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Robots como ferramenta pedagógica nos primeiros anos
Publication . Martins, Sónia Matilde Pinto Correia; Fernandes, Elsa Maria dos Santos
O presente artigo descreve e analisa um projeto realizado com duas turmas do 1o ciclo do ensino básico que trabalharam conjuntamente com robots, tomando a aprendizagem como um fenómeno intrinsecamente ligado à participação em comunidades de prática (Lave, 1996; Lave; Wenger, 1991). Pretende-se caracterizar os intervenientes, a metodologia de trabalho implementada, a descrição dos artefactos utilizados (robots e escrita de uma história) e analisar a relação dos intervenientes com os robots, os padrões de participação que se revelaram com esse tipo de trabalho, procurando enfatizar os contributos que decorrem da participação em ambientes sociais digitais para a aprendizagem dos alunos, tais como a participação e a negociação conjunta de significados, a importância dos robots e da história terem sido “construídos” pelos estudantes e a existência de um reportório partilhado e um empreendimento conjunto.
Uma corrida de robots na aula de matemática
Publication . Lopes, Paula Cristina; Fernandes, Elsa Maria dos Santos
Este artigo refere-se a uma pequena parte de um estudo que está a ser realizado
no âmbito das atividades do projeto DROIDE II3
– Os Robots na Educação Matemática
e Informática. Tomou-se como fenómeno em estudo a aprendizagem e definiu-se como
problema de investigação compreender de que forma o uso de tecnologias, com especial
enfoque nos robots, contribuem para que os alunos desenvolvam a comunicação
matemática, o raciocínio matemático e a sua capacidade de resolução de problemas,
produzindo significado e incrementando a aprendizagem de tópicos e conceitos
matemáticos. Com este pressuposto e seguindo uma metodologia de trabalho de projeto,
construiu-se e programou-se, numa turma de 8.º ano de escolaridade, um cenário de
aprendizagem no qual os alunos trabalharam conjuntamente com robots para aprender
estatística. O enquadramento teórico adotado assenta em ideias da perspetiva situada da
aprendizagem sendo atribuída particular relevância à prática (WENGER, 1998)
matemática escolar que ocorre quando os alunos aprendem matemática (e não só) com
robots. A metodologia adotada foi de carácter qualitativo e a observação participante foi
uma estratégia central na recolha de dados. Os dados analisados elucidam como é que
os alunos, engajando-se na prática, aprenderam Estatística com robots.
Robots can’t be at two places at the same time: material agency in mathematics class
Publication . Fernandes, Elsa
This article aims to discuss the role and impact of robots on mathematics learning.
Analysing students’ participation in mathematics classes, when using robots, we
discuss their agency and its role on fostering participation and consequently on the
learning of mathematics.
The emergence of agency in a mathematics class with robots
Publication . Fernandes, Elsa
In this paper we will discuss and analyse students’ participation in a mathematics
class when using robots to think about the mathematical concepts. Our aim is to
highlight the emergence of students’ agency in the interplay with robots and discuss
the role of agency in participation and in the learning of mathematics.
Learning programming with robots: a study on students' participation in a virtual community of practice
Publication . Santos, Elci Alcione; Lopes, Luiz Guerreiro
t Nowadays, students learn from the world through
a variety of physical and virtual spaces. As one of the priorities
of the 21st century is to develop capacities associated with
computational thinking and digital literacy, the use of robots
in the teaching of programming is becoming more and more
usual, since it promotes the development of problem solving,
communication and teamwork skills. The purpose of this
paper is to analyse and discuss the concept of participation in
a virtual community created for the learning of programming
with robots. Based on the situated learning theory and the
underlying concepts of communities of practice, as well as the
effects of technology thereon, we seek a better understanding
of learning in these virtual spaces.
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Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
3599-PPCDT
Funding Award Number
PTDC/CPE-CED/099850/2008