Repository logo
 
Publication

O papel da investigação no desenvolvimento da literacia pedagógica dos professores: a modelação 3D como ferramenta

dc.contributor.authorFernandes, Elsa
dc.contributor.authorLopes, Paula Cristina
dc.contributor.authorAbreu, Sónia
dc.date.accessioned2021-04-06T10:29:15Z
dc.date.available2021-04-06T10:29:15Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEm contexto de mudança na sociedade e na escola, motivada pelos avanços tec nológicos, a literacia pedagógica é uma importante ferramenta para o desenvolvi mento da prática pedagógico dos professores da atualidade. ‘A literacia pedagógi ca é um conceito reflexivo no qual a leitura e a escrita (através de um modelo de transformação do conhecimento) sobre o conteúdo pedagógico são o meio essen cial através do qual o raciocínio pedagógico do professor se desenvolve’ (Maclellan, 2008). Apoiadas por teorias sociais de aprendizagem, nesta comunicação, analisa remos a nossa prática enquanto formadoras num projeto de formação continua de professores, que visa a transformação das práticas dos professores em formação através da inclusão de tecnologias digitais e de metodologias de trabalho alterna tivas nas mesmas. Analisaremos cenários de aprendizagem, com utilização da mo delação 3D, construídos pelos professores em formação para ilustrar a importância da investigação da construção da literacia pedagógica (onde se inclui também a literacia digital) dos professores em formação.pt_PT
dc.description.abstractIn the context of changes in society and school, motivated by technological ad vances, pedagogical literacy is an important tool for the development of pedagogical practice of today’s teachers. ‘Pedagogical literacy is a reflective concept in which read ing and writing (through a model of knowledge transformation) on pedagogical con tent, are the essential means through which the pedagogical reasoning of the teacher develops’ (Maclellan, 2008). Supported by social theories of learning, in this communication we will analyse our practice as trainers in an in-service teachers’ train ing project, which aims at transforming the practices of teachers in training through the inclusion of digital technologies and alternative working methodologies. We will analyse learning scenarios, using 3D modelling, built by trainee teachers to illustrate the importance of research in the construction of pedagogical literacy (which also includes digital literacy) of trainee teachers.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2021fernandeslopesabreupt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3242
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeirapt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectFormação continua de professorespt_PT
dc.subjectLiteracia pedagógicapt_PT
dc.subjectModelação 3Dpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectIn-service teachers’ trainingpt_PT
dc.subjectPedagogical literacypt_PT
dc.subject3D modelingpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleO papel da investigação no desenvolvimento da literacia pedagógica dos professores: a modelação 3D como ferramentapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal (Madeira), Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage98pt_PT
oaire.citation.startPage88pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia científica: ensino, aprendizagem e quotidianopt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameFernandes
person.familyNameReis Lopes
person.familyNameTeixeira Faria de Abreu
person.givenNameElsa
person.givenNamePaula Cristina
person.givenNameSónia José
person.identifier.ciencia-idD614-35E0-4AFA
person.identifier.ciencia-idD51A-0E26-9F65
person.identifier.ciencia-id1910-62BA-13EA
person.identifier.orcid0000-0002-9867-6230
person.identifier.scopus-author-id55441570100
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdb31d6f9-837a-4912-b3ac-b8a15272c2ae
relation.isAuthorOfPublication70e52967-d73a-47da-8246-1fc1ce565b93
relation.isAuthorOfPublication33c2f132-9630-4611-b591-e6fc872f432d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery33c2f132-9630-4611-b591-e6fc872f432d
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O papel da investigação no desenvolvimento da literacia pedagógica dos professores.pdf
Size:
310.1 KB
Format:
Adobe Portable Document Format