Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões.
In this paper it will be partly related a research which aim is to contribute to the analyses of school mathematics activity in the classroom, when they work cooperativelly. The focus of the paper is to understand the way students appropriate cultural artefacts of school mathematics. In the first part of the paper it will be presented some theoretical ideas, then the methodological approach and finally the results and conclusions of the study.

Description

Keywords

Aprendizagem Interacções sociais Trabalho cooperativo Artefactos Recursos estruturantes Matemática Learning Social interactions Cooperative work Artifacts Structuring resources Mathematics . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia

Citation

Fernandes, E. (2000). Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar . Quadrante, 9(1), 49–86. https://doi.org/10.48489/quadrante.22726

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática

Altmetrics