Repository logo
 
Publication

Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar

dc.contributor.authorFernandes, Elsa
dc.date.accessioned2023-02-06T12:06:33Z
dc.date.available2023-02-06T12:06:33Z
dc.date.issued2000
dc.description.abstractNeste artigo relata-se parcialmente uma investigação desenvolvida com o objectivo de contribuir para o conhecimento das características da actividade matemática escolar dos alunos, na sala de aula, com referência a actividades específicas desenvolvidas com o apoio do professor, nomeadamente no trabalho cooperativo. O foco do artigo é compreender o modo como os alunos se apropriam de artefactos culturais da Matemática escolar. Numa primeira parte do mesmo são apresentadas algumas ideias teóricas que serviram de suporte ao estudo, depois apresenta-se a opção metodológica adoptada e finalmente os resultados e conclusões.pt_PT
dc.description.abstractIn this paper it will be partly related a research which aim is to contribute to the analyses of school mathematics activity in the classroom, when they work cooperativelly. The focus of the paper is to understand the way students appropriate cultural artefacts of school mathematics. In the first part of the paper it will be presented some theoretical ideas, then the methodological approach and finally the results and conclusions of the study.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFernandes, E. (2000). Fazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolar . Quadrante, 9(1), 49–86. https://doi.org/10.48489/quadrante.22726pt_PT
dc.identifier.doi10.48489/quadrante.22726pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5000
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectInteracções sociaispt_PT
dc.subjectTrabalho cooperativopt_PT
dc.subjectArtefactospt_PT
dc.subjectRecursos estruturantespt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectSocial interactionspt_PT
dc.subjectCooperative workpt_PT
dc.subjectArtifactspt_PT
dc.subjectStructuring resourcespt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleFazer matemática compreendendo e compreender matemática fazendo: a apropriação de artefactos da Matemática escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage86pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage49pt_PT
oaire.citation.titleQuadrante: Revista de Investigação em Educação Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
person.familyNameFernandes
person.givenNameElsa
person.identifier.ciencia-idD614-35E0-4AFA
person.identifier.orcid0000-0002-9867-6230
person.identifier.scopus-author-id55441570100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationdb31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydb31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Fazer Matemática compreendendo e compreender Matemática fazendo.pdf
Size:
418.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: