Browsing by Author "Freitas, Lara Constança Oliveira e Castro de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Where’s the finance?: a transmedia storytelling experience to involve young adults in financial literacy topicsPublication . Freitas, Lara Constança Oliveira e Castro de; Dionísio, Mara Sofia Gomes; Campos, Pedro Filipe PereiraA literacia financeira é inegavelmente uma das competências de vida mais críticas para qualquer jovem adulto. Infelizmente, a maioria das estratégias de ensino convencionais não captam a atenção do público e não os motivam suficientemente. É aqui que a transmedia storytelling surge como uma alternativa poderosa, ao tirar partido de múltiplas plataformas de mídia e narrativas envolventes. A transmedia storytelling envolve os alunos de uma forma mais imersiva e interativa, tomando partido de uma ferramenta poderosa como as histórias, porque ajudam os alunos a se relacionarem com o material num nível pessoal e são mais propensos a lembrar e compreender a informação. Esta pesquisa tem como objetivo testar como a transmedia storytelling pode ser aplicada ao campo da educação financeira. Um projeto transmedia "Where’s the Finance?" foi criado com três mídias: um jogo web, um jogo de tabuleiro e uma página de rede social. Foram realizados dois estudos-piloto para avaliar o efeito do projeto na literacia financeira. O primeiro estudo piloto foi para o jogo web com integração da página de rede social e contou com 25 participantes. O segundo estudo piloto testou a transmedia completa, incluindo todos os três componentes, com uma amostra de 4 participantes. Ambos os estudos aplicaram uma abordagem quantitativa e qualitativa que incorporou entrevistas e questionários sobre conhecimento financeiro e medidas de envolvimento. Os resultados do estudo mostraram que os participantes adquiriram conhecimento e os dados qualitativos indicaram que os participantes estavam envolvidos, inspira dos e conectados com a experiência transmedia. As conclusões permitem propor que transmedia storytelling pode tornar-se um instrumento muito eficaz para melhorar a literacia financeira dos jovens adultos.