dc.contributor.author | Martins, Sónia | |
dc.contributor.author | Fernandes, Elsa | |
dc.date.accessioned | 2020-06-18T09:45:48Z | |
dc.date.available | 2020-06-18T09:45:48Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | No campo educacional a sigla STEM refere-se a uma abordagem pedagógica onde, de forma interdisciplinar, os alunos mobilizam saberes das Ciências, das Tecnologias, das Engenharias e da Matemática. Apesar da incerteza que o desafio de envolver os alunos em projetos STEM, onde as tecnologias são recursos estruturantes para a aprendizagem, acarreta, esta metodologia é apontada por vários autores como um possível caminho para a preparação dos alunos de hoje para o mercado de trabalho do amanhã. Contudo, formarmos alunos capazes de assumir riscos ponderados, persistentes na resolução de problemas e que abracem o trabalho colaborativo e a criatividade, parece representar um bom caminho para que futuros profissionais possam lidar com a incerteza que o futuro nos reserva. A inclusão das artes (STEAM) nos referidos projetos é apontada como um meio para que os alunos desenvolvam soluções criativas para os problemas e para que estabeleçam conexões entre o conhecimento científico e as artes e humanidades. Neste trabalho apresentamos um projeto com robots, desenvolvido por crianças do 1.º Ciclo, e discutimos, adotando uma perpetiva situada da aprendizagem, o potencial pedagógico da abordagem STEAM adotada. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Robots na aprendizagem das STEAM / Sónia Martins, Elsa Fernandes. - In: Educação, artes, cultura: discursos e práticas / org. Ana Cristina Duarte, Natalina Cristóvão. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2020. - ISBN 978-989-54390-3-4. - p. 188-202. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/2813 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação | pt_PT |
dc.relation | Center for Research in Education | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ciências | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias | pt_PT |
dc.subject | Engenharias | pt_PT |
dc.subject | Artes | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Robots | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
dc.title | Robots na aprendizagem das STEAM | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Center for Research in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal, Madeira (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 202 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 188 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educação, artes, cultura: discursos e práticas | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Martins | |
person.familyName | Fernandes | |
person.givenName | Sónia | |
person.givenName | Elsa | |
person.identifier.ciencia-id | 9611-2AAE-F51C | |
person.identifier.ciencia-id | D614-35E0-4AFA | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8336-4165 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9867-6230 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55441570100 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 1008478e-81e1-48fa-9d3f-f292ef1304e9 | |
relation.isAuthorOfPublication | db31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | db31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae | |
relation.isProjectOfPublication | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Robots na aprendizagem das STEAMElsaFernandes.pdf
- Size:
- 235.92 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format