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- Robots to learn statistics and citizenshipPublication . Lopes, P. C.; Fernandes, E.In this paper we report a small part of a broader study that is being carried out under the first author PhD, whose goal is to understand how the use of technologies, specially robots, helps students to develop statistical literacy, reasoning and thinking and their ability to problem-solving, producing meaning and enhancing learning. We assume as phenomenon under study - learning (of statistics and citizenship). In this paper we will analyse how learning of statistics and citizenship occurred throughout the search of the winner of a robot race.
- O papel da investigação no desenvolvimento da literacia pedagógica dos professores: a modelação 3D como ferramentaPublication . Fernandes, Elsa; Lopes, Paula Cristina; Abreu, SóniaEm contexto de mudança na sociedade e na escola, motivada pelos avanços tec nológicos, a literacia pedagógica é uma importante ferramenta para o desenvolvi mento da prática pedagógico dos professores da atualidade. ‘A literacia pedagógi ca é um conceito reflexivo no qual a leitura e a escrita (através de um modelo de transformação do conhecimento) sobre o conteúdo pedagógico são o meio essen cial através do qual o raciocínio pedagógico do professor se desenvolve’ (Maclellan, 2008). Apoiadas por teorias sociais de aprendizagem, nesta comunicação, analisa remos a nossa prática enquanto formadoras num projeto de formação continua de professores, que visa a transformação das práticas dos professores em formação através da inclusão de tecnologias digitais e de metodologias de trabalho alterna tivas nas mesmas. Analisaremos cenários de aprendizagem, com utilização da mo delação 3D, construídos pelos professores em formação para ilustrar a importância da investigação da construção da literacia pedagógica (onde se inclui também a literacia digital) dos professores em formação.
- Aprendizagem da matemática e desenvolvimento do pensamento computacional?Publication . Fernandes, Elsa; Abreu, Sónia; Lopes, Paula Cristina; Martins, Sónia
- Literacia, raciocínio e pensamento estatístico com robotsPublication . Lopes, Paula Cristina; Fernandes, ElsaNeste artigo relatamos parte de um estudo mais lato cujo objetivo é compreender de que for ma o uso de tecnologias, nomeadamente robots, contribui para que os alunos desenvolvam literacia, pensamento e raciocínio estatístico e a sua capacidade de resolução de problemas, produzindo significa do e incrementando a aprendizagem. Assumimos como fenómeno em estudo a aprendizagem da Esta tística, tendo por base o desenvolvimento da literacia, do raciocínio e do pensamento estatístico. Nesta investigação de natureza qualitativa, a observação participante foi uma estratégia central na recolha dos dados, possibilitando um contacto estreito e pessoal com os alunos. Discutimos e analisamos como é que a aprendizagem ocorreu nas aulas de matemática em que alunos de 8.º ano, de uma escola básica do Funchal, juntamente com a professora e a investigadora participante na recolha dos dados, organizaram e realizaram corridas com robots. Foi importante prover um contexto relevante, a corrida com robots, para promover nos alunos conhecimento e consciência sobre os dados estatísticos a tratar. Assim, reco nheceram o contexto em que estes foram recolhidos e a finalidade do seu uso. Foram capazes de racioci nar com as ideias e com os conceitos estatísticos, dando sentido às informações estatísticas.
- Um cenário de aprendizagem com robots para desenvolver competência estatísticaPublication . Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa
- Construções dos números reaisPublication . Lopes, Paula Cristina ReisNeste trabalho estudamos várias construções do sistema dos números reais. Antes porém, começamos por abordar a evolução do conceito de número, destacando três diferentes aspectos da evolução do conceito de número real. Relacionado com este tema, dedicamos dois capítulos, deste trabalho, à apresentação das teorias que consideramos assumir maior importância, nomeadamente: a construção do sistema dos números reais por cortes na recta ou secções no conjunto dos números racionais, avançada por Dedekind, e a construção do número real como classe de equivalência de sucessões fundamentais de números racionais, ideia protagonizada por Cantor. Posteriormente, e de uma forma mais sintetizada do que nas anteriores, apresentamos outras construções, onde procuramos clarificar a ideia fundamental subjacente ao conceito de número real. Finalmente utilizamos o método axiomático com o intuito de mostrar a unicidade do sistema dos números reais, isto é, concluir finalmente que existe um corpo completo e ordenado, e apenas um a menos de um isomorfismo, do conjunto dos números reais.
- Robots para a construção de significados estatísticos e para a reconstrução de foregroundsPublication . Lopes, Paula Cristina; Fernandes, ElsaPara Skovsmose qualquer pessoa transporta consigo o seu background e foreground que influenciam o que quer ser e em que ações se quer envolver. Deles emergem as razões e intenções para dedicar-se (ou não) à aprendizagem. Muitos alunos veem na Escola poucas oportunidades para aprender o que, realmente, lhes interessa. Lá vivem poucas experiências significativas e acabam por construir foregrounds arruinados relativamente a ela. Nesta publicação trazemos à discussão as perspetivas futuras dos alunos e as origens culturais que moldam as suas vidas a fim de discutir como estas podem potenciar ou inibir a aprendizagem. Para ilustrar a discussão trazemos dados provenientes do Cenário de Aprendizagem: "Uma corrida com Robots". Pretendemos discutir o papel dos Robots na aprendizagem e o seu efeito na reconstrução de foregrounds dos alunos relativamente à aprendizagem da matemática.
- Uma corrida de robots na aula de matemáticaPublication . Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa Maria dos SantosEste artigo refere-se a uma pequena parte de um estudo que está a ser realizado no âmbito das atividades do projeto DROIDE II3 – Os Robots na Educação Matemática e Informática. Tomou-se como fenómeno em estudo a aprendizagem e definiu-se como problema de investigação compreender de que forma o uso de tecnologias, com especial enfoque nos robots, contribuem para que os alunos desenvolvam a comunicação matemática, o raciocínio matemático e a sua capacidade de resolução de problemas, produzindo significado e incrementando a aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos. Com este pressuposto e seguindo uma metodologia de trabalho de projeto, construiu-se e programou-se, numa turma de 8.º ano de escolaridade, um cenário de aprendizagem no qual os alunos trabalharam conjuntamente com robots para aprender estatística. O enquadramento teórico adotado assenta em ideias da perspetiva situada da aprendizagem sendo atribuída particular relevância à prática (WENGER, 1998) matemática escolar que ocorre quando os alunos aprendem matemática (e não só) com robots. A metodologia adotada foi de carácter qualitativo e a observação participante foi uma estratégia central na recolha de dados. Os dados analisados elucidam como é que os alunos, engajando-se na prática, aprenderam Estatística com robots.
- A construção de um parque eólico: potencialidades e desafios na formação de professoresPublication . Fernandes, Elsa; Lopes, Paula Cristina; Abreu, SóniaEm tempos de mudança é importante introduzir tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas alteram a natureza do trabalho que se realiza na sala de aula. Ao fazê-lo, colocamos em interação e trazemos à discussão três componentes importantes: o conteúdo curricular, o método pedagógico adotado e a competência a nível tecnológico e, dessa forma, integramos a tecnologia a três níveis – o teórico, o pedagógico e o metodológico (Mishra & Koehler, 2006). Apoiadas no modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) - Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK) bem como nos princípios da Educação Crítica de Paulo Freire, trazemos à discussão uma prática de formação de professores que tem como foco a transformação de práticas dos professores em formação, através da inclusão de tecnologias digitais e de metodologias de trabalho nas quais o diálogo é fundamental para que o aluno/formando tenha um papel ativo e crítico na sua aprendizagem. Analisaremos a implementação de um cenário de aprendizagem que tem como foco a construção de um parque eólico, com utilização da modelação 3D, no sentido de analisar as potencialidades e desafios deste tipo de trabalho no processo de ensino-aprendizagem.
- Aprender matemática com recurso a tecnologias: robots na sala de aulaPublication . Lopes, Paula Cristina Reis; Fernandes, Elsa Maria dos SantosOs Robots têm vindo a afirmar-se, nos últimos anos, como uma ferramenta pedagógica extremamente útil. Contudo, são poucos os estudos acerca da sua usabilidade nas salas de aula de Matemática, no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta investigação pretendemos compreender de que forma o uso de tecnologias, com especial enfoque nos Robots, contribui para que os alunos desenvolvam a literacia, o pensamento e o raciocínio estatístico, produzindo significado e fomentando a aprendizagem da Estatística e a aprendizagem da Cidadania. Assumimos como fenómeno em estudo a Aprendizagem da Estatística e da Cidadania e utilizamos como quadro teórico da investigação a Educação Matemática Crítica e a Educação Estatística. Esta investigação inclui uma componente empírica – Design e Implementação de um Cenário de Aprendizagem: Uma Corrida com Robots – que serviu de suporte à recolha de dados, numa sala de aula de Matemática, numa turma de 8.º ano, de uma Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, localizada na periferia do Funchal. Discutimos e analisamos como é que a aprendizagem ocorreu nas aulas de Matemática em que alunos, juntamente com a professora e connosco, organizaram e realizaram Corridas com Robots e definiram o vencedor das mesmas. Nesta investigação de natureza qualitativa, a observação participante foi uma estratégia central na recolha dos dados, possibilitando um contacto estreito e pessoal com os alunos. A análise dos dados seguiu um esquema analítico de natureza interpretativa. Os resultados deste estudo apontam que foi importante prover um contexto relevante, as Corridas com Robots, para nos alunos emergirem intenções-de-aprendizagem e com elas agirem e refletirem de modo a construírem conhecimento e consciência sobre os dados estatísticos a tratar. Desta forma, reconheceram o contexto em que os dados foram recolhidos e a finalidade do seu uso. Foram capazes de raciocinar com as ideias e com os conceitos estatísticos, dando sentido às informações estatísticas. Nesse processo, aprenderam Estatística e a atuar de uma forma refletida e crítica, isto é, aprenderam Cidadania.