Browsing by Author "Fernandes, Paula Rute Oliveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio pedagógico em educação física realizado na Escola Secundária Jaime MonizPublication . Fernandes, Paula Rute Oliveira; Lopes, Hélder Manuel Arsénio; Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaO presente relatório surge no seguimento do estágio pedagógico desenvolvido no ano letivo 2021/2022 na Escola Secundária Jaime Moniz. Este documento tem a intencionalidade de narrar, fundamentar e principalmente refletir, de forma crítica, as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico. O período principal da prática letiva foi realizado numa turma de secundário, mais concretamente de 11º ano de escolaridade e ao longo de todo o ano letivo. Para além do desenvolvimento dos processos inerentes à lecionação nesta turma, todos os professores estagiários possuíram a oportunidade de lecionar, durante um curto espaço de tempo, um conjunto de aulas a uma turma do 2º ciclo, mais propriamente, uma turma de 5º ano. Na lecionação de toda a prática letiva, foi tido em conta as diretrizes estipuladas no documento das Aprendizagens Essenciais, ajustando assim, quer os conteúdos como também os objetivos aos níveis de proficiência de cada aluno. Em relação às atividades de integração na comunidade escolar, estas consistem na colaboração ou dinamização dos professores estagiários em atividades a desenvolver inerentes ao grupo de disciplina de Educação Física. Houve assim a participação em dois torneios desenvolvidos por professores da escola, um de Voleibol e outro de Futebol. As atividades de integração no meio são outras das linhas programáticas do estágio pedagógico, passando pela caraterização da turma, onde será feito um levantamento de um conjunto de informações sobre os alunos com a finalidade de expor as mesmas no respetivo conselho de turma, como também a atividade de extensão curricular, onde foi desenvolvida uma atividade direcionada para os Jogos Tradicionais. Por fim, em relação às atividades de natureza científico-pedagógicas, estas centraram-se no estudo da sociometria e motivação, realizando uma intervenção no decorrer da lecionação da matéria de ensino de Atividades Rítmicas Expressivas.