Browsing by Author "Ferreira, Joana Raquel Rodrigues"
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- Aspetos sociolinguísticos da exposição a conteúdos digitais brasileiros em crianças com 5 e 8 anos. Estudo de uma amostra de 100 crianças de 10 escolas da Região Autónoma da MadeiraPublication . Ferreira, Joana Raquel Rodrigues; Bazenga, Aline Maria Pinguinha FrançaEsta dissertação, desenvolvida no âmbito do 2º Clico em Linguística: Sociedades e Culturas, tem como principal foco a exposição das crianças a conteúdos digitais brasileiros e os possíveis efeitos que este tipo de contacto exerce a nível linguístico. Pretende-se analisar o conhecimento e uso de expressões linguísticas da variedade do português do Brasil (PB) por crianças que têm uma variedade do português europeu (PE). A análise tem por base uma amostra de crianças madeirenses de 10 escolas públicas e privadas, duas em cada um dos cinco concelhos da Região Autónoma da Madeira (RAM), selecionados (Calheta, Funchal, Santa Cruz, Santana e Porto Santo), com cinco (ensino pré-escolar) e oito anos (3ºano do 1º ciclo do ensino básico). Num total de 100, as crianças são entrevistadas e submetidas a dois testes linguísticos: Teste Nº1- Associação de palavras do PB a imagens e Teste Nº2 – Equivalência Lexical entre palavras do PB e do PE. A pesquisa conta ainda com questionários dirigidos aos encarregados de educação (EE), através dos quais se pretende analisar a relação ou não de fatores de natureza social – nível de escolaridade dos pais e grau de interação da criança com os pais e outros membros do agregado familiar, tipo de escola frequentada (pública ou privada) e localidade (Município) da escola – e o desempenho linguístico demonstrado pelas crianças. Para além destes fatores, são também considerados o sexo (feminino /masculino) e a idade/escolaridade das crianças. Os resultados apontam (i) para a relevância destes fatores de natureza extralinguística e (ii) melhor desempenho da amostra de crianças do terceiro ano, em paralelo com maior autonomia de acesso a dispositivos digitais, maior tempo de exposição de efeitos da exposição das crianças a programas brasileiros do YouTube, conforme maior for a idade da criança, em paralelo com a sua crescente consciência da variação linguística do português. O trabalho contribui, assim, para um melhor conhecimento deste fenómeno sociolinguístico recente, que se traduz pelo uso de palavras e expressões da variedade do PB nas interações de crianças portuguesas, residentes na ilha da Madeira e do Porto Santo.