Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aspetos sociolinguísticos da exposição a conteúdos digitais brasileiros em crianças com 5 e 8 anos. Estudo de uma amostra de 100 crianças de 10 escolas da Região Autónoma da Madeira

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do 2º Clico em Linguística: Sociedades e Culturas, tem como principal foco a exposição das crianças a conteúdos digitais brasileiros e os possíveis efeitos que este tipo de contacto exerce a nível linguístico. Pretende-se analisar o conhecimento e uso de expressões linguísticas da variedade do português do Brasil (PB) por crianças que têm uma variedade do português europeu (PE). A análise tem por base uma amostra de crianças madeirenses de 10 escolas públicas e privadas, duas em cada um dos cinco concelhos da Região Autónoma da Madeira (RAM), selecionados (Calheta, Funchal, Santa Cruz, Santana e Porto Santo), com cinco (ensino pré-escolar) e oito anos (3ºano do 1º ciclo do ensino básico). Num total de 100, as crianças são entrevistadas e submetidas a dois testes linguísticos: Teste Nº1- Associação de palavras do PB a imagens e Teste Nº2 – Equivalência Lexical entre palavras do PB e do PE. A pesquisa conta ainda com questionários dirigidos aos encarregados de educação (EE), através dos quais se pretende analisar a relação ou não de fatores de natureza social – nível de escolaridade dos pais e grau de interação da criança com os pais e outros membros do agregado familiar, tipo de escola frequentada (pública ou privada) e localidade (Município) da escola – e o desempenho linguístico demonstrado pelas crianças. Para além destes fatores, são também considerados o sexo (feminino /masculino) e a idade/escolaridade das crianças. Os resultados apontam (i) para a relevância destes fatores de natureza extralinguística e (ii) melhor desempenho da amostra de crianças do terceiro ano, em paralelo com maior autonomia de acesso a dispositivos digitais, maior tempo de exposição de efeitos da exposição das crianças a programas brasileiros do YouTube, conforme maior for a idade da criança, em paralelo com a sua crescente consciência da variação linguística do português. O trabalho contribui, assim, para um melhor conhecimento deste fenómeno sociolinguístico recente, que se traduz pelo uso de palavras e expressões da variedade do PB nas interações de crianças portuguesas, residentes na ilha da Madeira e do Porto Santo.
This dissertation, developed within the scope of the 2nd Cycle in Linguistics: Societies and Cultures, has as its focus on the exposure of children to Brazilian digital content and the possible effects that this type of contact has at a linguistic level. The aim is to analyse the knowledge and use of linguistic expressions of the Brazilian Portuguese (BP) variety by children who have a variety of European Portuguese (EP). The analysis is based on a sample of Madeiran children from 10 public and private schools, two in each of the five municipalities of the Autonomous Region of Madeira (RAM), selected (Calheta, Funchal, Santa Cruz, Santana and Porto Santo), with five (pre-school education) and eight years (3rd year of the 1st cycle of basic education). A total of 100 children are interviewed and submitted to two linguistic tests: Test No.1 - Association of BP words to images and Test No.2 - Lexical Equivalence between BP and EP words. The research also has questionnaires addressed to the parents, through which it is intended to analyse the correlation or not of factors of a social nature - level of education of the parents and degree of interaction of the child with the parents and other members of the household, family, type of school attended (public or private) and location (Municipality) of the school – and the linguistic performance demonstrated by the children. In addition to these factors, the sex (female/male) and age/education of the children are also considered. The results of this essay point to (i) the relevance of these factors of an extralinguistic nature and (ii) a better performance of the sample of third-year children, in parallel with greater autonomy of access to digital devices, longer exposure time to the effects of children's exposure to Brazilian YouTube programs asthe child grows older, in parallel with their growing awareness of the linguistic variation of Portuguese. This work thus contributes to a better understanding of this recent sociolinguistic phenomenon, which translates into the use of words and expressions from the variety of BP in the interactions of Portuguese children, living on the islands of Madeira and Porto Santo.

Description

Keywords

Exposição a conteúdos digitais brasileiros Crianças (Pré-escolar e 3º ano Ensino Básico) Variedades do português do Brasil e do Português europeu Região Autónoma da Madeira Madeira (Portugal) Desenvolvimento sociolinguístico YouTube Exposure to digital brazilian content Children (Pre-school, 3rd year of the 1st cycle of basic education) Use of brazilian portuguese in european portuguese Sociolinguistics Linguística: Sociedades e Culturas . Faculdade e Artes e Humanidades

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License