Browsing by Author "Freitas, Ana Catarina Romão"
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- Relatório de estágio de mestradoPublication . Freitas, Ana Catarina Romão; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO presente trabalho edificou-se como um relatório que visa a ostentação das práticas pedagógicas desenvolvidas nas vertentes de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de formação inicial para a docência. Segmentado em duas partes distintas, ainda que complementares, este relatório enquadra os diversos contextos educativos vivenciados, com o intuito de partilhar e descrever as etapas reflexivas das diversas práticas pedagógicas desenvolvidas. Sustentadas na observação e intervenção, as referidas práticas pedagógicas foram realizadas na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, na Sala dos Cristais, na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Assomada, com a turma do 1.º A, e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré- Escolar da Ladeira, com a turma do 3.º B. De modo a refletir de forma sustentada sobre a prática, tentou-se apoiar a intervenção no contexto educativo através do enquadramento dos principais pressupostos teóricos e metodológicos. Estes foram progressivamente aprofundados e apresentados no presente documento. O docente, enquanto investigador, deve possuir uma atitude emancipatória ao efetivar metodologicamente um projeto de Investigação-Ação. Tendo esta postura em consideração, foram desenvolvidos dois projetos, tanto no contexto de Educação Pré-Escolar com a questão orientadora “Como desenvolver uma educação para a cidadania, através da convivência democrática, no grupo da Sala dos Cristais?”, como no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, orientado pela questão “Como motivar os alunos do 1.º A para a leitura autónoma e em grande grupo?”. Para dar resposta às questões de investigação e respetivas problemáticas, foram delineadas estratégias de intervenção. Assim, este relatório é o culminar da análise da ação educativa, resultante da implementação de estratégias sustentadas na revisão literária, nos objetivos e princípios didáticos inerentes a cada prática e respetivo processo de ensino aprendizagem.