Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel da investigação no desenvolvimento da literacia pedagógica dos professores: a modelação 3D como ferramenta

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Em contexto de mudança na sociedade e na escola, motivada pelos avanços tec nológicos, a literacia pedagógica é uma importante ferramenta para o desenvolvi mento da prática pedagógico dos professores da atualidade. ‘A literacia pedagógi ca é um conceito reflexivo no qual a leitura e a escrita (através de um modelo de transformação do conhecimento) sobre o conteúdo pedagógico são o meio essen cial através do qual o raciocínio pedagógico do professor se desenvolve’ (Maclellan, 2008). Apoiadas por teorias sociais de aprendizagem, nesta comunicação, analisa remos a nossa prática enquanto formadoras num projeto de formação continua de professores, que visa a transformação das práticas dos professores em formação através da inclusão de tecnologias digitais e de metodologias de trabalho alterna tivas nas mesmas. Analisaremos cenários de aprendizagem, com utilização da mo delação 3D, construídos pelos professores em formação para ilustrar a importância da investigação da construção da literacia pedagógica (onde se inclui também a literacia digital) dos professores em formação.
In the context of changes in society and school, motivated by technological ad vances, pedagogical literacy is an important tool for the development of pedagogical practice of today’s teachers. ‘Pedagogical literacy is a reflective concept in which read ing and writing (through a model of knowledge transformation) on pedagogical con tent, are the essential means through which the pedagogical reasoning of the teacher develops’ (Maclellan, 2008). Supported by social theories of learning, in this communication we will analyse our practice as trainers in an in-service teachers’ train ing project, which aims at transforming the practices of teachers in training through the inclusion of digital technologies and alternative working methodologies. We will analyse learning scenarios, using 3D modelling, built by trainee teachers to illustrate the importance of research in the construction of pedagogical literacy (which also includes digital literacy) of trainee teachers.

Description

Keywords

Aprendizagem Formação continua de professores Literacia pedagógica Modelação 3D Learning In-service teachers’ training Pedagogical literacy 3D modeling . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira

CC License

Altmetrics