Browsing by Author "Figueira, Anita Sofia Pestana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Psicologia, educação e pedagogia: da revisão sistemática da literatura à proposta de um modelo psicoeducativoPublication . Figueira, Anita Sofia Pestana; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasNos últimos anos, investigadores e diversos agentes da área da Psicologia e da Educação, têm-se debruçado sobre a necessidade de avaliar e adaptar o sistema de ensino convencional. Diferentes modelos pedagógicos enfatizam uma educação que vá para além da aquisição de conhecimentos e de capacidades cognitivas dos alunos e que promova todo um desenvolvimento do aluno nas suas múltiplas dimensões. Todavia, devido à dispersão de modelos pedagógicos, torna-se necessário conhecer sob uma perspetiva científica quais os possíveis caminhos a percorrer para que possamos preparar as atuais crianças e jovens para um futuro imprevisível. Com o objetivo de reunir um conhecimento científico mais profundo acerca dos múltiplos fatores psicológicos (de ordem cognitiva, afetiva, motivacional e desenvolvimental) mediadores do processo de ensino-aprendizagem de quatro pedagogias conhecidas, nomeadamente a Educação Positiva, a Pedagogia de Waldorf, o Método Montessori e a Escola da Ponte, utilizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura que contemplou uma amostra final de trinta e um artigos científicos e dissertações publicadas no período entre 2001 e 2017. Após a identificação e interpretação dos fatores psicológicos e psicopedagógicos comuns das diversas pedagogias foi elaborado um Modelo Psicoeducativo que é proposto no fim deste trabalho. Assim, o resultado do presente estudo contribui para a ampliação do entendimento da complexidade do processo de ensino-aprendizagem, suscitando reflexões acerca de como o ensino pode promover condições que favoreçam o potencial dos alunos nas múltiplas dimensões ao longo da escolaridade.