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- Psicologia, educação e pedagogia: da revisão sistemática da literatura à proposta de um modelo psicoeducativoPublication . Figueira, Anita Sofia Pestana; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasNos últimos anos, investigadores e diversos agentes da área da Psicologia e da Educação, têm-se debruçado sobre a necessidade de avaliar e adaptar o sistema de ensino convencional. Diferentes modelos pedagógicos enfatizam uma educação que vá para além da aquisição de conhecimentos e de capacidades cognitivas dos alunos e que promova todo um desenvolvimento do aluno nas suas múltiplas dimensões. Todavia, devido à dispersão de modelos pedagógicos, torna-se necessário conhecer sob uma perspetiva científica quais os possíveis caminhos a percorrer para que possamos preparar as atuais crianças e jovens para um futuro imprevisível. Com o objetivo de reunir um conhecimento científico mais profundo acerca dos múltiplos fatores psicológicos (de ordem cognitiva, afetiva, motivacional e desenvolvimental) mediadores do processo de ensino-aprendizagem de quatro pedagogias conhecidas, nomeadamente a Educação Positiva, a Pedagogia de Waldorf, o Método Montessori e a Escola da Ponte, utilizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura que contemplou uma amostra final de trinta e um artigos científicos e dissertações publicadas no período entre 2001 e 2017. Após a identificação e interpretação dos fatores psicológicos e psicopedagógicos comuns das diversas pedagogias foi elaborado um Modelo Psicoeducativo que é proposto no fim deste trabalho. Assim, o resultado do presente estudo contribui para a ampliação do entendimento da complexidade do processo de ensino-aprendizagem, suscitando reflexões acerca de como o ensino pode promover condições que favoreçam o potencial dos alunos nas múltiplas dimensões ao longo da escolaridade.
- O facebook nos museus da Região Autónoma da Madeira: uma forma de comunicar através da partilha socialPublication . Rodrigues, Telma Freitas; Correia, Pedro Álvaro PereiraAs redes sociais estão a mudar de forma significativa o modo como as pessoas e os museus comunicam. Hoje, o Facebook tem uma presença muito relevante na comunicação destas instituições, visto que este canal permite à disseminação das diversas atividades e programações culturais, com atualizações permanentes, tal como permite um contacto mais próximo com o seu público. Os museus da Região Autónoma da Madeira não são exceção e, por isso, também estão beneficiando desta rede social. Assim, a presente investigação teve como principal objetivo recolher dados teóricos e empíricos sobre o papel do Facebook nos museus madeirenses, a capacidade desta rede em captar novos públicos e aumentar o número de visitantes, bem como identificar tendências e necessidades para proporcionar um conjunto de benefícios que irão satisfazer e melhorar a experiência de visita. Nesta investigação foi utilizada uma metodologia exploratória qualitativa e uma amostra composta por 13 museus da Região Autónoma da Madeira. Foi feito uso de dois modelos de questionários qualitativos, um para os diretores e outro para os visitantes, sendo que a inquisição deu-se com o respetivo questionário servindo de guião para a entrevista. Os dados obtidos nesta investigação indicam que o Facebook é utilizado como um meio complementar aos outros meios de comunicação tradicionais. Estes também indicam que a construção de uma relação duradoura no Facebook conquista visitantes fiéis, melhora a experiência vivida no museu, aumenta a possibilidade de repetir a visita e também aumenta a possibilidade de recomendar essa experiência aos seus familiares, amigos e conhecidos. Verificou-se ainda que o Facebook permite aos museus alcançar resultados profícuos. Posto isto, esta investigação contribuiu para colmatar a falta de estudos na área. No entanto, numa investigação futura seria interessante replicar o estudo utilizando outros métodos de investigação, assim como alargar esta pesquisa a outros espaços culturais.