Browsing by Author "Freitas, Deolinda Campos"
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- Sala infantojuvenil da Biblioteca da Madeira: espaço de educação não formal. Contributos para a promoção da autonomia e da interação socialPublication . Freitas, Deolinda Campos; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaEsta investigação inserida no mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica tem como objetivo principal descortinar contextos de aprendizagem num ambiente não formal de aprendizagem, nomeadamente, a sala Infantojuvenil da Biblioteca Pública Regional. Numa visão de natureza sociocultural, a aprendizagem ocorre num contexto social, é partilhada entre os membros de uma comunidade e o conhecimento existe no seio das comunidades onde as pessoas estão inseridas. Esta visão da aprendizagem como um fenómeno situado e construído socialmente representa uma mudança fundamental na forma de analisar a aprendizagem, tendo potencialidades importantes nos modos como é encarada. Ao longo do tempo, foi construída uma perceção empírica sobre as potencialidades do ensino não formal como contributo válido para a educação e formação dos aprendizes. Desta forma, a procura de uma mudança de paradigma poderá comprovar e reforçar a necessidade de alterar os trilhos que a escola tem vindo a delimitar. Ser inovador pressupõe ser reflexivo da sua prática educativa. Assim, surge a necessidade de propor um novo modelo educacional, no qual o aluno seja o principal agente na construção do seu próprio conhecimento. Neste estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, de modo a verificar se as práticas pedagógicas desenvolvidas na Sala Infantojuvenil são consideradas inovadoras e se estimulam a autonomia na construção do conhecimento, o prazer pela descoberta, a iniciativa própria na realização das atividades propostas, a interação com os outros membros, procurando perceber qual o impacto no processo de aprendizagem das crianças que frequentam aquele espaço e participam nas atividades desenvolvidas. Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada, os inquéritos por questionário e a observação participante periférica. Os resultados da investigação apontam para um ambiente com algumas práticas tradicionais, mas que está em constante evolução e apresentando gradualmente práticas inovadoras.