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- Conceção de uma rede de comunicações para deteção de incêndios em zonas de orografia complexa na RAMPublication . Berenguer, Marisa Raquel Fernandes Silva; Nascimento, Alberto de Jesus; Neves, José Carlos FernandesNo âmbito do projeto-piloto “Ações inovadoras para a Prevenção e Gestão de Riscos no Âmbito da Deteção de Incêndios em Zonas de Orografia Complexa na Região Autónoma da Madeira” implementado pelo LREC (Laboratório Regional de Engenharia Civil) e aprovado pelo POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), surge a “Proposta de Conceção de uma Rede Backbone Comum ao SAARAM”. Esta proposta consiste numa extensão da rede de comunicações já existente (SAARAM – Sistema de Alerta de Aluviões da RAM) ligando a Ilha da Madeira de oeste a este (Calheta – Funchal), com centralização da informação no LREC. Dado o historial de incêndios na Madeira em especial na zona da Calheta, e sua orografia particularmente complexa surgiu a necessidade de um sistema de prevenção e deteção precoce de incêndios baseado em câmaras de vigilância para servir de apoio às equipas móveis de combate aos incêndios para tornar este processo mais rápido e eficiente. Foi elaborada uma rede de telecomunicações de Feixes Hertzianos desde o Funchal (LREC) até à Calheta, passando pelo Miradouro do Paredão, Pico Ruivo do Paul e Cabeço da Pedreira, a funcionar à frequência de 5 GHz. Outros pontos foram concebidos para vigiar a zona florestal crítica na Calheta, nomeadamente os pontos situados no Loiral, Pico Gordo, Fonte do Bispo, Pico Alto da Ponta do Pargo e Casa do Elias. Foi também proposta redundância à rede através da ligação desta à já existente através do Miradouro do Paredão e ligação em fibra ótica desde o Pico Ruivo do Paul à zona do Rosário, São Vicente. Aquando da conclusão deste trabalho verificou-se que este sistema era insuficiente para o objetivo pretendido, havendo deficiência na cobertura das câmaras para os vales. Como complemento a este projeto foi proposto a instalação de múltiplos sensores baseado na tecnologia emergente, IoT (Internet of Things).
- Sala infantojuvenil da Biblioteca da Madeira: espaço de educação não formal. Contributos para a promoção da autonomia e da interação socialPublication . Freitas, Deolinda Campos; Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaEsta investigação inserida no mestrado em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica tem como objetivo principal descortinar contextos de aprendizagem num ambiente não formal de aprendizagem, nomeadamente, a sala Infantojuvenil da Biblioteca Pública Regional. Numa visão de natureza sociocultural, a aprendizagem ocorre num contexto social, é partilhada entre os membros de uma comunidade e o conhecimento existe no seio das comunidades onde as pessoas estão inseridas. Esta visão da aprendizagem como um fenómeno situado e construído socialmente representa uma mudança fundamental na forma de analisar a aprendizagem, tendo potencialidades importantes nos modos como é encarada. Ao longo do tempo, foi construída uma perceção empírica sobre as potencialidades do ensino não formal como contributo válido para a educação e formação dos aprendizes. Desta forma, a procura de uma mudança de paradigma poderá comprovar e reforçar a necessidade de alterar os trilhos que a escola tem vindo a delimitar. Ser inovador pressupõe ser reflexivo da sua prática educativa. Assim, surge a necessidade de propor um novo modelo educacional, no qual o aluno seja o principal agente na construção do seu próprio conhecimento. Neste estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, de modo a verificar se as práticas pedagógicas desenvolvidas na Sala Infantojuvenil são consideradas inovadoras e se estimulam a autonomia na construção do conhecimento, o prazer pela descoberta, a iniciativa própria na realização das atividades propostas, a interação com os outros membros, procurando perceber qual o impacto no processo de aprendizagem das crianças que frequentam aquele espaço e participam nas atividades desenvolvidas. Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada, os inquéritos por questionário e a observação participante periférica. Os resultados da investigação apontam para um ambiente com algumas práticas tradicionais, mas que está em constante evolução e apresentando gradualmente práticas inovadoras.