções criativas para os problemas e para que estabeleçam conexões entre o conhecimento científico e as artes e humanidades. Neste trabalho apresentamos um projeto com robots, desenvolvido por crianças do 1.º Ciclo, e discutimos, adotando uma perpetiva situada da aprendizagem, o potencial pedagógico da abordagem STEAM adotada.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRobots na aprendizagem das STEAM / Sónia Martins, Elsa Fernandes. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natalina Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p. 188-202.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2813
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeira, Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCiênciaspt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjectEngenhariaspt_PT
dc.subjectArtespt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectRobotspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleRobots na aprendizagem das STEAMpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage202pt_PT
oaire.citation.startPage188pt_PT
oaire.citation.titleEducação, artes, cultura: discursos e práticaspt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameMartins
person.familyNameFernandes
person.givenNameSónia
person.givenNameElsa
person.identifier.ciencia-id9611-2AAE-F51C
person.identifier.ciencia-idD614-35E0-4AFA
person.identifier.orcid0000-0001-8336-4165
person.identifier.orcid0000-0002-9867-6230
person.identifier.scopus-author-id55441570100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication1008478e-81e1-48fa-9d3f-f292ef1304e9
relation.isAuthorOfPublicationdb31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydb31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Robots na aprendizagem das STEAMElsaFernandes.pdf
Size:
235.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format